terça-feira, 16 de junho de 2020

Quem não tem dor de cabeça, não ganha dinheiro

Há cerca de 2 meses atrás, eu fiz um post aqui no blog onde eu explanava que tinha desanimado com o ramo de empréstimos, e que este vinha me dando muitas dores de cabeça a tempos.

Tinha adiquirido esse novo "Mindset" porque acabará de ler o livro: Filosofia Bastter de investimentos.

Onde basicamente, o autor do livro (Bastter) aconselha a sempre sermos seguros. Não fazer divídas, não fazer rolos,não se arriscar,
não colocar tudo a perder, enfim a sermos seguros o máximos possível.

Além de aconselhar a sempre trabalharmos mais e melhor para que possamos ganhar mais e poupar mais. Esse é o segredo da riqueza:

Trabalho, Aporte e Tempo.

Oque não discordo de nenhuma maneira.. Ah não ser que não seja riqueza oque você realmente busca...

Depois de ter feito o post, eu comecei a fazer algumas reflexões sobre o assunto, até comentei com algumas pessoas sobre essa nova mentalidade de ver os investimentos.

Dizia que não estava mais disposto a me arriscar ou fazer divídas visando ganhar dinheiro emcima, e coisas do tipo.

Estava determinado a focar minha vida nos 3 pilares citados ali.

Só que como eu disse, fazendo algumas reflexões e estudando sobre a vida de grandes empresários, principalmente no Brasil.

Eu observei umas coisas muito interessantes...

99% DELES, BOTARAM TUDO A PERDER, FIZERAM DIVÍDAS PARA EXPANDIR SEUS NEGÓCIOS, ROLOS, BOTARAM SUAS CABEÇAS A PRÊMIO PELO NEGÓCIO!

ELES TIVERAM DOR DE CABEÇA, NÃO TIVERAM PAZ! Como o Bastter gosta de dizer

Além de ter observado essas coisas, eu descobri o mais importante na minha vida: Meu propósito!

Acredito eu, que um dia ainda serei um grande empresário que gerará muitos empregos e ajudará muitas pessoas.

Venho botando esses planos de crescer, de fazer mais, de fazer melhor em prática.. E em poucas semanas já vejo resultados.

Hoje, nada mais me tira a atenção.. 

Somente a empresa me interessa, além de atender meus clientes muito melhor do que antes

Agora passo meu tempo livre, buscando formas de aumentar a receita, de melhorar o negócio, estudando empresas do meu ramo...

Enfim, eu sinto um tesão que jamais hávia sentido antes em qualquer empreita que já fiz..


O Porque eu não sentia isso antes? mesmo estando 5 anos na empresas? Desfoco...

Muita internet, muita baboseira, futebol, academia, apostas, jogos,Politica...

Eliminei praticamente tudo isso e estou mais focado do que nunca...

E com tudo isso eu cheguei somente a uma conclusão.

A FILOSOFIA BASTTER NÃO É PARA MIM! 

Não nasci para poupar dinheiro e deixar guardado, tenho que empreender em negócios e ajudar pessoas, gerar empregos , melhorar nosso país através da minha melhora! 

Sei que quem investe em Bolsa também faz isso de certa forma, mas não é para mim! 

Termino com uma frase do Barão de Mauá.





25 comentários:

  1. Cara, primeiramente muito legal o texto!

    So lembre pra cada um que deu certo, milhares falharam. E não to dizendo isso pra desmotivar muito pelo contrário, mas só pra sempre andar com o pé no chão, aprenda com os que erraram também, isso é bastante importante, use de benchmark o erro dos outros para que você não erre do mesmo jeito.

    Tenho certeza com um espirito assim você vai longe! Grande abraço, Mr. Burns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Burns, é por isso que eu não critiquei a filosofia Bastter. Acho que ela deve servir para a maioria das pessoas.

      Só acho que o erro de quem vive a vida em prol de juntar grana, talvez nunca consiga viver um propósito maior, como por exemplo crescer uma empresa.

      Mas tenho ciência que empreendedorismo não é para qualquer um mesmo. Eu me identifico, como disse, sinto que vivi o meu propósito de vida.

      E eu lembro que foi isso que pedi a Deus em minhas orações.

      Que me mostrasse o meu propósito!

      Sobre aprender com o erro dos outros, isso é um fato. Mas acredito que a filosofia bastter não bata com quem quer empreender.

      Porque acredito ser impossível empreender, gerar empregos, produzir sem ter dor de cabeça, ter que correr alguns riscos, reinvestir tudo naquilo, arriscando voltar para o 0 denovo.

      Excluir
    2. Concordo muito com ambos! hahaha

      Vai fundo irmão! abraços :)

      Excluir
  2. É uma questão de risco, sendo abrir uma empresa um dos maiores. É claro que depende de muitos fatores, mas a filosofia do bastter funciona bem pra quem está começando, talvez por isso o povo critique sem muita razão.

    Apesar de começar sem um puto ser possível, muitas vezes será preciso guardar algum para encontrar oportunidades que durango não tem acesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, acredito ser o contrário.. Acho que a filosofia dele caí melhor com quem está mais velho...Se o cara não se arriscar enquanto é novo, não vai se arriscar nunca.

      Sobre os putos no bolso.. isso é um fato, que sempre falo aqui no blog.

      "As oportunidades só aparecem para quem está com a carteira cheia"

      Excluir
  3. Vc muda de opinião muito rápido bixo. Tem que ter equilíbrio em tudo. A melhor forma de ficar rico rápido é empreendendo, mas tbm é a forma mais rápida de adquirir dívidas e nunca mais conseguir pagar. Por isso é o "investimento" mais arriscado, muito mais que ações pois vc poe o seu na reta. Tem um colega meu na empresa que está até hj devendo pro banco com nome sujo por causa de um negócio furado. Se foi erro dele ou não eu não tenho certeza pq não o conhecia na época.
    De qualquer forma, empreendendo ou não, se não gastar menos do que ganha, poupando e investindo o excedente não dá pra ficar rico de jeito algum. Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhaha essa questão de mudar de opinião é algo que vejo como normal. Só que a maioria não busca auto-conhecimento para mudar de opinião sobre alguma coisa. Além de eu ser jovem e ter um blog, então isso fica muito evidente.

      Mas acredito firmemente que agora encontrei meu propósito de vida.

      Excluir
  4. Mano, vc pensar em aumentar sua empresa é ótimo. Sério.

    Muito empresário de sucesso faz isso. Só que aqui vc tem que pensar e planejar.

    Qual o limite de expansão? Sua cidade tem capacidade para absorver o que vc vai oferecer? Com que preço? Com que custo?

    O que eu vejo, muitos empresários e fazendeiros reinvestem em seus próprios negócios.

    Máquinas, tratores, mais terra, compra de galpões. Essas coisas.

    Só que vejo que eles sempre separam uma parte e deixam em algo bem seguro.

    Aí é aquele negócio de comprar apto na capital em nome do filho, trocar de hilux sempre ou até deixar na poupança.

    Um empresário que conheço tem várias lojas em várias cidades. Quem está no comércio sempre aparece uns rolos loucos.

    Ele já trocou BMW + $ por apto na praia sendo que mora em GO.
    Vendeu apto e aceitou boi como forma de pgto.

    Invista na sua empresa mas faça a regra do 10 por cento. 10 por cento, guarde em alguma coisa super segura.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a sua visão e compartilho um pouco com ela. Se esse é seu objetivo, seu foco, cai dentro com tudo, manda vê!!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto PP.

    Desejo muita prosperidade nessa nova empreitada.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Peão.

    É isso aí. Invista em você e na sua empresa.
    Eu não gosto muito de receber ordens, mas por enquanto estou aguentando. Estou preparando o terreno para cair fora da vida de empregado.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Fala, Peão. Cara, vc parece uma folha seca, qualquer vento te leva de um lado pro outro... talvez seja coisa da idade, não sei.

    Mas de toda forma, manter a cabeça aberta a reflexões é sempre válido, apenas cuidado com mudanças bruscas de posicionamentos, vc acaba metendo os pés pelas mãos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Só acho que o erro de quem vive a vida em prol de juntar grana, talvez nunca consiga viver um propósito maior, como por exemplo crescer uma empresa."

      Cara, não tem nada a ver uma coisa com a outra. Juntar grana não impede ninguém de empreender, muito pelo contrário, isso inclusive é altamente encorajado pelo cachorrão.

      O que se fala lá é para evitar rolos, simplesmente. Não existe uma vinculação direta entre enpreender e se meter em todo tipo de rolo para possivelmente ter um lucro de R$ 5.000.

      Quando a gente chega num certo patamar, isso se torna tão irrelevante que vc até prefere gastar isso do que perder a PAS com algum tipo de trambique para fazer grana e se achar o Jeff Bezzos Tupiniquim.

      Excluir
    2. Então mano, essa questão de mudar de opinião é de familia mesmo. Meu pai tem o mesmo gênio, sempre muda de opinião em algum assunto. Mas sempre é buscando aprimorar, as vezes da certo, as vezes da errado. Não vejo problema nisso.

      Sobre questão de Juntar grana, deixa eu te explicar oque eu quis dizer.

      Eu quis falar, oque eu estou vendo acontecer com as poucas pessoas que estão na busca por tranquilidade financeira.

      O Cara fica ali no emprego a vida toda, juntando seu dinheirinho para "aposentar cedo" ou "viver de renda" e quando alcançam esse patamar, perdem o tesão de viver. Eu vejo isso acontecendo aqui na Blogosfera e na vida real.

      Eu sou religioso, e acredito que exista um propósito na vida de cada pessoa. Não acho que viver em prol de se aposentar um dia seja propósito de vida.

      Como eu citei, quando estudei sobre a vida de grandes empresários, percebi que eles não tinham mais como objetivo o "dinheiro" em si e sim gerar valor paras as pessoas, prestar serviços, ser útil a socidade.

      Percebo que quando o cara não tem essa mentalidade, ele pode cair em depressão.

      Hoje virou moda falar mal dos grandes empresários, executivos, workaholics. Mas alguém vê esses caras com depressão? Concordo que muitos não vivam suas vidas em equilibrios com as outras áreas, oque é um erro. Mas falta de sentido na vida e depressão eles não tem.

      Ainda mais se o objetivo deles é, prestar serviços e gerar valor para as pessoas.

      Sobre a Filosofia Bastter. Como eu falei no texto, eu não posso critica-la, algumas pessoas se adaptam a ela. Só disse que não é para mim.

      Eu vejo o Bastter muito seguro na abordagem dele. O Empreendedor de verdade não é assim!

      E é só ver a história do Frugal Simples aí. No começou teve dor de cabeça pra caralho na empresa, desejou por meses nunca ter empreendido, mas pelo que vi, hoje tem valido a pena.

      Então cara, eu não vejo uma pessoa que seja "cega pela filosofia bastter" empreendendo, porque ela é avesso ao risco.

      Excluir
  9. que bom q vc discorda do bastter
    estamos aqui na blogosfera para ouvir diferentes opiniões

    como vai a alimentação?
    como vai a saúde?
    seu patrimônio aumentou ou só a carga de trabalho para atender os clientes?

    não precisa divulgar o valor do seu patrimônio, apenas diga: "aumentou x%"

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alimentação está melhor do que nunca. Dieta em prol de saúde

      Academia, indo 4 vezes na semana religiosamente.

      Patrimônio vai sentir a diferença nos próximos meses/anos. Oque venho trabalhando irá render frutos a curto/médio/longo prazo. É um trabalho diferenciado, nem eu sabia que tinha esse potencial.

      Agradeço muito essa mentalidade ao empreendedor e palestrante Felipe Torres.

      Como eu disse velho, oque mudou na minha vida. Foi que eu eliminei oque tirava meu foco.

      Só vou citar um exemplo.

      Teve época aqui no blog que eu estava focado em academia (Cheguei tomar bomba) tava louco para melhorar no mercado sexual.

      Teve época que estava focado em futebol.. gastava horas por dias organizando campeonato da minha cidade e meu time.

      Teve a época das apostas,o maior de todos os males juntos..

      Enfim.. só lixeira.. Além de discussão de politica em rede social.. Twitter.. nossa só lixo!

      Excluir
    2. "Alimentação está melhor do que nunca. Dieta em prol de saúde" - faça um post com sua dieta

      "Academia, indo 4 vezes na semana religiosamente." - muito bom

      "Patrimônio vai sentir a diferença nos próximos meses/anos." - resumindo: ainda sem resultados mensuráveis

      "bomba" - espero que tenha feito TPC e exames de sangue antes e depois

      Excluir
  10. Olá, Peão!

    Cara, eu tenho o seguinte pensamento: TODO mundo que começa a empreender tem um único objetivo: ganhar grana, bufunfa, cascalho. Esse é o objetivo do cara que bota tudo a perder numa ideia que ele acredita. As outras vertentes, na minha opinião, vêm depois. Depois que você já está bilionário como o Bill Gates aí você quer ajudar com a cura do câncer ou o saneamento básico na África. Não estou desmerecendo isso, muito pelo contrário, mas realmente não acho que grandes figuras dos negócios de hoje iniciaram suas jornadas pensando em "gerar empregos".

    No mais, o que eu sempre digo é: se você acredita em algo e sente que empreender é a sua cara, vá fundo. Admiro esse espírito.

    Abraço!

    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que a Grana vem em primeiro lugar. Mas quem faz somente pela grana, dificilmente consegue chegar muito longe.

      Eu to falando isso de conhecimento de causa, estudo emcima de grandes empresários, não to falando de Bill Gates.

      To falando que esses caras normalmente são caras que se elegem em uma cidade sem nem precisar fazer politica de tão adorados que eles são. Caras que priorizam o dinheiro, não conseguem essa empatia.

      Excluir
  11. Fala Peão! Para mim é difícil sair um pouco, me arriscar em algo, minha cabeça de beta fudido me limitou muito. Pelo menos a filosofia Bastter ajuda a não perder, mas é aquele negócio, como diria o pofexô Luxemburgo: o medo de perder tira a vontade de ganhar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Que bom peão. Se eu puder colocar um pouco da minha história pessoal, quando tinha uns 28, 29 anos tive um sonho de empreender e ter negócio próprio. Depois de um tempo, percebi que minha personalidade não dá pra isso. Não gosto de lidar com pessoas e sei que certamente não teria um segundo de paz em minha vida se fosse por este caminho. Mas incentivo você a seguir em frente. Acho que tal como ser um profissional do esporte ou das artes, temos que ter um pouco de talento e ter uma personalidade e vontade para este propósito. Se este á seu caso, rogo a Deus que dê tudo certo para você.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Fala Peão!
    Li que o pessoal disse que você muda de ideias rápido! Se bem que da para unir todas as suas estratégias. Investir parte do seu capital em um empreendimento, e na medida que ele der lucro, parte retorna para um investimento conservador, afinal, de risco já basta empreender. Tudo é equilíbrio!
    Quanto a apenas juntar dinheiro, realmente torna-se algo monótono. Eu mesmo comecei com a poupança, e a medida que fui estudando, fui migrando para investimentos mais arrojados, pois torna os resultados mais dinâmicos. E empreender traz não só resultados financeiros, mas também sociais. Ou seja, você nota o quão é importante para um determinado grupo social, e por conseguinte sente uma realização maior.

    ResponderExcluir
  14. Essa é uma realidade quem não tem do de cabeça não ganhar dinheiro

    ResponderExcluir