quinta-feira, 24 de junho de 2021

Reflexões sobre o livro Psicologia Financeira.

Muitos critícos estão dizendo que é o melhor livro de finanças dos últimos anos, e concordo plenamente. Que livro meus amigos. Podem ler sem medo.



Ando meio sumido daqui nesse último mês, assim como a maioria dos blogueiros. Eu percebi que esse tipo de recinto é coisa de quem tem muito tempo sobrando kkkk. 

Depois que o cara vai ajustando sua vida, escrever em blog se torna uma coisa sem sentido.

Eu mesmo sou um cara que vivi muitas horas da minha vida em redutos virtuais como fóruns blogs, redes sociais e afins. Hoje eliminei praticamente tudo.

Dessas abstrações que eliminei, excluir o twitter foi a melhor de todas. Rede social mais tóxica da história. Só idiotas dando palpites sobre assuntos que não estão no seu controle.



Inclusive, reforcei meu mindset em relação a isso, graças e esse livro que falei. Meu Twitter era 99% "finansfera" todo dia nego dando palpite sobre economia, ações, finanças, politica etc.

E eu percebi, e no livro fala isso, que aquilo só faz sentido para quem realmente está inserido no ramo do mercado financeiro. Consultores, marketeiros, todos querendo vender um cursinho para você ou fazer com que você bote seu dinheiro na corretora favorita deles.

Então, quando eu percebi que saber sobre economia, politica ou se ação x subiu ou desceu não iria mudar minha vida, eu decidi dar um basta.

Você é que mantém os faria limers. rsrs

No livro ele mostra que quase ninguém bate o mercado escolhendo ações individuais, e que para bater você tem que estar alocado por 10 anos. Eu só confirmei que aquilo não era para mim mesmo.

Primeiro que eu não tenho condições de deixar meu dinheiro parado 10 anos. E depois, eu não tenho tempo para estudar ações individuais sem atrapalhar no trabalho.

Ele fala também que todo mundo quer os 10% a.a na bolsa, mas ninguém quer pagar o preço de se aguentar uma queda, todos querem burlar o mercado tentando prever o próximo boom ou a próxima recessão. Esses se fodem sempre.

Acho que Bolsa faz sentido para quem é um funcionário CLT, médico, policial ou engenheiro. Como não tem onde empreender sua grana, melhor emprestar para o mercado. Mas o triste que muitos não tem noção do preço a ser pago. E quando a queda vem, são expulsos com prejuízo.

Sem contar que ele diz que Bolsa é algo relativamente novo na história, coisa de 2 gerações. Pessoas que viveram sua juventude 18-27 anos com mercado em baixa, tem tendência de nunca botar 1 real em bolsa. Enquanto quem viveu esses anos em Bull market, acha que aquilo é o segredo da riqueza. Louco isso né?

E olha como isso é verdade! Até pouco tempo, ninguém falava em Bolsa, e só se falava em tesouro direto a 14% a.a. Só foi o negócio parar de dar, que ninguém mais bota dinheiro em tesouro. E agora ta todo mundo alocado quase all in em bolsa. Hahaha.

Por fim é isso, leiam o livro.

Não se esqueçam que minha opinião é só mais uma opinião idiota de algum anônimo na internet. Não vai mudar sua vida em nada. 

Deus abençoe vocês.