terça-feira, 18 de setembro de 2018

Como é a vida em uma cidadezinha de interior.

Fala amigos leitores , voltando com os posts aqui na Blogosfera. Hoje eu venho com um tema pedido por um leitor anônimo aqui no blog , queria contar como é a vida em uma cidade pequena.
A Cidade que moro é mais ou menos desse tamanho.

Como muitos aqui sabem , sou filho de um empresário de sucesso em uma cidadezinha de aproximadamente 20mil habitantes. É uma cidade onde carece muito de infra estrutura e lazer. O Lazer do pessoal aqui é jogar bola e tomar tereré com os amigos. Também é uma cidade que contém muitas igrejas e muitos "Botecos" então é um verdadeiro contraste rs .



Aqui ao contrário da capital é uma cidade que todo mundo conhece todo mundo , todos são muito simples , andam sujos e desarrumados , são poucos que fazem academia. Oque eu vejo nas grandes cidades é as pessoas ganhando para viver de aparência , aqui muitas pessoas investem seu dinheiro em Terra ou gado. E são poucos que andam de roupas de marca e penteado da moda.

Quando eu cheguei aqui , eu estava morando na capital , estava fazendo faculdade e quase em uma semi-depressão lá por não ter nada disponível. Eu não tinha emprego , não tinha dinheiro , não tinha nenhum automóvel , só fazia faculdade..

Quando uma peguete me trocou por um cara de caminhonete lá , eu percebi oque realmente fazia a diferença no mundo. Foi aí que acordei para a vida e queria de qualquer jeito ir para o interior trabalhar com meu pai , porque sabia que lá eu teria dinheiro.


Abandonei a faculdade e vim ! Lembro que quando cheguei meu pai falou o seguinte


" Você vai ver , nunca mais vai faltar mulher para você aqui"



Como achei que seria

Realidade: Dá pra mim por favor 


E realmente quando cheguei e ninguém me conhecia , era "Carne nova" e tinha o status de filho do chefe , as coisas foram bem fáceis , namorei algumas mulheres bonitas. Hoje as coisas são diferentes , não sou mais carne nova e por estar tanto tempo como Peão , praticamente perdi o meu status. Mas acredito que isso não foi ruim ,querendo ou não estas coisas me deixaram mais humilde.Antes eu fazia questão de dizer que era filho do dono , hoje não . Hoje ando mais com minhas próprias pernas , tenho meus objetivos claros



Antigamente eu gostava de me sentir assim , estupava o peito para falar que meu pai era dono da empresa.


Confesso para vocês que eu gosto de morar aqui , só que eu realmente queria que a cidade tivesse uma estrutura melhor. Para mim aqui é bom por meu pai ter uma empresa , mas  se não tivesse eu iria embora. Eu ganho um salário razoável , tenho minha moradia , uma moto e dinheiro no bolso , além de perspectivas de crescimento , então eu realmente não me vejo morando em outro lugar.


Como meu pai diz " Cidade boa , é aquela que você tem dinheiro"


De nada adianta em morar uma cidade com infra estrutura top, shoppings , praças , mulheres bonitas e não ter dinheiro , você só vai ficar chupando dedo.


Meu pai se não tivesse saído da capital para arriscar em uma cidade pequena , talvez ele não estaria onde ele está hoje. E ele veio contrariado da primeiro mulher dele , que queria o conforto da capital.

Realidade da cidade grande , bem vestido mas sem dinheiro no bolso.

MULHERES, esse o grande o problema dessa cidade. Como disse , quando cheguei aqui vivi um tempo de fartura mas hoje vivo uma crise nessa área rs . O problema que aqui tem uma certa escassez de mulheres bonitas , porque ? quando elas completam 17/18 anos elas vão embora para outra cidade fazer faculdade , foi assim que perdi 3 namoradas. Então oque resta aqui são as feias/faveladas, mulheres casadas , e algumas medianas.As poucas bonitas que sobram são praticamente mini-celebridades , cobiçadas por muitos. Eu realmente fico maravilhado quando vou na cidade vizinha que é um polo estudantil e vejo tanta mulher bonita. Mas infelizmente aqui há falta dos "peixes graúdos"


Enfim , fica ai o meu relato de como é viver em uma cidadezinha , sei que bati um pouco na tecla de Mulher , mas esse é assunto que interessa todo mundo que eu sei rs.



Não vai se desenvolver não fdp para ver se pega uma dessa aqui.

20 comentários:

  1. Fui eu quem sugeri o post sobre cidades pequenas. Sugeri a você porque você já havia citado que morava em cidade pequena e nada melhor que um morador de cidade pequena pra falar sobre o tema.

    Moro numa cidade com menos de 10K/hab no interior do Sul do Brasil e já morei em cidade grande, tenho uma visão das duas situações, então baseado em minha vivência:

    EMPREGO/RENDA: Cidades pquenas até 15k/hab costumam ter mercado de trabalho limitado e com média salarial baixa, dependendo do perfil da região essa mesma realidade se expande a cidades maiores, tem cidades com 40, 50k/hab que também tem mercado de trabalho ruim.
    Nas cidades menores a Prefeitura costuma ser o maior empregador, as Prefeituras de cidades pequenas não tem planos de carreira atraentes ou benefícios além do salário, mas ainda assim é nelas que geralmente estão boa parte dos assalariados melhor pagos.
    Fora isso o comércio costuma ser pequeno e familiar e a agricultura geralmente emprega o restante da população.
    Há um ou outro médico, advogados e outros profissionais autonomos, assim como pedreiros e pintores.
    Quem se forma em cursos superior nessas cidades sem Q.I ou alguém pra lhe oferecer um emprego em pequenas empresas ou escritórios contábeis, de advogados ou consultórios de dentista, acaba tendo dificuldade de exercer a profissão em que se formou. Muitas vezes indo pra outras cidades da região ou mais distantes ou simplesmente desistindo de exercer a profissão e partindo pra outra.
    Há também funcionários do Estado como professores que geralmente tem padrão razoável de vida, principalmente aqueles que lecionam a 10, 15, 20 anos.

    Excessões: São excessões ao perfil acima, aquelas cidades nas quais estão instaladas grandes empresas (geralmente do agro e afins) como Cooperativas, Madereiras, Empresas de papel e celulose, Frigoríficos e usinas de açucar e álcool.

    TRANSPORTES: Cidades peuqenas não tem linhas regulares de ônibus dentro de seu terrítório.
    Quando tem são para fazer o transporte da sede do município para algum bairro rural. Geralmente são poucas viagens por dia e portanto com pouca disponibbilidade de horários.
    Entre cidade pequenas e outras cidades da região ou a capital de seus respectivos Estados a oferta de transporte geralmente não é ruim (em Estados mais estruturados), porém costumam haver poucos horários para tal.
    Há táxis, não há Uber.

    Mito: -Em cidade pequena o cara nem precisa de carro, dá pra fazer tudo a pé.
    De fato para quem mora e trabalha e/ou estuda na mesma cidade, pode se sim resolver quase tudo a pé. Porém em algum momento será necessário ir a outra cidade da região, ou a algum sítio ou bairro rural e aí se fica dependente do transporte que tem as limitações que citei.
    Fora que mesmo em cidade pequena a maioria das pessoas tem carro e/ou moto e sendo assim você nem vê essas pessoas na rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte 2.

      FESTAS EVENTOS E AFINS: Depende logicamente do perfil de cada cidade e região, tem cidades que pequenas que são razoávelmente agitadas nesse sentido e outras praticamente mortas.
      Cidades pequenas não tem muitos "points" geralmente são os bares, alguma lanchonete, ou festas em clubes.
      Tem cidades que tem eventos uma vez ao ano como Rodeios, no nordeste por exemplo há vaquejadas e o São João.

      Detalhes: - A maioria das pessoas que gostam realmente de festas e afins dificilmente se prendem apenas a cidade onde moram, até porque em cidades assim há um certo marasmo.
      os lugares são basicamente frequentados pelas mesmas pessoas, chega um momento que até enche o saco, se a pessoa gostar do ambiente, tudo ok, caso contrário se tem poucas opções.
      Aí entra também a necessidade de se ter um transporte próprio, preerencialmente um carro para poder ir se for o caso a outras cidades.
      Pra quem é baladeiro convicto o ambiente de cidade pequena enjoa facilmente. Quem tem mais condições faz trips aos fins de semana, indo pra capital ou litoral.

      Ponto Positivo. - Pra quem mora fora do centro da cidade há pouco poluição sonora durante as noites. Quem mora no centro pode sofrer um pouco com o barulho de alguns locais.

      MULHERES E CONVÍVIO SOCIAL: Essa é uma das maiores matrixes de quem imagina a vida numa cidade peuqena. Uma das maiores ilusões.

      O ESTILO DE VIDA DOS MORADORES DAS PEQUENAS CIDADES NÃO DIFERE EM QUASE NADA DE UM MORADOR DE SÃO PAULO OU OUTRA CAPITAL BRASILEIRA.
      Hoje está tudo muito parelho, a grosso modo todos tem as mesmas infrmações ao seu dispor e os hábitos são muito parecidos.
      Esses "caipiras" matutos que algums moradores de grandes centros imaginam estão em extinção. Em muitos lugares praticamente nem existe mais isso.

      Mito 1: -Esqueça mulher prendada, mulher excessão etc. Nem em cidade pequena existe mais isso.
      Aqui há divórcios, traições, mães solteiras e todo o combo de coisas relativas a relacionamentos que existem em qualquer outro lugar.

      Mito 2: Como disse o Playboy em seu post existe a seguinte frase: "Em cidade pequena tudo mundo conhece todo mundo".
      Não é bem assim.

      Sim, principalmente se você tiver raízes na cidade (pais, avós etc) as pessoas costumarão ter alguma referência ao sei respeito.
      Mas o cara que mra numa cidade grande ao ver uma frase dessa imagina o seguinte: Pô , em cidade pequena todo mundo é amigo de todo mundo, o pessoal se ajuda é gentil etc, etc. Vai nessa...

      Cidade pequena tem panelinhas, tem gente arrogante, gente boa, gente ruim, gente fofoqueira (não são poucos) e todo tipo de tranqueira que pode haver em qualquer grande centro.
      Nem todo mundo se cumprimenta na rua com um sorriso nos lábios.
      Por fim, não as pessoas não conhecem todo mundo e muitos se conhecem apenas superficialmente, o que no fim das constas não altera nada.

      Ponto Negativo: Tem mais gente cuidando da vida dos outros, curiosos e gente fazedo fofoca. Acho isso uma merda, mas paciência.

      CONCLUSÃO GERAL: Quem mora em cidade média/grande e nunca morou numa cidade realmente pequena não deve ficar dealizando um paraíso, paraíso na terra não existe.
      Sua vida numa cidade dessas pode ser melhor ou até pior que numa grande, isso depende de vários fatores.
      Pra quem é jovem e tem que fazer a vida, não recomendo cidade pequena, a não ser que o cara passe num consurso ao menos razoável.
      O ambiente porde ser favorável pra quem já se aposentou ou atingiu a IF ou quer mudar de vida e ponto final.

      Acho que cidades entre 80K e 500K hab podem oferecer um custo benefício melhor, mas isso depende do perfil de cada pessoa.

      Excluir
    2. ótimo comentário Anon , agregou muito ao post , talvez eu tenha esquecido de ressaltar alguns pontos que você falou , mas obrigado pelo complemente. Valeu.

      Excluir
  2. cidade pequena é para aposentadoria e tem que ter praia.

    Você aumentará substancialmente suas chances de chegar ao topo vivendo em uma cidade grande.

    odeio a falta de privacidade em cidade pequena e adoro ser um desconhecido na cidade grande.

    excelente post.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você em parte Tales. Cidade grande existe uma grande concorrência e isso estimula você a ser sempre melhor. Já cidade pequena a pessoa querendo ou não se acomoda e não saí do lugar , não tem ambição de nada , é oque eu vejo.

      Mas como eu falei , no meu caso é diferente , eu tenho uma oportunidade boa no interior , mas são poucos na minha situação , minoria.

      Em relação a privacidade , eu so acho ruim no ambito amoroso. Porque todo mundo fica sabendo quando voce ta saindo com alguém.
      Mas eu particularmente gosto de conhecer muita gente , ir em qualquer lugar e ter algum conhecido por lá. Enfim..

      Excluir
    2. Isso que o Palyboy citou é também um dos motivos que muitos moradores de pequenas cidades não se acostumam a morar em cidades acima de 300, 400 mil habitantes.
      O cara que mora em cidade pequena e é razoavaelmente ou muito conhecido em sua cidade, vira anônimo em cidades grandes e tem gente que não se dá bem com isso.

      Um empresário, fazendeiro etc. Vira anônimo em cidade grande e sua vaidade é duramente atingida nesse sentido.
      Não digo que seja o caso do Playboy, mas isso também existe.

      Excluir
    3. Muito fato anon. Eu sou um exemplo disso , não me sinto bem , sendo um "ninguém" na cidade grande.

      Excluir
  3. Taí um post bacana.

    Você mora pro lados de Rondônia? Botei o maps google pra umas cidadezinhas do nordeste, não lembro se foi norte ou nordeste, mas lembro que só dava pardinhas, e uma praça central assim. Os carros simples, e botecos e lojas sujos.

    Mas veja uma coisa: é verdade que a nata de mulheres de cidadezinhas sempre migram pra fazer a faculdade na capital?

    A média de altura na sua cidadezinha? homens e mulheres.

    Cheguei na parte que você disse que elas vão pra faculdade, pergunta respondida.

    A cidade vizinha é a que tem uma universidade?

    Essa da foto é bem mediana comum por aqui, alguns mais exigentes diriam submediana nota 5. Não senti nada hoje, mas deve ser porque ando com a libido baixa e perda de sono, esses dias.

    A libido é uma coisa importante, faz você querer dominar. Construir um rol de amizades com mulheres para aumentar o social.

    ResponderExcluir
  4. Olá Peão Playboy. Parabéns pelo blog e pelo post. Estou sempre por aqui lendo. Morei em cidade pequena na infância e adolescência. Depois saí e há 20 anos moro em Brasília. Abs e sucesso ai

    ResponderExcluir
  5. ACho bastante interessante estes post sobre cidades pequenas, desde a época do pobretão! Vivo numa cidade enorme, e apesar de ter achado muito bom conhecer umas cidades pequenas numa viagem que fiz ao nordeste (pode ler aqui: https://tyrantdesisto.blogspot.com/2016/07/pegando-estrada.html) não me imagino morando em uma...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É oque eu eu falei , tem os prós e contra. Cada um é cada um realmente. Abraços amigo

      Excluir
  6. só entrei para comentar que tenho uma vizinha igual da foto rsrs

    ResponderExcluir
  7. Fala Peão Boy! Simplesmente é o meu sonho, morar em uma cidade pequena, ganhando o suficiente para viver dignamente, ter uma hortinha para plantar hortaliças para sua subsistência, sem a encheção de saco de trabalhos em cidades grandes. Saúde não tem preço, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha Top velho. Eu confesso que não me vejo vivendo uma vida simples assim ,sou um pouco mais ambicioso. Abraços amigos

      Excluir
  8. Não tem como traçar um perfil definitivo de cidades pequenas. Elas são muito diferentes umas das outras em função de várias coisas.
    Distância de grandes cidades, economia, geografia (uma cidadezinha beira-mar é muito diferente de uma no meio do sertão do Piauí), etnia etc.

    Fui criado numa cidade de uns 5-8k habitantes do interior de um estado pobre, dependente de empregos da prefeitura (sem nenhum movimento industrial ou agropecuário). Um lugar onde ser filho de professor do município já era status. Ter um emprego de um salário mínimo num mercadinho era status (não é um cachaceiro vagabundo nem peão de fazenda).

    Hoje mudou muito, vou lá sempre e vejo como desenvolveu. Tenho muita vontade de morar numa cidade de médio porte, tipo uns 50k habitantes e não muito distante de uma grande cidade, acho que esse é o cenário ideal.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir