terça-feira, 5 de julho de 2022

A experiência de organizar campeonatos na minha cidade.


Eu sempre fui apaixonado por esportes, até onde me lembro me interessei por jogos de vídeo game de futebol aos 7 anos. Iniciei em uma escolhinha de futebol aos 8, e sempre estive envolvido com futebol. 

Só diminui minha prática de esporte na adolescência, mas ainda assim estava envolvido com o “esporte virtual”. Eu organizava jogos de futebol em uma espécie de organização “CBF” em um jogo On-line. Cheguei ao cargo de líder geral na época.


Essa experiência foi interessante, por que adquiri várias habilidades que me seriam úteis no futuro quando me envolveria com o futebol amador da cidade. Essas habilidades incluíam, fazer tabelas, organizar campeonatos, lidar com gente e seus interesses pessoais, entre outras coisas.


O fato que eu abandonei esse jogo em 2013, e me envolvi com o futebol da minha cidade em 2019. Fiquei esses 6 anos focado em trabalho, desenvolvimento pessoal e mulher. Mas neste tempo eu não estive longe dos esportes também , de certa forma estava ligado nos esportes por meio do meu vício em apostas esportivas.


Mas eu não esperava


Eu nunca planejei organizar campeonatos em minha cidade, cheguei a ser praticamente  um “secretário do esporte” em relação ao futebol. Organizei ou ajudei a organizar 90% das competições de futebol dos últimos 3 anos em minha cidade. 


Muitas pessoas me elogiam e dizem que eu mudei o futebol da cidade incrementando coisas que nunca teve, e que não tem em outras cidades.


Realmente é muito bom você ser bom em uma coisa que é natural para você e te traz prazer ao mesmo tempo. Nunca fiz por dinheiro, mas sim por hobbie.


Mas uma hora cansa…


Mas hoje depois de 3 anos fazendo esse trabalho comunitário, estou prestes a abandonar essa atividade. Isso porque eu comecei a perceber como esse meio é sujo de certa forma. Boleiros no geral são em sua maioria a escória da sociedade. 


Desorganizados, infieis, malandros, desonestos, preguiçosos, cachaceiros. Só querem saber de jogar bola.


Óbvio que tem algumas pessoas que são gente boa. Mas não dá para dizer que você salva 5 que você levaria em sua casa. Fiz uma amizade verdadeira nesses 3 anos. 


Já passei por 2 situações em que boleiro deu em cima da minha mulher em rede social, depois de ver ela comigo em campo.


Sem contar que quando você está na liderança do campeonato é sempre cobrado por várias coisas. 


Nego já ligou para mim meia noite me ameaçando porque não coloquei o nome dele na artilharia. Nego gasta milhares de horas no dia perturbando em um grupo de whatsapp quando quer mudar a tabela para favorecer o time dele. Mas aprendi a lidar com isso na experiência que tive no jogo On-line. Mas é cansativo, aliás cansei.


Foco é outro…


Confesso que me desgastei pra caramba nesses anos mexendo com isso, e estou pretendendo me aposentar. 


Lidar com gente realmente não é fácil. Ainda mais quando você não ganha 1 real com isso. 


Estou entrando em outra fase da minha vida, prestes a me casar e formar uma família. Quero ter minha vida em ordem, com boas pessoas ao redor, focando no trabalho, em estar em forma e dinheiro passivo. 



2 comentários:

  1. Peão eu sempre curti assistir futebol e jogar.
    Ultimamente tenho preferido jogar a assistir.
    Gosto muito de participar de campeonatos, 1x ao ano pelo menos eu participo. Curto aquele frio na barriga, as amizades (jogoo desde 2013 com a mesma galera). Assim eu gosto.

    Mas realmente, sempre tem esses problemas que você falou.
    No campeonato que jogo anualmente o organizador sofre. É foda.
    Cara, se te faz bem continue e se começou a te prejudicar sai fora!
    Foda é que financeiramente não tem retorno nenhum né!

    Um abraço!

    ResponderExcluir