quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Não está dando para deixar dinheiro parado mais.

Hoje estava conversando com um amigo aqui na empresa sobre esse cenário de Inflação alta que está se desenhando no Brasil e no mundo. Se nos últimos 5-7 anos podiamos deixar dinheiro parado que a inflação pouco corroía, agora a cada semana nosso dinheiro ta perdendo valor, principalmente nos tais bens duráveis.

Carros, Máquinarios, Terra, Imóvel, Material de construção, está subindo toda semana.

Toyota Hilux 2021 usada 310mil reais. Há 8 meses era 200mil.

Hoje não tem mais condições de deixar dinheiro parado em qualquer tipo de investimento financeiro, porque não está acompanhando essa inflação que estamos vendo nas ruas aí.

Estamos em um cenário muito parecido com oque sempre foi o Brasil no passado, onde nossos pais e avós investiam em imóveis porque era a melhor forma de proteger o capital da inflação.

Eu por um momento acreditei que poderiamos ver uma redução dos preços, estabilização do dólar e etc. Mas a impressão de dinheiro no Brasil e no mundo foi grande, e a demanda por todo o tipo de produto está a todo vapor.

Para ajudar, estamos em um cenário Pré-Eleições 2022 onde Bolsonaro não está nem um pouco afim de cortar gastos ou aumentar os juros, porque ele sabe que isso daria um baque na Economia. Aliás, ele quer é aumentar a injeção de dinheiro com a proposta de duplicar o Bolsa Familia.



Por fim, queria dizer que tomei a decisão de comprar uma casa e acredito que será um ótimo investimento nesse cenário que está se desenhando aí. Comprei uma pechincha de 95k que se fosse construir gastaria uns 180k. Esse cara que me vendeu ainda não acordou para a realidade dos preços.


Por fim oque eu digo é que se os Governos no mundo não injetarem o remédio amargo (Juros altos) a inflação não irá acabar tão cedo. E quando esse remédio amargo vier, provavelmente veremos a tal crise.

Por fim vamos vivendo e aprendendo, acumular dinheiro em espécie nunca foi tão desistimulante neste país.




15 comentários:

  1. Triste mesmo, Peão. Nosso dinheiro não está valendo nada. A impressora do FED foi ligada com força, e a do nosso BACEN pelo vusto também, e é o povo que vai pagar a conta.

    ResponderExcluir
  2. Hhahahh, lá vai o PEÃO PLAYBOY mais uma vez!

    Vou acompanhar de perto isso aí pra ver no futuro o que deu!
    O que pretende fazer com a casa? Vender no futuro com lucro? Colocar para alugar?
    Te acho sem paciência cara. Uma hora está numa coisa, já já parte pra outra.

    Conte mais pra nós sobre o que pretende fazer com a casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o que ele escreveu em maio:

      "Por fim, tenho um otimismo muito grande em relação ao Brasil. Eu acho que as politicas econômicas do Paulo Guedes estão começando a dar resultado. Só observarem a balança comercial brasileira. Os termos de troca. Os investimentos. Quase 1milhão de empregos em 1 ano.

      Brasil está literalmente andando. Eu acho que oque estamos vendo é muito parecido com o inicio do Governo Reagan em 1981 nos EUA.

      (...)

      E para mim a curva para cima do Brasil, está apenas começando. Não apostaria contra o Brasil."

      Peão, tem que analisar de cabeça fria e se manter fiel à tese. Ficar girando patrimônio toda vez que dá um calor vindo do sul vai te deixar pobre...

      Sigo acompanhando!

      Abraços!

      Excluir
    2. Meu Deus, aí deu burro heim. Oque uma coisa tem aver com a outra amigão? Inflação não é sinal de depressão econômica idiota. Eu ainda acredito na mesma coisa que postei em maio e acho que o Brasil continuará crescendo, mas Bolsonaro vai sacrificar quem tem capital parado, imbecil.

      Excluir
    3. Sobre a casa, eu estava querendo uma para morar e essa veio a calhar. Mas eu citei o exemplo dela, porque se fosse antigamente talvez eu não compraria, porque dinheiro era dinheiro, agora cada dia que passa da medo de deixar dinheiro parado.

      Excluir
  3. Que bom que achou essa oportunidade. Casas estão realmente caras!

    ResponderExcluir
  4. Olá Peão,

    "Por fim vamos vivendo e aprendendo, acumular dinheiro em espécie nunca foi tão desestimulante neste país."

    Ótimo post, concordo com tudo, está tensa a situação mesmo.

    Quanto a casa, parabéns pela aquisição, top! 👏
    Por acaso a casa em questão é essa da foto mesmo? 😁

    Abraço! 🖖
    Axel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou irmão, estamos aí para somar.

      Não é, mas é bem parecida, com piscina e tudo.

      Só uma piscina hoje é 40k no minimo.

      Excluir
  5. Estava vendo que hoje o BACEN subiu os juros mais uma vez, e pelo visto não fez nem cócegas no dólar.

    Esses juros ainda estão baixos, Brasilzão tinha que estar no minímo 10% para controlar essa inflação aí, que deve terminar o ano em 8-9% só de itens básicos. Mas eles não vão fazer isso, porque isso tiraria dinheiro da economia e a mesma pararia.

    Em véspera de cenário eleitoral, seria um tiro no pé.

    E quanto mais as pessoas forem acordando que não da para deixar dinheiro parado, mais elas vão comprar num efeito manada, quais as chances de termos estabilização de preços?

    ResponderExcluir
  6. Só por curiosidade, a foto da casa é sugestiva ? ou é real ?
    Seja qual for parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá I.S., tudo bom?

      Ela é SIMILAR, até com Piscina também.

      Não sei o estado que ele mora, mas acredito que em qualquer lugar, é um achado.

      Parabéns Peão!!!

      Excluir
  7. Estamos vivendo um baita surto inflacionário, a alta dos preços vai da gasolina, passa pelos eletrônicos e chega até no prato de comida na mesa. O triste é ver "analistas" de corretoras dizendo que o Copom tá errado em subir os juros com mais força para controlar a inflação.

    A SELIC em 8,0% é o mínimo que se espera no final do ano.

    Eu acredito que os próximos anos serão de mais juros, os EUA devem começar a subir no mais tardar em 2023 as taxas, um mercadinho emergente como o Brasil vai precisar subir ainda mais a dele, nesse caso para segurar o câmbio.

    Bela aquisição de um imóvel, não sei se é no padrão da foto. Mas caso seja acho que foi uma boa compra.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  8. Esqueci de dizer: parabéns pela casa. Bela aquisição, e uma pechincha. Ter um lugar para chamar de seu é muito importante.

    ResponderExcluir
  9. Isso aí, Peão!
    Devemos sempre aprender com a história e, principalmente, com os erros e acertos dos outros. Infelizmente grande parte da nossa população é ignorante quanto a investimentos e a real situação do país, vivendo apenas o hoje e gastando como se não houvesse amanhã.

    Papai dos Investimentos
    https://papaidosinvestimentos.wordpress.com

    ResponderExcluir