quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

"Meu sonho é aposentar aos 40" Dizia meu pai.

Aos seus 30 anos de idade.

Eu fiz um pequeno comentário sobre o assunto "Aposentadoria Precoce" no blog do Investidor Inglês que achei interessante trazer o assunto para cá, o comentário foi feito especificamente neste post:
https://investidoringles.com/2019/12/aposentar-cedo-nao-e-tao-legal-para-seu-cerebro.html

Eu disse o seguinte:

Acho que muitas pessoas viajam demais com essa busca pela “Fire” “IF”. No meu blog e em diversos outros blogs estou cansado de alertar sobre isso, mas parece que dificilmente alguém me escuta. Mas é sempre bom lembrar
Eu tenho um pai e um tio que alcançaram a IF cedo ( meu pai aos 40 e meu tio aos 45) Ambos apartir desse momento, pararam de trabalhar e começaram a praticar hobbies que gostavam muito, porque ambos não se sentiam realizados em suas profissões e eram empresários de sucesso, mas queriam curtir essa vida dos sonhos que tinham em sua cabeça.
Passou se 1, 2 , 3 anos até o meu pai acordar, no começo foi tudo mil maravilhas, mas logo o tédio começou a atormentar a vida dele, do meu tio não foi muito diferente. A Vida simplesmente não tinha mais sentido, eles não tinha desafios a ser seguidos, eles não estavam gerando valor para outras pessoas no mundo, prestando serviços ou coisas do tipo, o capital deles estava abaixando e já estavam enjoados da cara das mulheres por ficar um bom tempo em casa !
Meu pai e meu tio demorou, mas acordaram desse sonho de “IF” ” Aposentadoria aos 40″ . Hoje ambos descobriram, que o segredo para uma vida Feliz, harmoniosa e de sucesso está no TRABALHO ! Fazer oque gosta, na maioria do seu tempo diário. Sabe oque meu pai faz hoje ? ele tem uma pá carregadeira volvo zero e trabalha 13hrs por dia emcima dela, e não se cansa e no final de semana toma sua Gelada ! Hoje ele nunca esteve tão feliz em sua vida.
Meu pai tem mais dinheiro do que pode gastar, mas mesmo assim trabalha, descobriu um dos segredinhos do sucesso, e mais , hoje ele PRESTA SERVIÇOS, É UTIL A SOCIEDADE ! Faz doaçoes enormes quando pode e desde então só vem prosperando mais e mais.
Fique a Reflexão!

17 comentários:

  1. Também comentei lá nesse post, o segredo de uma vida longa e saudável é manter-se ocupado e sempre aprender coisas novas. Abraços

    ResponderExcluir
  2. A IF é independência financeira, não DEPENDER do emprego.
    Isso não significa que a pessoa tenha que necessariamente não fazer mais nada até a morte.

    Tem muita gente que trabalha principalmente pelo dinheiro, nesses casos a IF pode significar a possibilidade de sair de roda e a partir daí com mais liberdade quem sabe não aparecem mais ideias, não se descobrem mais talentos e por aí vai.

    Acho que a maioria das pessoas entendem o que você disse, mas isso não diminui a importância da IF, até porque muitos que estão nessa busca não se sentem realizados om seus empregos. Portanto uma coisa não anula a outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você em partes! Só que oque eu vejo que a maioria dos "Fire" querem a IF não para partirem para outro trabalho e sim para viver a vida praticando hobbies e acordando 10h da manhã, é oque eu vejo nos comentários por aí. Oque prova a minha teoria é que a maioria tem objetivo de ter 2 a 3milhões de reais rendendo menos de 1% ao mês para se considerar "IF" , isso foi uma pesquisa de um outro blogueiro aí.

      Eai oque acontece, o fulano bota isso na sua cabeça e imagina que depois que tiver essa quantia e receber rendimentos dele será outra vida!! A maioria se abstém de muitas coisas, normalmente não ajudam ninguém, só para economizar! Sei que tem muitos que são equilibrados, mas são excessão.

      Não estou aqui para dizer para ninguém oque deve fazer de sua vida, só acho que muitas pessoas entraram em outra matrix, imaginando que a vida só começa depois que alcançar a IF, sendo que a realidade não se mostra ser dessa forma. O Corey aqui na blogosfera está aí para nos provar isso. Profunda depressão pós IF.

      Então, só digo uma coisa, querem ter liberdade financeira ? OK , mas aproveitem o caminho, e visem oferecer valor ao mundo, seja com produtos ou serviços. E não precisa ter 3milhões para isso!

      Excluir
    2. É difícil fazer uma análise real do que a maioria pensa, já que na realidade não conhecemos ninguém, existem sim os que querem apenas pendurar as chuteiras, mas qualquer um que tiver o mínimo de senso da realidade entende que isso gerará tédio a longo prazo.

      O Corey não parou de trabalhar, portanto não foi a falta de atividade a causa de seus probemas. Ele vem passando por uma série de mudanças, inclusive de país e creio que todo esse contexto colaborou para seus problemas emocionais.
      As vezes as mudanças são apenas a gota no copo que já está cheio.

      Imagino que a maioria dos que pensam em não fazer nada após uma possível IF são pessoas que estão muito distantes da IF e até por isso ficam alimentando esses sonhos, que no fim não passam de sonhos.
      Tem muita mastubação mental por aí. De concurseiros que acham que um bom cargo público é a solução para a vida, de pessoas que acreditam que morando em cidades pequenas viverão numa espécie de outra dimensão, onde tudo é mais bonito e agradável.
      Da riqueza, de relacionamentos etc etc. Praticamente tudo em nossa vida pode ser considerado ou virar uma matrix, nem você, nem eu e creio que a esmagora maioria das pessoas não tem como viver à parte disso.
      A questão é ter noção da realidade e autoconhecimento para saber lidar e equilibrar as coisas.

      Excluir
  3. O negocio é ter equilibro, nem morrer de trabalhar nem ficar sem trabalho, as pessoas são mt extremistas hoje em dia.

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo, o problema de parar de trabalhar ao 40 reside no fato de que durante pelo menos 25 anos a rotina deles foi de trabalho, ou seja, o hábito ficou gravado na mente deles de forma fixa, diferente de alguém que sempre curtiu uma vida de bon vivant e que nunca trabalhou, veja que nos casos dos bon vivants, herdeiros, eles nunca conseguem trabalhar pela falta do hábito.

    Ou seja, quem sempre trabalhou, vai ter dificuldade em se adaptar se resolver parar com tudo aos 40 ou 50, o hábito já faz parte do código genético, sem contar com o pensamento coletivo de ver todos os amigos e colegas trabalhando enquanto você não faz nada, o sentimento de culpa começa a bater, bem como os movimentos espelhos para se inserir no grupo e na sociedade, o fato de não querer ser diferente, aliado com o hábito adquirido, faz com que você não consiga desfrutar de uma forma correta a sua aposentadoria aos 40.

    Para que você não sinta falta da rotina, é necessário ir preparando o psicológico, no mínimo uns 5 anos antes, a desaceleração gradativa previne a recaída.

    É como penso.

    Tiozão do churrasco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em partes Tiozão. Na minha visão , o TRABALHO , o SACRIFICIO em prol de uma recompensa em si, foi um dos segredos que Deus deixou para nós. Você citou os Playboy, mas normalmente esses caras não tem vidas interessantes, a maioria vai para o lado dos vicios, eles recebem dinheiro sem trabalhar e acabam não sabendo utilizar o mesmo.

      Então eu tenho pra mim, que Deus AMA o TRABALHO, tudo que dá trabalho tem recompensas. Quer ter um corpo bonito ? TRABALHE , quer subir na vida ? TRABALHE ! E é interessante notar que cada ser humano tem um Dom diferente e ama fazer trabalhos diferentes. O Problema está quando o cara trabalha naquilo que ele sabe que não é pra ele, e almeja alcançar a IF para se livrar do trabalho logo.

      Sendo que você não precisa de 3Mi no tesouro direto para isso acontecer. Qualquer chimpa com 100k na mão consegue empreender no ramo que gosta, e todo trabalho feito com amor rende frutos.

      Enfim, não acredito muito em felicidade sem trabalhar em alguma coisa, mesmo desativando o habito aos poucos.

      Excluir
  5. A ideia nao é atingir a if e ficar todo dia na praia, mas ser mais seletivo em novos projetos, escolher no q trabalhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto Tales, mas agora me diga, o cara precisa mesmo ter X quantia de milhões rendendo 0,5% para isso acontecer? o cara precisa trabalhar em algo que não gosta até atingir a "IF" ?

      Cara, tem milhares de oportunidades de negócios por aí que deixa o cara com uma vida tranquila, trabalhando no que gosta por menos de 100mil reais, é só botar o cerébro para funcionar.

      Excluir
    2. o cara precisa mesmo ter X quantia de milhões rendendo 0,5% para isso acontecer? sim e não. depende do padrao de vida que ele quer manter. uma coisa é viver com 3 mil reais outra com 30 mil reais por mes.

      o cara precisa trabalhar em algo que não gosta até atingir a "IF" ? sim e não. depende da capacidade que ele tem para ganhar dinheiro. na prática, normalmente as pessoas não conseguem um trabalho que gostam e, se conseguem, ele não paga o que gostariam de receber.

      "tem milhares de oportunidades de negócios por aí que deixa o cara com uma vida tranquila, trabalhando no que gosta por menos de 100mil reais, é só botar o cerébro para funcionar." com certeza existem muitas oportunidades de até 100 mil reais por aí, mas se todos acharam alguma de que gostam - não se tem como afirmar

      Excluir
  6. A realidade nua e crua o que vc relatou. Pare de gerar valor para as outras pessoas que vc estará decretando sua morte.

    Um dos meus maiores sonhos eu já conquistei: acordar todo dia quando o sono acaba e não por um despertador tocando. A independência financeira é algo bom para você não ter muitas obrigações, mas por outro se você não tiver uma atividade saudável então sua mente vai entrar em parafuso. Coisa mais gratificante na vida é deitar na cama a noite e ter o "sono dos justos", a sensação de uma missão cumprida, um trabalho realizado, e a clareza de que você pode fazer mais. E se você não precisar colocar o relógio despertador melhor ainda, rs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Uó que você concorda comigo, me sinto lisonjeado em ver umas das lendas da Finansfera comentando por aqui.

      Excluir
  7. Uma vida de ócio é uma vida desperdiçada, e mais cedo ou mais tarde chegamos a está conclusão, pois todo ser humano precisa de um propósito, se não enlouquece. Eu almejo alcançar a tranquilidade financeira justamente por isso: para poder trabalhar só meio expediente ou só nos dias em que eu quiser, e me dedicar a hobbies e trabalhos voluntários no restante do tempo. Nunca nem sonhei em ficar à toa o resto da vida.

    ResponderExcluir
  8. Pretendo me aposentar aos 50, mas seria mais uma semi-aposentadoria. Minha visão pessoal.
    "Cabeça vazia, oficina do diabo!". Não conhecia seu blog, descobri no blogroll do mago economista. Passa lá no meu se quiser ouvir bom rock! KkKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Heavy Metal, um prazer você por aqui meu amigo, eu já te acompanho desde o inicio da blogosfera. Só não posto muito lá porque seu foco é mais o mercado de ações, então não é minha praia. Mas já vi vários posts e comentários seus por aí e você tem uma visão parecida com a minha em muitos aspectos. Enfim , obrigado pela visita. Irei adcionar você no Roll

      Excluir