segunda-feira, 20 de abril de 2020

TERRAS, Ativo mais valioso que existe!

Lembro na Crise de 2013/14 a Empiricus indicava somente a seus assinantes que o ativo mais valioso que existia naquele momento eram Terras Agricolas. Depois do Bum da Bolsa, nunca mais tocaram no assunto.



Eu moro em um estado da região norte, e por aqui ainda há exploração de madeiras grossas e terras estão se abrindo rapidamente,principalmente depois da eleição do Bolso.

Na minha opinião muitos investidores ( Aí estou falando de quem esta na casa do milhão para cima) vacilam muito em não investir seu dinheiro em Terras. É o ativo mais valioso de todos, mais que ouro, mais que bonds americanos.

Em uma crise como essa,caso você chegue a passar necessidades, o dinheiro acabe, ou comece a valer igual o bolivar venezuelano. Nesse caso, ter uma terra, te daria uma segurança enorme.


Riqueza verdadeira.

Porque lá, você poderia criar porco, galinha, plantar legumes e viver tranquilamente. Se tiver certo capítal, pode até se dar ao luxo de ter represa de peixes.


Fora isso, tem a questão de poder investir em gado. Seja ele leiteiro, de criação ou de corte. Hoje, devido ao aumento de consumo de carne mundial e o uso absurdo de terras para plantio de soja, o gado se valorizou muito.

Na minha região por exemplo, mesmo se você não tiver terra, e ter que pagar aluguel, você consegue tirar 2% a.m tranquilamente com investimento em Gado. Não tem investimento melhor nos dias de hoje. Além que a terra sempre valoriza!


Esse aqui ta preocupado com o CoronaVírus.

Meu pai por exemplo, comprou uma terra em 2017 por 1.100mi , gastou cerca de 600mil para arrumar e deixar ela parecendo um campo de futebol. Hoje ja ofereceram 2.500mi nela,se vendesse hoje, já teria lucro de 900mil em três anos. Mas é claro que ele não quer vender. Hoje com seu gado emcima, a terra lhe oferece rendimentos de 20mil mensais.

Óbvio que isso é pouco em comparação ao custo da terra (2.500mi + o custo do gado)  o rendimento é baixo. Mas a pergunta é, existe algo mais seguro que isso? além que de certa forma, pode lhe proporcionar qualidade de vida.


Entendo uma pessoa não querer comprar uma terra na região Sul e Sudeste que já chegaram a seu pico de valorização ( Média de 100 a 200mil o alqueire) . Mas na Região Norte , se acha muitas terras com preços de 10 a 25mil o alqueire, Aqui você se torna fazendeiro, com pouco dinheiro. E a mesma terra aqui é a mesma terra no sul/suldeste.


Lembre-se que estou falando da região norte, lugar farto em chuva, que é oque a terra mais precisa. Acredito que no Nordeste, seja fria investir nisso.


Enfim, resumindo,acho besteira que muitos investidores acumulem certos milhões e vão investir no exterior em busca de segurança.Respeito a opinião deles é claro, mas tenho a impressão que a maioria não é ciente destas oportunidades que se tem aqui no Brasil. 

42 comentários:

  1. Terra é um investimento a ser considerado.
    Porém como você mesmo disse é investimento pra quem já tem estrutura financeira ou a "vida ganha".

    Em lugares produtivos a terra está cara, e nos principais Estados agrícolas para encontrar terra "barata" só em locais sem água, com muito mato,ou com topografia ruim (morros, vales etc), o que reduz o potencial agrícola.

    Quem quiser investir em terras e num segundo momento em algum tipo de produção agrícola ou gado, deve antes de tudo se informar a respeito, pra não correr o risco de fazer péssimos negócios ou mesmo ser passado pra trás.
    Quem já mora a tempos no local no qual tem sua propriedade e entende o mínimo necessário sobre o assunto leva vantagem, bem diferente de quem nunca viveu nesse ambiente e não faz ideia de como esse mercado funciona.
    Idealizar é uma coisa, viver o cotidiano é outra.

    Tem que ser alisado também alguns pontos como localização da propriedade e distância da cidade sede ou de rodovias, qualidade das estradas rurais, estrada rural ruim pode dar uma puta dor de cabeça.
    É bom também se informar sobre roubos a propriedades rurais na região, tem muitos lugares do Brasil onde a incidência de roubos de insumos, máquinas, gado ou mesmo fios, bombas dágua etc é bem comum.

    A vantagem de uma propriedade rural é poder produzir mesmo para sustento próprio, mas como citei acima tem muita coisa a ser considerada.
    Outro ponto: Se a propriedade tiver cercas ruins ou mesmo ausência de cercas, muitos cupinzeiros, ervas daninhas etc. O comprador além de gastar uma grana com a terra, ainda terá que gastar mais uma nota pra arrumar tudo isso aí.
    No caso do trabalho com o Gado, caso não haja na propriedade, pode ser necessário construir um curral, no Norte a madeira deve ser mais barata, mas No Sul e Sudeste em sua maioria não.
    Vale a pena também prestar atenção em relação a documentação da terra, que em muitos locais pode ser algo problemático.
    Outro ponto é a necessidade de mão de obra que em muitos lugares por incrível que pareça é cada vez mais escassa.
    Caso precise ou pense em contratar um caseiro ou responsável por "tomar conta da àrea" fique esperto se é uma pessoa de confiança.
    Aliás não recomendo contratar alguém pra terceirizar essa função (pode ser perigoso)

    Enfim se você que está lendo esse comentário não é do meio rural e não entendo do assunto e pretende fazer tudo (compra, possível reforma etc) sozinho, é bem se informar muito bem antes de fazer um mal negócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Anon, você ponderou alguns aspectos importantes que eu não citei no Post. Mas de qualquer forma, continua sendo um ótimo negócio.

      Um dos motivos de na minha região ainda econtrar Terras baratas, é o fato de poquissimas terras terem a tal Escritura. A Maioria só tem um contrato que não faz com oque o banco libere financiamento. Mas ele é válido, mas muitos, principalmente investidores de fora que não conhecem como funciona, tem medo de comprar com medo de perder. Mas isso nunca aconteceu. Sem contar que como você falou, tem regiões que há muita mata ainda. Mas isso é o de menos.

      Porque se uma terra tem 100alqueires e tem 50 de capim, você já está bem demais.

      Excluir
    2. Quem não registra não é dono! Logo se não tem escritura, você não é dono.

      Excluir
  2. Peão, o que vc pensa sobre kitnet? O Joselito, investimento sem noção me aguçou a mente. Sou 100% RV. Mas sei lá, sinto falta de um bem físico. Sou do norte também, do Pará, mas atualmente moro no Paraná. Abraço.

    P.S. Me add no seu blogroll também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então mano, eu nunca curti imóveis, meu pai nunca investiu nisso. Mas depois que li o livro do Bastter, mudei de opinião. Antes eu me preocupava bastante com o rendimento do investimento, e hoje imóveis está dando bem pouquinho, cerca de 0,5% ao mês, mas é uma coisa garantida, que sobrevive até mesmo a crises e nunca fica vago.

      O Bastter da até um exemplo interessante.

      Se você tem 20 imóveis rendendo cada um 1.000 reais por mês. Ou seja, você tem um salário de 20mil, qual diferença faz quanto você pagou neles? oque importa que você tá tirando 20barão por mês sossegado em um investimento muito seguro que não desvaloriza.

      Excluir
  3. Já foi a época pra se comprar terreno e imóveis. Eu se tivesse 100 milhões deixaria tudo em bitcoin.

    Enquanto o bitcoin valer mais que 1 dólar ninguém pode falar que é golpe.

    Hoje qualquer quadradinho de terra de 200 m2 é 70,80 mil reais.

    Ai compra pra depois não ter dinheiro pra construir ou não consegue revender pra ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sei se você está realmente falando sério sobre Bitcoin. Mas ninguém realmente sério investe nisso. Até porque, o Bitcoin varia igual a bolsa de valores, a diferença que não paga dividendo mensais.

      Sobre imóveis, eu acho válido ter. Mas acho interessante ser algo natural no meio da pessoa. Como o Viver de Aluguel, ele já era meio que pedreiro, então as coisas ficam mais fáceis.

      Eu por exemplo, sou da área de Giro de dinheiro, empréstimos, rolos. Não me vejo entrando em imóveis tão cedo.

      Mas quem está no ramo de pedreiro por exemplo, é um baita de um negócio, e não precisa começar do alto, pode se começar debaixo com casinhas que custem 400/500/600 o aluguel.

      Excluir
  4. Tenho um amigo que coleciona terrenos. Ele mesmo disse que nunca vai ter dinheiro pra construir, só compra por comprar.

    Tudo que ele ganha é pra comprar terrenos. Em qualquer lugar, pode ser até no interior da cidade mais pequena do estado.

    Mas também, ele sempre vive sem dinheiro, etc...Terreno não tem liquidez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É.. o Viver de Aluguem também começou assim, mas ele botava o negócio para render. Segundo ele, agora está com 15 pequenas casas, rendendo na faixa de 500tao de aluguel cada uma por mês. Já está perto de sua IF.

      Excluir
  5. Aqui na minha cidade tem uma casa de 50 m2 por 68 mil reais. Fica num bairro, lote dela é de 200 m2.

    Já falaram pra mim que é negócio ruim, porque não vou conseguir alugar pra ninguém. Minha cidade tem 40 mil habitantes.

    Casa pequena seria uma boa, ter várias em vários lugares. Sempre quis ter muitas casas etc...

    ResponderExcluir
  6. Conheci uma garota de SP pela internet, sou do PR, ela disse que a família dela tem umas 30 fazendas por São Paulo, Minas e Paraná. Eles vendem carne pra friboi, essas empresas grandes.

    Diz que o faturamento é bilhões por ano. Parece que só a mãe dela tem uns 100 imóveis só pra ter onde por um pouco do lucro.

    Ela queria que a gente morasse perto pra namorar, essas coisas. Haha, não tem como, moramos muito longe.

    E a gente aqui pensando em comprar uma casinha a vista pra por alugar, ou comprar terreno ou investir em renda fixa e criptomoedas pra sempre kk

    ResponderExcluir
  7. Já desisti faz muito tempo de investir em imóveis. 1 milhão não é nada, muito menos 500 mil ou 100 mil.

    Quem comprou comprou, vai ter de herança da família. 20, 30, 40 anos atrás os pais e avós deveriam ter comprado aos montes.

    O máximo que a maioria consegue hoje é financiar alguma coisinha.

    É só tu ver, qualquer cidade pequena tem gente com 5, 10 lotes, todo pedaço já tem dono. Imagina nas cidades grandes.

    A gente não sabe o que é ser rico de verdade. Ter 40 milhões de lucro todo ano através de grandes fazendas. Comprar 500 apartamentos por ano só pra brincar de gastar dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto desse modo de ver as coisas. Não podemos nos comparar com essas pessoas, elas podem ser ricas, mas nem sabemos nada da vida delas. Oque adianta ser rico, mas levar chifre da esposa? é só um exemplo.

      Devemos focar em nossas vidas e fazer o melhor que podermos para evoluir. E começar debaixo faz parte, quem sabe no futuro não será nossos filhos ou nossos netos que estarão usufruindo oque esse povo que voce citou usufrui hoje ?

      O Rico de hoje, é o pobre de amanhã, acontece muito.

      Excluir
  8. Olá, Peão.

    Terra é um bom investimento. Porém é bom para quem sabe trabalhar. Quem não sabe que é a maioria só leva ferro.
    Como o colega daí de cima escreveu. Está complicado encontrar gente para trabalhar e terceirizar é complicado, pois há poucas pessoas de confiança.
    Comprar uma terra que já está com pasto formado é um grande negócio, por exemplo. Dá para criar gado, agora se não tiver nada isso demanda muita grana para deixar do jeito certo. Eu mesmo morei na roça e tenho contato com fazendeiros. Muitos levam ferro e nem faz conta para ver se está tendo lucros.

    Vender uma terra é muito demorado. Conheço gente que está há 5 anos tentando vender e nada. Pouca liquidez.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cowboy, eu realmente queria entender como um dono de terra consegue operar no Prejuízo. Sinceramente, queria saber.

      Porque aqui na minha região, não costumo ver isso, tem até um ditado por aqui.

      " Quem tem terra, não anda para trás"

      E é a mais pura verdade. Realmente, tem custos, tem que pagar funcionários, mas no final o saldo é positivo.

      Como eu falei para você, os rendimentos estão na casa dos 0,5 a 2% incluindo o valor da terra e o valor do que você irá produzir.

      Mas oque mais é interessante na terra, é a sua segurança. Não da para se ter a mesma segurança com dinheiro no banco.

      Sem contar o fato que citei. Que em uma crise como estas, você está totalmente amparado por um pedaço de terra, podendo se sustentar do próprio.

      Excluir
    2. Sobre vender Terra, tem muitas variáveis, tem que ver a questão do local, a qualidade da terra ( Se não tem muito morro). Normalmente terras que tem uma boa pastagem consegue se vender fácil. A Maioria das vendas, ocorre para vizinhos.

      E tudo depende do preço também, mesmo que a terra não seja tudo isso, consegue-se vender, só não pode querer algo acima do praticado no mercado.

      Não tem muita diferença das variáveis de imóveis.

      Excluir
    3. Meu pai pegou uma terra em 2015 em uma divída. Pegou por 200k, ninguém dava nada por ela, ele deu uma arrumada, gastou 30k e 2 anos depois conseguiu vender por 400k. Então as vezes é questão de paciência.

      Excluir
  9. Investimento mais seguro no quesito proteção contra confisco são as criptomoedas. Não tem discussão, é um código que a pessoa guarda pra acessar sua carteira de criptomoedas.

    A pessoa pode enterrar esse código, memorizar na mente sem deixar rastros. Só se o mundo voltasse na idade da pedra, onde não houvesse mais computador, internet, televisão.

    A terra alguém pode ver e querer te tomar, na base da bala.

    ResponderExcluir
  10. Casa e terreno são os lastros de um homem, isso vem da natureza do homem querer ter sua toca, seu pedaço de chão, etc. Essa galera carpe diem sem nada e desgarrada de tudo está sofrendo muito com essa quarentena, tipo esses nômades digitais.

    Eu nasci tão miserável que nem herança eu tenho de casa, terreno, sou um homem sem lastro. Isso é trágico.

    ResponderExcluir
  11. Minha família tem 1 alqueire (paulista = 24 200 m2) no Paraná. Sei que depende muito, mas de modo básico, nessa área dá pra criar gado? qual seria o investimento? e qual o retorno?
    Estou pensando no que investir, pois a terra está parada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem condições de criar gado em um pedaço de terra tão pequeno como esse. Ah não ser que seja confinamento, mas há de se ter estrutura financeira para iniciar tal projeto.

      A unica alternativa em um pedaço de terra como esse é cultivar alguma coisa que você possa vender. Ou Animais menores como Porco e Galinha , Represa de peixes é uma boa também.

      Mas para isso, você precisaria estar emcima da terra. Caso não consigar estar emcima, é mais aconselhavel vender.

      E comprar um pedaço de terra maior na região norte.

      Excluir
    2. Mas de qualquer forma, 1 alqueire de terra é muito pouco. Um pedaço de terra tão pequeno, é mais para a pessoa passar o final de semana mesmo.

      Excluir
  12. Peão Playboy,

    Bela analogia. Levantamos a lebre...
    A terra proporciona agricultura e ou pecuária, vejo com bons olhos. No entanto, dolarizar parte da carteira é uma forma de diversificar em moeda forte.
    Qual estado do norte há alqueires a venda por 20 ou 25 mil reais?

    Sucesso , abraço!
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, respeito quem dolariza seu patrimõnio, não tiro a razão. Só acho que não é mais seguro que terra. E vejo muitos milionários indo tudo para o lado do Dólar e esquecendo desse ativo valioso que temos aqui.

      Sobre o preço do Alqueire na região Norte, tem até mais barato meu amigo.

      Toda região Norte e parte do Mato Grosso a média de preço das terras são essas.

      Excluir
    2. Inclusive, o preço tem aumentado a cada dia que passa. Todo mÊs chega alguém novo aqui na minha cidade da região sul, procurando terras. A tendência é em 2 a 5 anos, dobrar de preço.

      Excluir
  13. PP,
    Ao invés de comprar a terra, pode-se arrendar, e investir parte do dinheiro para produzir nela. Começar devagar para entender como as "engrenagens" funcionam, sabe? Assim não compromete grande parte do seu patrimônio, e aos poucos a pessoa vai adquirindo confiança a medida que os negócios vão dando certo.
    Existem muitas atividades ruais que não exigem alto investimento, porém exigem muita mão de obra, por exmeplo: criação de tilápia, galinhas, hortaliças.
    Já assisti um vídeo que um grande produtor rural começou arrendando a terra dos outros, e depois que comprou as suas terras. Isso é bom porque no início é preciso ter capital de giro para investir na produção rural, e se não precisar de financiamento, melhor ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim exatamente. Só que caso a pessoa não tenha tempo de disponibilizar de sua mão de obra, não tem lógica arrendar uma terra que não seja para criação de gado de corte.

      Com Gado, você arrenda a terra, e deixa o gado lá, não precisa que a pessoa esteja presente para o negócio fluir, só ir la de 1 a 2x por semana, ou pagar uma diária para alguém que seu investimento estará seguro e rendendo seus 2% ao mês.

      Excluir
  14. Não entendo nada de propriedades rurais. Prefiro deixar tudo no tesouro direto.

    Comprar uma chácara baratinha e pequena pra criar galinha e fazer uma horta é coisa de louco. Só da gasto. Aqui tem uma por 30 mil reais, 600 m2, só se eu fosse louco pra comprar.

    ResponderExcluir
  15. Salve, Peão! No momento não tenho disponibilidade para investir diretamente no setor rural, mas acredito que o PIB agrário e a rentabilidade da agricultura no Brasil vão aumentar nos próximos anos. Sou sócio da Brasil Agro, acho que é uma boa forma indireta de se beneficiar dessa possível expansão.

    No futuro, quem sabe eu não faça um investimento direto no ramo...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Peão, você tocou em um tópico muito importante e pouco explorado aqui na blogosfera.

    Você está certo na forma como enxerga o investimento em terras, inclusive como morador do sul eu posso confirmar o absurdo que é o preço do alqueire de terra, aqui na minha região que geologicamente não tem um dos melhores solos do estado se você for comprar 1 alqueire vai encontrar na faixa de R$ 80 mil. Em regiões de solo mais ricos como a famosa "Terra Roxa" o preço sobe fácil para R$ 140 mil o alqueire de terra.

    O investimento no campo é muito proveitoso, porém ele não é pra qualquer um, eu não aconselho ninguém que more em um grande centro a comprar terras no interior do Brasil e querer colocar alguém pra ir tocando a lavoura ou o rebanho, o risco de ser roubado pelo "caseiro" é bem significativo, além disso, tudo isso tem um custo e é melhor quando você está a frente do negócio.

    Pra mim quem quer investir em terra e ganhar dinheiro tem que ter muito conhecimento, você tem que conhecer sobre gado, veterinária, plantação, adubos e etc, isso são coisas que não vão fugir do seu cotidiano e se você não buscar entender bem pode acabar levando gato por lebre com os fornecedores de insumos e com os compradores da sua produção.

    Investir no campo é aceitar correr riscos e não são riscos fáceis de controlar, algumas lavouras tem prazo certo pra colheita e se você pegar um período de preços baixos não dá simplesmente pra segurar a lavoura no solo e esperar subir o preço pra colher (é bem diferente da bolsa de valores kkkk'), você tem que arrancar a produção da terra, claro existe uma janela de tempo, algumas lavouras tem algumas semanas pra serem colhidas e outras alguns meses, se você trabalha com plantação tem que estar ciente do risco de chuvas torrenciais, geadas ou estiagem, se alguma coisa assim acontecer é fácil você levar um prejuízo imenso. Aliás, não é possível subestimar esses riscos, a chance de você passar mais do que 2 ou 3 anos sem um evento extremo (temporal, geada, estiagem ou excesso de chuvas) é muito pequena, ou seja, o ciclo do bear market é bem mais apertado na roça kkkk'. Já se você lida com gado tem que ficar de olho no preço de venda, o gado tem o momento certo pra ser vendido e você tem uma janela de tempo, tem que tentar vender o melhor possível e tentar ajustar o seu rebanho pra ter gado pra venda no momento em que a oferta de gado é menor, isso pode parecer fácil, mas normalmente a oferta é menor na época da estiagem e não dá simplesmente pra deixar pra vender na estiagem, o gado perde peso e você perde dinheiro, por isso tem que saber o timing e isso é só na prática (e olha lá).

    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Poupador. A questão, que mesmo o cara não sabendo muito sobre o ramo, só o fato do cara comprar, já tem grandes chances de se valorizar no futuro.

      Terra definitivamente não desvaloriza. Então o cara não perde dinheiro. Por isso que citei , Ouro e Bonds.

      Porque muitos investidores, depois que chegam na casa de milhões, começam a buscar esse tipo de diversificação, sendo que tem um ativo muito valioso aqui no Brasil que quase ninguém fala sobre isso.

      Aqui na minha região, se encontra TERRA ROXA na casa dos 30 a 40mil o alqueire.

      Excluir
    2. Sim, a terra por si só realmente se valoriza.

      Agora o cara da cidade grande querer investir na produção acho muito arriscado.

      Nossa, o preço da TERRA ROXA tá ótimo por aí.

      Excluir
  17. Um colega do trabalho fez assinatura da empiricús no ano passado. Tava empolgado falando dos ganhos dele na bolsa. A empiricús lançou uma promoção de assinatura e ele falou que eu deveria aproveitar. Pedi a ele pra ler o material que ele recebia pra tomar minha decisão. Minha conclusão é que a empiricús nada tem a ver com investimentos mas com apostas e especulação.
    Eu falei com ele minha opinião sobre a empiricús e ele me disse que tava tava ganhando 5 mil em 5 meses, aplicando 20. E que ia botar mais 50, pq a bolsa iria chegar em 400k, blá blá blá.

    Semana passada ele me disse que aproveitou o repique da bolsa pra sair. Saiu com um prejuízo de quase 30 mil. Tomou um nabo nas ações da braskem, uma das recomendações da empiricús.
    Disse que agora a empiricús fala em uma possível crise de crédito. Então ele vai esperar a bolsa cair pra começar a comprar.
    Eu falei com ele que isso é especular. Mas o cara prefere ler os panfletários da empiricús. Foda-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah. Por isso que digo que de todas as filosofias de investimentos que já vi até hoje a do Bastter me parece ser a mais racional e "segura".

      Excluir
  18. Invisto 100% em criptomoedas. Longe de mim bancos e governo.

    Estou esperando o bitcoin falir como vocês falam. Até agora nada.

    ResponderExcluir
  19. Concordo playba.
    Mas como a galera ai ta dizendo.. não é pra qualquer um !!
    Principalmente pra esses joens de hoje que nao querem por a mão em nada..

    Um abraço meu camarada.

    ResponderExcluir
  20. Não quero incomodação. Imóveis, estou fora. Fazenda, casa, apartamento, terreno, só despesa, já pra comprar um imóvel ridículo de 70 mil o cara paga mais 5 mil de taxas em cartório.

    Prefiro aplicar tudo em tesouro pré fixado ou atrelado a inflação com juros semestrais ou não. Melhor coisa, rendimento garantido sem incomodação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aquilo que o Bastter fala. Legal fazer isso aí,acho totalmente válido.

      Mass.. Em um investimento desses, você recebe seu juro mensal, mas seu dinheiro não valoriza 1 real.

      Agora a terra em sí, além de te proporcionar renda, a tendência de valorizar é muito grande, assim como certos terrenos.

      Então se acontece alguma coisa, e o Dólar vai a 10, esse dinheiro que você tem no banco não vale nada e a terra vale muito.

      Excluir
  21. Oi gGrelo, pq o pessoal do fórum do búfalo te baniu?

    Qual foi a treta dessa vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaiz, eu não cometi nada de errado. Foi só incompatibilidade com algum moderador mesmo, provavelmente o Spectro. Mas tranquilo, não pretendo voltar ao fórum com outra conta tão cedo.

      Acredito que o fato de não ter algum tipo de Líder, como no fórum Bastter por exemplo. Faz com que vire essa bagunça aí,o cara bane qualquer um que não concorde com as idéias dele. Acredito que eu, assim como o Padilha estava sendo um dos mais ativos por ali.

      Hoje o único fórum que eu ficaria preocupado que se tivessem me banido, é o bastter.

      Excluir
  22. Concordo Peão, sou do Sul e sempre quis investir em um pedaço de terra, que dica você pode dar pra quem tá querendo comprar um pequeno sítio aí no Norte? E você sabe qual a média de preço do alqueire pra terras com escritura e registro?
    Abraços!

    ResponderExcluir