terça-feira, 4 de junho de 2019

Quando eu penso em IF, meu número é 200mil

Eu vejo varios caras que estão em busca da If na blogosfera falarem que eles têm um número a alcançar, que tal número foi oque eles imaginaram no começo da trajetória deles e etc . 

E eu comecei a analisar isso e pensar qual seria o meu objetivo financeiro que eu considero que deixaria minha vida muito melhor. e quando eu olho os investimentos disponíveis para mim, eu penso em 200mil REAIS.

É Este o dinheiro que eu busco em um primeiro momento


Mas vocês me perguntam , porque Peão? 

Parece ser pouco dinheiro para muitos da blogosfera, até porque pelo o tipo de investimento que a maioria faz, realmente é muito pouco . Mas o fato que 200mil investido em Gado, troca de cheques ou na compra de um caminhão, me renderia no mínimo 3% ao mês, isso falando de gado , no caso do caminhão poderia dar até 7% dependendo do mês . 

Investir aqui já me daria uma boa renda passiva 


Então eu vejo que eu com 200Mil reais em qualquer um desses investimentos eu poderia ter uma boa “ renda passiva” que me daria uma certa qualidade de vida . Porque eu poderia continuar aportando com meu salário e usufruindo oque viesse da renda passiva .

Óbvio que nem tudo são flores para quem tem caminhão ou para quem mexe com gado , tem sim seu trabalho e seus riscos , principalmente o caminhão , até porque ele chegar a dar quase o dobro do gado . Mas acredito que são investimentos tranquilos e rentáveis . 


Esse aqui custa entre 200 a 250k e consegue livrar fácilmente 14k/mês tirando todas as despesas.


Então essa é a minha visão, vejo que se hoje eu tivesse esses 200mil, minha qualidade de vida seria outra , muito provavelmente eu estaria pagando uma parcela de um bom carro , construiria uma boa casa para morar e teria um bom dinheiro para gastar e tudo isso vindo da renda passiva desses investimentos . 

Um dia o peão chega lá.

Óbvio que isso é só um número, mas é a primeira meta financeira que eu planejo alcançar para poder viver melhor . No momento não consigo pensar em ter 1 milhão para “ parar de trabalhar “ até porque já fiz um post sobre isso dizendo que não pretendo parar de trabalhar . Ainda mais agora que tudo vem dando certo para mim no aspecto profissional

Penso sim que quanto mais dinheiro eu tiver, mais qualidade de vida eu poderei ter,seja com coisas materiais ou experiências vividas . Mas oque eu vejo é que enquanto eu não alcançar esses 200mil não poderei ter uma qualidade de vida melhor . 


Abraços, fiquem com Deus . 

46 comentários:

  1. Fala Peão,beleza?
    Caraca 14k limpo com 200k ,250K.
    Muito fácil isso aí.
    É sério isso?
    Vou começar a pesquisar o ramo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara , eu queria realmente fazer um post detalhando todas as receitas e despesas desse tipo de investimento, quando eu falo assim, parece até brincadeira, mas não é, converso com vários donos de carreta/caminhão diariamente e todos me dão os mesmos números.

      Excluir
    2. Cuidado com as informações dos caminhoneiros, eles realmente faturam valores superiores a este mencionado mas esquecem que não e igual ao lucro, muitos somente descontam o gasto do diesel e esquecem que o veiculo tem outros gastos como manutenção, pneu e depreciação, muito parecido com o pessoal que faz uber, quando percebem estão com dividas e não sabem o motivo uma vez que o faturamento é alto( mas o lucro não) .
      E se for para colocar motorista mais dor de cabeça.
      Também quero voltar a ter caminhão mas tem que ter cuidado pois e muita ilusão e o risco é muito alto ( batida, roubo, quebra do veiculo e motorista cupim de ferro).

      Excluir
    3. Então Unknown , é tudo muito relativo, porque existem varios Ramos e bichos dentro dos transportes terrestres . Mas eu posso te afirmar com absoluta certeza que tem cara tirando 10 a 15k livre de pneus e manutenções elétricas e hidráulicas numa média anual . E sim , tem caminhoneiros que soam para tirar 3% do investimento no fim do mês .

      Excluir
  2. Meu primeiro objetivo é o 100k, com minha alocação atual conseguiria entorno de 400 reais mensais pois irei manter 70% em FII e 30% em RF. Alcançada essa meta somente reaplicarei o juros cessarei os aportes.Feito isso quero entrar num consorcio de um Honda FIT zero Km, depois com o carro em mão farei outro pra casa própria.Sei que muitos falarão que não vale a pena que é perca de dinheiro só que por enquanto ainda não me convenceram.Ai sim posso buscar o salario minimo de rendimentos lá pelos 200k.. que é onde na realidade atual consigo me imaginar chegando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você ta certinho soldado, eu também penso igual você. Acredito que o ideal é esse aí, alcançar uma meta financeira, seja ela qual for, e depois disso começar a melhor a qualidade de vida , seja com carro , casa , sociais e etc.

      Excluir
    2. Ah, pelo amor de deus, CONSÓRCIO de carro!

      "perca de dinheiro"... é por isso que brasileiro é chimpa! Até na blogosfera de finanças nego me faz uma burrada dssas!

      Excluir
    3. Imagina se eu falar pro anon que tenho 4 planos de capitalização e todo mês de janeiro recebo eles como meu decimo quarto kkkkk
      Que tenho dois carros pagando documentos que tenho casa própria e imóvel físico alugado ...Realmente sou um chimpa.. quem tá certo são os gurus de youtube.

      Excluir
  3. Fala Peão!

    Um amigo/colega de trabalho, comprou um caminhão de sócio com o irmão mês passado, ele não é esse cana de açúcar não, madeira, esses bi trem ai da foto. O caminhão deles é um bau.

    Eles tem motorista, então o gasto é maior, eles conseguiram tirar 4K limpos para cada. Caminhão, dependendo e sendo esperto, ainda é fonte de dinheiro.

    Já pensei nessa ideia, mas tenho vários projetos em andamento, quem sabe num futuro distante, e também falta verba.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É oque eu estou falando Steynd, esse nicho é um nicho desconhecido pela blogosfera, mas é um nicho que está dando dinheiro ultimamente, soube que anda faltando caminhões nas estradas. Tanto é que o dono da Amaggi acabou de comprar 300 Bi-Trem/Rodo-Trem porque estava com dificuldades de achar freteiros , tem noção disso ?

      E pra você ver como essa área de transportes sempre será promissora, nos EUA , caminhoneiro também ganha muito dinheiro e ninguém fica parado, oque acontece lá é que ninguém quer caminhão , querem só " trabalho de escritório" mas a grana ta em outro canto.

      Excluir
  4. Ufaaaaa

    Enfim um blogueiro mais do meu perfil pra eu ler...

    Gosto de vários aqui na blogosfera, mas é desanimador (por mais que eles tbm tenham começado com pouco) só ler que IF é só com 4 milhões, que hoje em dia 1 milhão já não é nada...Que TSR de 4% e não sei o que só com 4kk pra cima. Foda!

    Taí vc provando que com meros 200k dá pra fazer uma ótima grana mensal. Maior que 99% dos salários de escritório pra andar todo alinhadinho e aguentar chefe com bafo de café barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Top anon , fico feliz que você tenha achado o meu blog, porque realmente o meu estilo é este que você descreveu.

      Sobre os blogueiros da Finansfera, acho que muitos inutilizam demais o dinheiro ,os caras empatam grana demais. Tem vários investimentos por aí com rendimentos de 2 a 5% sem tantos riscos assim, principalmente nessa área de transportes.

      Então na minha opnião, esse negócio que só da para " ter uma if" quando alcançar 1 milhão, é baléla

      Excluir
  5. Se tu manja cai pra dentro! Agora como eu na cidade, engomadinho do asfalto digamos assim, vou criar gado? Não tenho terra nem conhecimento disso, famoso ferro na certa! Pra quem é mais ligado a esse meio rural é um bom investimento. Sobre caminhão depois da greve dos caminhoneiros fico meio receoso quanto a isso, nego ta tirando 10k e ta reclamando???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão anon , não é pra qualquer um , me sinto previlegiado. Sobre os caminhoneiros estarem reclamando e o seguinte

      Eles que reclamam, porque 10k emcima de 200mil é 5% . 10k emcima de 300mil é 3% e por isso varia muito . Então o caminhoneiro fica peidado de fuder o caminhão dele na estrada e ganhar só esta porcentagem do investimento , o mesmo esperava pelo menos 10% como é em países para fora .

      Excluir
  6. Olá, Peão.

    Essa meta que você colocou é boa. Eu também não penso em ter milhões para me declarar IF. Mais ou menos uns 700k é o meu objetivo.

    Investimentos em gado é muito bom se o cara souber trabalhar.
    Não sabia que esse tipo de caminhão aí era tão rentável. Vá em frente e invista nisso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala cowboy . Então cara , acredito que realmente ser interessante ter uma meta a ser alcançada , no começo achei minha meta um pouco com falta de ambição, mas depois vi que tem todo sentido eu querer alcançar ela . Porque alcançando a mesma, posso me dar direito a alguns luxos .

      Sobre o caminhão, este é o meu plano B , o meu plano A, é realmente o Gado, tirar meus 2 a 3% mensal sem muita dor de cabeça .

      Excluir
    2. Qual gado?
      Corte ou leite?
      Vai tirar bezerro? Vai comprar bezerro?
      Tem que gente que compra só vaca. Tem gente que compra só bezerro.

      Vc tem terra ou iria arrendar? Confinado, semi ou solto no pasto?

      Eu sei que gado pode dar dar muito dinheiro.

      Sobre a reclamação dos caminhoneiros. Tem muito mimimi e tem reclamação justificada.

      Entrou muito caminhão na praça e muito peão fez financiamento para comprar caminhão que é quase um avião de tanta tecnologia.

      Aí se tem que pagar financiamento, o frete baixa diante da disputa entre os caminhoneiros e diesel sobe e ARLA sobe. Aí vc quebra o caminhoneiro mesmo.

      Aquela coisa, o cabra não pode querer rodar apenas em SP e no Sul tem que topar norte e centro oeste com as aquelas estradas vicinais horrendas.

      Excluir
  7. Mas qual ramo de transporte consegue obter esse lucro, pois conheço muitos donos de caminhão que transporta grãos, minérios e estão trocando o almoço pela janta, inclusive um primo meu está querendo sair deste ramo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá , oque eu posso adiantar para você é que a minha região é a Centro-Norte que pega desde de Goiás e vai até Roraima, então os numeros que eu tenho, é com base nessa região. O ramo que eu digo os caminhoneiros que eu conheço me apresentam tais numeros é o ramo da Soja , Madeira, Caçamba e Bi-Trem Tanque. Você fala sobre seu primo estar vendendo o almoço para comprar a janta. Mas me diga, qual a lógica de uma pessoa investir de 200 a 500mil em um patrimônio para estar em uma situação assim? algo errado tem aí. E tem mais uma coisa, eu perguntei para um dono de 2 caminhões, o porque de tanta choradeira nesse ramo de fretes e transportes, e ele disse que já virou um hábito dos caras chorarem mesmo, que se for analisar friamente, o lucro é bom.

      E tem outra questão também que complica a situação do cara, que se chama FINANCIAMENTO, que é oque 50% dos caminhoneiros estão morrendo hoje em dia. Financiam um caminhao de 200mil na loja e acabam pagando um de 400, ai fica complicado mesmo dar dinheiro assim.

      Excluir
  8. Ainda que você consiga seus 7% com uma caminhão, isso não é IF amigo, é só um empreendimento. Para você alcançar a IF, você precisa de patrimônio diversificado entre vários tipos de investimentos, pois se um der "zebra", seu portfólio como um todo será pouco afetado. Nunca ouviu falar que não se deve depositar todos os ovos na mesma cesta?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Troll , Seja bem vindo meu nobre.

      Então cara, oque eu quis dizer sobre IF é que com esse valor alcançado eu particularmente me sentiria "independente" porque eu poderia investir em várias coisas que me daria um bom retorno que eu nem teria necessidade de trabalhar mais. Mas lógico que o objetivo não é parar de trabalhar. Só quis demonstrar no post, que com 200 mil você já consegue ter um bom retorno. Vejo que tem nego tendo esse tipo de retorno com 1milhão , what ? então eu entendo oque você quis dizer e está certo, mas vejo IF de outra forma, até porque não pretendo parar de trabalhar

      Excluir
    2. Peão, vc precisa entender a (enorme) diferença entre renda passiva e renda ativa. Parece que isso tá um pouco confuso na sua cabeça.

      Quem tem renda passiva de 7k acima da inflação, oriundos de ivnestimentos em ativos financeiros, está infinitamente melhor que alguém que tira 7k por mês em seus empreendimentos de renda ativa.

      Excluir
    3. Fala concursado. Você tem razão nessa aspecto

      Eu acredito que a única coisa que eu quis trazer no post é o fato de 200k já poder me dar direito a eu ter luxos. Porque oque eu vejo muito é aquela história " IF ou Morte" e o cara sacrifica tudo para alcançar 1milhão pra ganhar 0,5% ao mes . Mas eu realmente não tinha pensado sobre isso que você falou de Renda passiva e renda ativa.

      Excluir
  9. Fala, Peão!

    Sou do time que 200k tá bem longe de garantir uma IF, semi-IF ou até 1/4 de IF kkkk

    As opções que vc apresentou não são renda passiva, sim ativa.

    Ter um caminhão rodando não é essa maravilha toda não. Os custos são fodidos. Dá retorno, sim, mas é preciso ter bala na agulha, bons contatos e, na maior parte dos casos, botar a mão na massa.

    Criar gado é tipo Renda Variável, tem períodos bons, ruins, médios... tbm tem um gasto muito alto com pasto, vacinas, etc. Pode ver pelo relato do Cowboy Investidor que não é essa facilidade toda não.

    Lembre-se, a maioria das pessoas comentam suas vitórias e escondem suas derrotas. Esse pessoal aí que fala que tira sei lá quanto limpo com isso e aquilo... me parece que tão apenas se gabando.

    Empresários que ganham muito dinheiro dificilmente saem falando do ramo, inclusive para evitar atrair concorrência.

    Acho que falta um pouco de malícia pra vc. Não me leve a mal!

    No mais, siga seu plano, não seja afobado nem vislumbrado com "dinheiro fácil"

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhaha então concursado, foi oque falei no texto, 200k é um número que eu penso em alcançar que me traria uma vida melhor, mas enfim , cada é um cada um de fato.

      Sobre caminhão, eu tenho um pouco de convicçaõ nas coisas que disse acima saca ? porque eu tenho contato com vários caras diariamente, e os numeros e matematica não mente, e como eu falei , porque uma pessoa investir 200 a 1milhão em um patrimonio para tirar 2% ao mes ?

      Sobre o gado, acredito que você tenha se equivocado um pouco também. Porque os custos do gado, são fatos realmente, mas é um investimento que pode te dar de 2 a 4% ao mês .

      Mas assim, uma coisa que você acertou em falar é que ambos os investimentos as vezes necessita do dono pegar a mão na massa, além de ter dores de cabeça maiores que o normal. Mas acredito que no meu caso que tenho a oportunidade perto de mim é o melhor investimento que existe.

      Excluir
    2. Então, Peão, sobre gado eu não tenho tanto conhecimento, mas quanto a ter caminhões ou máquinas pesadas rodando eu tenho.

      Tenho um amigo próximo que entrou nessa, tem uns maquinários rodando lá no interior, 2 caminhões (um baú para fretes outro velho pra transportar o trator), um trator de pneu e está vislumbrando comprar uma retroescavadeira de pneu.

      Ele presta serviços de abrir pequenas barragens, derrubar mata, gradear terras, abrir estradas, essas coisas.

      O faturamento é colossal, mas os gastos são igualmente exorbitantes. Ele diz que chegou a faturar 50k em um mês, mas gastou quase 40k com mão de obra, diesel e mautenção (ou seja, no melhor mês da empreitada, ele teve um lucro de aproximadamente 10k).

      Segundo ele, o que está dando muito lucro é abrir poço artesiano (ivnestimento altíssimo, porém).

      200k em patrimônio já é um valor realmente significativo (se eu for contabilizar tudo - carro, ativos financeiros, lote etc.) tenho até um pouco mais que isso. Mas não é suficiente para virar um empresário que tira uma boa grana tranquilamente.

      Abraço!

      Excluir
  10. Uma curiosidade, qual taxa você cobra a.m na troca de cheques?
    Tbm faço trocas, cobro 10% a.m para valores até R$1500, acima disso, cobro 8% a.m.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O juro da praça é 5% por aqui. Mas quem troca só troca cheque de empresas, por isso é mais garantido. Mas cheques pessoais ou empréstimos avulsos é isso mesmo que você falou em qualquer lugar.

      Excluir
    2. Fala Playboy, como está?

      Você diz que cheques de empresas são mais garantidos... Acho que discordo um pouco. Pois se a empresa não te pagar e falir, você dificilmente vai conseguir pegar uma penhora ou algo assim na justiça. Entretanto, se pegar de pessoa física, você consegue fácil na justiça, com o cheque em mãos.

      Em relação a pagar o emprestimo, tudo bem. O cheque da empresa é mais provável que pague mesmo.

      Abraço

      Excluir
    3. Amigo Papa Fox:

      Meu pai já teve que protestar um cheque pessoa física, e na prática, a teoria é outra.

      O rapaz era funcionário público, e disse que não poderia pagar de modo algum. Nem R$50/mês. Valor total do cheque: R$1500

      Na teoria, ele não poderia nem receber heranças, mas a mãe dele morreu, ele até chamou meu para TIRAR O PROTESTO e só DEPOIS ele pagar, meu pai logicamente não aceitou ( se não pagou em anos protestado, pq pagaria DEPOIS de tirar o protesto?

      Não sei como fizeram, mas ele recebeu a herança SEM PAGAR meu pai.

      Minha opinião, hoje é: pegue a garantia ANTES de entregar o dinheiro. É mais garantido.

      Excluir
    4. Com certeza. Em relação a garantia é muito melhor. E quanto a tirar o protesto pra receber, é complicado. Com certeza ele iria dar o calote.

      Em relação à herança, acredito que no processo que seu pai entrou para receber, deveria citar que estava rolando um processo de inventário ao qual o devedor era parte, porque daí o juiz pediria a penhora diretamente no processo da herança/inventário. Infelizmente isso não é "automático".

      Excluir
  11. 200k não dá pra nada
    não acredito nesse post

    para seu desenvolvimento:
    https://www.youtube.com/watch?v=DLHQQHgOSkc

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Tales , então cara , dependendo do estilo de vida que você levar e oque você pensa sobre IF , 200k rendendo 3 a 5% ao mês não da pra nada mesmo não , abraços.

      Excluir
    2. presumindo que dê tudo certo no seu raciocínio, ainda tem um problema: essa estratégia não tem diversificação, o que a torna vulnerável.

      todas os ovos estariam na mesma cesta.

      abs!

      Excluir
    3. Enriquecer e se MANTER rico é uma arte.

      Excluir
  12. Peão, tudo bem contigo?

    Gostaria de te fazer uma pergunta, talvez saiba me responder e ajudar.

    O local onde você reside é aparentemente movido pela agropecuária. Logo, estou terminando meu curso de Agronomia, gostaria de saber, como anda o mercado para profissionais de tal área em sua região?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então anon , oque eu digo para você é o seguinte. O Mercado é até interessante, mas sofre com o mesmo problema que todas as áreas sofrem hoje no Brasil , excesso de formados !! isso é uma realidade.

      Além que o salário de um agronomo nos primeiros anos de carreira, dificilmente passa de 3k. Eu particularmente não faria esse curso, visto o custo que o mesmo tem. Optaria por operador de maquinas agricolas, ou mecanicos das mesmas que chegam a tirar de 4 a 10k mensal.

      Excluir
    2. Falar que ser um peão operador de maquinário pesado é melhor que ser um engenheiro agronomo é até sacanagem.

      Você está muito focado em retornos rápidos. O estudo só dá retorno no médio e longo prazo.

      Um bom engenheiro agrônomo com uns 5 anos de experiência tira 10k só pra assinar um papel, ao contrário do peão que vai precisar se matar de sol a sol pra chegar perto disso.

      Excluir
    3. Na teoria, isso é muito bonito mesmo investidor, mas a realidade que eu observo é outra. Esse negócio de formado ganhando 10k em 5 anos de carreira é para poucos, é para realmente quem gosta da profissão e se dedica pra caramba. Eu acho um pouco ilusório achar que vai ganhar 10k trabalhando 6hrs por dia em um escritório com ar condicionado, respeito sua visão de mundo, mas não concordo.

      Excluir
    4. O Post está atingindo os tons que eu esperava. Oque você propôs vai completamente contra o senso comum.

      É natural essa resistência.

      Siga firme Peão, se der errado, a dor será só sua.

      E o Sucesso, também.

      Excluir
    5. Unknown, o problema é que você tem 1 engenheiro para cada 20 técnicos/mecânicos. É muito mais fácil você ficar desempregado.co. um curso de engenharia do que com o curso técnico....

      Excluir
  13. A questão de custo do curso chega a ser irrelevante, pois estudo em uma Federal.

    Obrigado pela opinião de ambos.

    ResponderExcluir
  14. Fala, meu nobre! Pois é Peão, é interessante analisar e definir as metas pra realidade de cada um. Existem n investimentos melhores que a velha renda fixa e que podem dar retorno melhor que ações. Além disso vai de cada um preferir ficar olhando números em uma tabela ou estar gerenciando um negócio.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  15. Olá peão! quando tiver um tempo poderia detalhar melhor a questão dos retornos dos caminhoneiros? Suspeito que o retorno alto tenha muito a ver com a tabela de frete imposta pelo governo, que pode não durar para sempre. Abs.

    ResponderExcluir
  16. Eu sou servidor público. Tenho um colega no trabalho que o salário dele líquido é na faixa de 14k. O cara tem 37 anos de órgão, 62 de idade. Disse que vai se aposentar antes da reforma da previdência. E vai se aposentar milionário. O cara ficou rico comprando terrenos e construindo casa pra vender na capital e região metropolitana. Começou a mais de 30 anos em sociedade e disse que a mais de 20 faz atua sozinho.
    O cara simplesmente dominou o negócio. Sabe escolher e negociar terrenos, tem contatos com pequenos empreiteiros, casas de materiais de construção, corretores e despachantes de cartórios.
    O cara tem 3 filhos e disse que a cada um deu um apartamento de presente. Mora em bairro nobre e disse que tem um sítio onde quer passar mais tempo quando aposentar.
    Vejo que na blogosfera se prega a renúncia, uma vida frugal, economizando pra aplicar no mercado financeiro. Acho válido e é o caminho que tenho seguido. Mas a verdade é que há diversas formas lícitas de se conseguir rentabilidade extraordinária.
    Esse colega trabalha na mesma sala que eu, conversamos sobre investimentos, ele disse que nunca investiu em ações. Investe somente em aplicações bancárias, CDB, LCI. Que gosta mesmo é de comprar terrenos e construir pra vender, que chega a tirar o dobro ou triplo em alguns investimentos.

    ResponderExcluir