quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Será que compensa ir para os EUA ?

Fala rapazeada da Finansfera , hoje eu venho com um post sobre uma situação que vem matutando a minha cabeça nos últimos dias.

Acredito que o brasileiro tem 3 chances na vida para ficar rico: Imigrar , passar em um concurso ou empreender e prosperar.


Papai Trump está esperando nós imigrantes de braços abertos.


Há um tempo atrás eu fui á fazenda do meu pai e lá estava um homem trabalhando com seu caminhão , conversando com este homem , me disse que ja tinha morado 30 anos nos EUA e que tinha feito muito dinheiro por lá , e hoje estava no Brasil por realmente gostar daqui mesmo. Mas nessa conversa , ele me deu uma dica que eu nunca tinha pensado antes. Deu a idéia que eu fosse para os EUA ganhar dinheiro , explicou como era lá , como ele ganhou dinheiro . Confesso que fiquei bem interessado sobre o assunto , aí perguntei para ele :

" Será que compensa para mim ir para os EUA ? visto que eu tenho uma vida até tranquila aqui , trabalho de peão na empresa do meu pai , juntando os empréstimo chego a tirar até  4.000 por mês e tenho a expectativa de assumir a empresa do meu pai um dia ?" , Ele me disse que isso não importava , que por mais que meu pai fosse rico ,eu tinha que seguir o meu caminho , tinha que ganhar experiência de vida , falou para mim fazer pelo menos um teste de 6 meses lá.

Confesso que tenho certa afinidade pelo País americano , tanto é que o esporte que mais acompanho é NFL , então isso me despertou certa curiosidade , por ser uma coisa que eu nunca tinha pensado.

Depois disso procurei alguma coisa na internet , até que cheguei nisso: 

As loucuras do Liberador nos EUA.
https://legadorealista.com/forum/showthread.php?tid=1367

Resumo : Ele foi para os EUA sozinho , na cara e na coragem , chegou lá , deu trabalho de achar emprego , muito em vista de ter ido para a Flórida, onde se tem maior percentual de imigrantes . Por ele não ter porte fisíco não foi para a construção civil , onde se acha emprego com facilidade. Então praticamente passou fome lá.

Confesso que depois de ler esse relato fiquei um pouco desanimado até por se identificar com esse camarada. Eu também tenho extrema dificuldade com trabalhos braçais , não tenho nenhuma intimidade . Oque eu realmente sei fazer é atender bem o cliente , vender ! e lá nos States seria dificil desempenhar uma função parecida por eu não falar inglês.

Masss eu tenho um ás na manga que me ajudaria muito se eu fosse para lá. Eu tenho um amigo que vai para lá todo o ano , ele vai com visto de turista , passa 6 meses e volta. Em cada ida dele lá , ele consegue trazer para cá cerca de 50.000mil reais , ele trabalha como carpinteiro e recebe cerca de 4.000 dólares ao mês.

Só que pelo que vi ,serviço de carpinteiro também é muito ralado , diz ele que quem tem medo de altura , na primeira obra já quer voltar para casa , visto que carpintaria trabalha muito com forro , em prédios , além de ser perigoso.

Outra coisa que pode fazer não compensar ir mais para os EUA , é o fato econômico. Se o Bolsonaro conseguir realmente animar a economia como estou esperando , eu prevejo o dólar abaixo de 3.00 até ano que vem , aí possa ser que não compense mais ir para lá.

Então assim , eu tenho fácilidade de conseguir o visto por meu pai ser empresário e por eu ja ter dinheiro , mas sinceramente não sei se compensa eu ir para lá . Sair do meu conforto aqui para ganhar dinheiro lá. Eu não teria nenhuma dificuldade em relação a familia , ja que sou bem sozinho mesmo , não tenho mulher e nem tenho filhos , a minha maior dificuldade é trabalho braçal mesmo e fiquei cabreiro com essa questão da altura rs.

As vezes eu penso assim , se eu fosse um fudido aqui no Brasil , não tivesse nada mesmo , olhasse para um lado e para o outro e não visse nenhuma saída para ficar rico , eu iria na hora. Mas a questão que eu tenho alguma coisa aqui. Só que essa ideia tem bagunçado a minha cabeça , até porque eu não estou sentindo tanta confiança no meu trabalho ultimamente.

No começo do ano , eu sentia que não estava muito longe para assumir a empresa do meu pai. O Gerente dele não estava indo bem e eu estava assumindo a frente sempre , chamando a responsabilidade , só que por ironia do destino , as coisas começaram a desandar. O Gerente dele cortou esse meu fogo , me tirando responsabilidades , oque acabou me desanimando e ele também voltou a trabalhar bem. Meu pai esses dias até falou " Eu não vejo você como um Administrador/Gerente , acho voce um bom vendedor." Eu só não saio da empresa porque realmente ganho melhor que muitas pessoas por aí. Embora não seja totalmente contente com a minha função de peão/Bater horário , quero mais para minha vida.

Então assim galera , eu realmente estou confuso nessa questão , queria comentários dos amigos aí da Blogosfera sobre oque acham disso. Será que compensa eu passar umas "férias" nos EUA ? visto tudo que eu falei acima.

As vezes eu penso que eu realmente deveria seguir o meu caminho , saír da aba do meu pai e fazer o meu pé de meia. Mas não é uma coisa que tenho certeza.

Agradeço a quem conseguir me dar um norte , Abraços.

25 comentários:

  1. Olá PP,

    Cara, eu não iria para os EUA trabalhar de peão tendo uma vida boa aqui. Só um cara fudido que não tem nada a perder pode pensar nisso.

    Como você já sabe como funcionam as coisas aí. Já pensou em abrir um posto de combustível? É esse mesmo o seu ramo? Tem como ganhar dinheiro no Brasil. Sei que é complicado, mas há.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa , obrigado pelo comentário Cowboy , concordo com você sobre sair do Brasil. Essa questão do Posto , seria meu sonho , mas o capital é muito grande coisa de 1.5mi para abrir um posto com terreno , tirando que leva uns 2 anos para ele começar a funcionar , devido a Burocracia atual.

      Excluir
  2. Sem nem pensar duas vezes , a empresa é do seu pai portanto sempre terá porta aberta, aprender ou melhorar o inglês, ter uma experiência internacional.
    Além de tudo isso voçê pode fazer algum curso/treinamento de gestão sabe algum penduricalho pro seu currículo. EU me arrependo imensamente de não ter ido para Europa quando tive oportunidade.
    Quanto a trabalho vc pode arrumar coisas mais leves como cozinha , entrega de pizza e limpeza , mandar coisas pro Brasil no mínimo vc terá historia pra contar kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Então soldado , o meu objetivo para ir para lá seria unicamente dinheiro mesmo.

      Excluir
  3. "As vezes eu penso assim , se eu fosse um fudido aqui no Brasil , não tivesse nada mesmo , olhasse para um lado e para o outro e não visse nenhuma saída para ficar rico , eu iria na hora." - isso resume minha opinião.

    Adoro os EUA, mas após alguns meses morando em Portugal não sei se gostaria de morar lá devido a N motivos. De qq maneira não pense duas vezes, tire o visto e vá passear pra conhecer o país, fique uns 15 dias, tente fugir um pouco das zonas turísticas, fazer compras num mercado, ir num bar local, tentar se sentir como um morador. Depois disso tire suas próprias conclusões...

    Sem contar que esse ping-pong de 6 meses é muito arriscado, uma hora podem não te deixar entrar, cancelam seu visto e vc fica pelo menos 10 anos sem poder entrar no país.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Corey. Queria muito sua opnião sobre esse assunto aqui no blog e muito importante você ter me falado isso.

      Excluir
  4. Olá Peão! Cara, eu incentivo muito a você ir ao menos conhecer os EUA. Entre 2007 e 2008 fiquei 4 meses nos EUA, na Flórida, participando de um programa work and travel da CI. Trabalhei como caixa em uma loja de conveniência de Posto de Gasolina (7 eleven), outros brasileiros trabalhavam em restaurantes, mc donalds, estações de ski. O salário era o mínimo de lá, mas pode ficar tranquilo que era suficiente para se manter e ainda sobrava bastante (se vc for sozinho é claro). Hoje, estou casado com filhos e a idade já passou do limite aceito pelo programa. Então, recomendo fortemente a você se aventurar lá, pois depois, certamente será mais difícil você se propor a fazer essas coisas. Na época (2007/2008) era uma época ruim nos EUA, véspera do subprime, agora vejo que as coisas lá devem estar bem melhores, então achar emprego vai ser bem tranquilo, o nível de desemprego por lá está nas mínimas. Conheci brasileiros que trabalhavam ilegalmente lá, mas viviam uma vida normal, é claro que ficavam na sua, para evitar exposição e confusão também, sob pena de serem deportados. Depois nos conte o que decidiu afinal. Sds., Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Ricardo. Ainda estou pensando se realmente compensa , mas bacana sua experiência la na terra do tio sam.

      Excluir
  5. Olá, cheguei agora no seu blog, vi pelo blogroll do investidor concursado e cai aqui.

    Bem... Minha opinião pessoal de uma pessoa que não conhece vc e nem o seu blog, mas já posso te dizer que sim, vale apena imigrar pros EUA.

    Os EUA não são mais aquele pais da decada de 40, mas ainda continua sendo anos luz, um pais melhor do que o Brasil e toda america latina junto. Sem contar que é o melhor pais pra imigrar ilegalmente.

    Lá é o pais das oportunidades, seja ela qual for. Isso sem falar que os EUA é um dos poucos paises desenvolvidos no mundo que tem um custo de vida baixo. Vc pode falar que san francisco e new york são caros, mas imagine viver com um salario de 3 mil reais em são paulo? Não da pra nada.
    Com 3 mil dolares nos EUA, vc sobrevive, mas bem melhor do que no Brasil. Tem todo tipo de acesso a tecnologia, culura, ciencia, produtos, alimentos

    Eu pretendo ir pros EUA no ano que vem, irei juntar o maximo possivel de dinheiro, e tentarei um visto de estudante. Por lá pretendo trabalhar melhorar meu ingles e depois pretendo fazer um college por lá na area de TI e tentar me legalizar através de um visto de trabalho ou casando com alguma americana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Pais das oportunidades" Concordo e discordo ao mesmo tempo. Acredito sim que seja o país da meritocracia , mas por causa disso existe uma concorrencia muito forte , então voce tem que realmente focar e trabalhar dobrado para conseguir subir na vida. Acredito sim que la tenha uma qualidade de vida , qualquer pessoa consegue ter um carro , boa casa, saúde e lazer com poucos dólares.Só que a realidade que o dinheiro dos EUA tem valor mesmo é aqui no Brasa

      Excluir
    2. Cara, quando eu disse isso, eu quis dizer que qualquer um se dar bem lá.
      Veja o caso de alguns youtubers que trabalhavam na construção, lifty,uber, driver de pizza e veja a vida deles. Perguntem a eles se eles trocariam a vida deles por uma vida de classe media aqui.
      É só uma analogia, ok?

      Se vc for com uma mentalidade aberta, certamente da pra vc se sobressair até sobre os proprios americanos.

      Faz um college na area de TI ou saude e depois de 4 anos tenta algum emprego por lá. Ou arruma uma quenga, se vc nao tiver uma aparência razoável.

      Veja o caso do carlihos troll, o cara era um ferrado no brasil e foi pros eua e ficou milionário.

      É logico que o caso dele é muito raro e especifico, ele deu certo! Mas tem mto outros casos de brasileiros que fazem o minimo, e conseguem uma boa vida com emprego, bons salario, e dinheiro.

      É lógico que vale apena.

      Excluir
    3. Custo de vida baixo...hahaha esse conhece bem! Vem pra cá ilegal e vai limpar casa fudida dos americanos pra comprar um carro e gastar até o ultimo centavo em porcaria pq acha que aqui é barato! coitados..dá até pena!

      Excluir
    4. Anon 08:11

      Os EUA é de longe talvez o único pais desenvolvido com custo de vida baixo seu bostão. Compara com a europa pra você ver e até outros países como australia e NZ.

      A única coisa cara lá é o aluguel e só.

      Quem deve ta fodido aí é vc, se é que vc está aí kkk

      Excluir
  6. Será que compensa eu passar umas "férias" nos EUA ? sim, tá esperando o que? o q vc tem a perder hoje?

    abç

    ResponderExcluir
  7. Fala Peão! Os EUA são um exemplo de país, mas aí tem o que os amigos acima disseram, é meio páia fazer o bate-volta a cada 6 meses, também estou na mesma situação, não tão bem quanto você está aqui. Mas se você conseguir ir pra conhecer, ou conhecer a Europa para daí tirar suas conclusões é uma boa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Poster interessante como os que gosto de ler com tema: imigração ao states. Sim é um país respeitado pelo mundo, rico desenvolvido e afinitivo com todos (principalmente eu risos...)

    Sempre tive vontade de tentar a vida lá, gosto do país, gosto de sua língua só assisto canais americanos,só curto músicas americanas, entre tantas outras coisas que mostra minha afinidade com eles.

    Sempre quis ir pra lá, esse pedaço do texto se disse


    "As vezes eu penso assim , se eu fosse um fudido aqui no Brasil , não tivesse nada mesmo , olhasse para um lado e para o outro e não visse nenhuma saída para ficar rico"

    Bem resumido, eu não tenho o seu conforto e estou mais ferrado que você, por exemplo: meu pai não tem empresa, trabalha ganha mau paga pensão aluguel contas e não tem grana

    Já eu ganho 800 reais em sub emprego não tenho nada nem habilitação e nenhum estudo de nível superior. A única coisa que tenho é raiva do bostil

    Então seria ótimo pra mim ir tentar a vida, preciso me aperfeiçoar longe e quem sabe já aos voltar, pelo seu relato acho melhor você esperar um pouco sendo que está acima de milhões de betas pobres fodidos que nem emprego tem ou estão na situação imunda como a minha, espere para ver a porca economia nossa e seu destino.

    Gostei do blog e vou adicioná-lo ok

    Este é o meu
    https://anjorealista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Dá uma lidinha aqui antes de pular no "sonho"
    http://www.aposenteaos40.org/2018/11/como-funciona-o-imposto-de-renda-para.html

    ResponderExcluir
  10. Vc é doido fazer isso. Já é dificil pra caraio viver aqui legalmente, imagine como ilegal. Vc tem idea do custo de vida, SAÚDE?
    Não vejo a hora de voltar para o Brasil, só to esperando bolsonaro dar um jeito na petralhada e to voltando o mais rapido possible!

    ResponderExcluir
  11. Olá PP. Sou da Opinião que vir para cá ilegal não é o melhor caminho. Você não pode simplesmente ficar entrando e saindo a cada 6 meses por que agora eles sacaram isso e te barram na segunda vez que tentar fazer isto. A vida aqui não é esse sonho que te venderam não. Se ligue. Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Peao, Ola Executivo .... eu nao sabia que ja tinha "fake" do meu perfil. Isso significa que estou famoso ? Eu cliquei no perfil e esta redirecionando para o meu blog - vou considerar isso uma ajuda para direcionar leitores para o blog. Sempre legal ter um admirador.

      Agora, falando sobre a questão do colega Peao, eu acho complicado qualquer pessoa vir para cá sem ter os documentos em ordem. A pessoa ficar como turista e trabalhar pode gerar problemas - esse tipo de risco é para pessoas que nao tem nada a perder (apesar de eu nao concordar em ficar ilegal mesmo essas pessoas); mas quem tem emprego e um salário civilizado no Brasil, nao tem porque arriscar ficar ilegal aqui.

      Eu poderia ter vindo bem antes e ter ficado ilegal, mas nao vale a pena. E lembrando que USA tem uma cultura diferente e tem as dificuldades também - o custo de saude é altissimo, moradia nao é barato, voce precisa de carro para ir em qualquer lugar e o esquema de trabalho é bem puxado (ainda mais para quem esta ilegal) e tem uma cultura de competição muito forte e nem sempre muito leal e honesta.

      Eu viria para ca de ferias, tentaria conhecer mais lugares distantes dos turistas e se caso queira realmente estar aqui, eu começaria aplicando para estudar em uma faculdade (pode ser community college que aqui nao vale quase nada) para ter uma profissão certificada - como eletricista, por exemplo - e depois pensaria em uma faculdade para algo na area da saude. A demanda aqui é muito alta e as empresas tendem a patrocinar seu visto.

      Um grande abraço,

      Excluir
    2. Finalmente um comentario sensato de uma pessoa que mora aqui e nao dessa galera que assiste video no youtube de como eh a America
      Ps: vi que tu mora em Boca eu moro em Deerfield mas estou me planejando pra voltar pro Brasil

      Excluir
  12. Apesar de discordar que para ficar rico você deve passar num concurso público, eu acho que ir para os EUA é um excelente plano. Principalmente quando não se tem amarras aqui no Brasil.
    Morei nos EUA por 6 meses e digo que foi excelente. É um país maravilhoso. Qualidade de vida excepcional. Povo frio, totalmente diferente daqui do Brasil. Confesso que quando fui senti saudade daqui. Mas faz parte.
    Com dolar à 3,00 ou 2,00 sempre vai compensar. Principalmente se você quiser juntar dinheiro. Então, planeje-se muito bem antes de se decidir.

    Grande abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. Acho que voce é novo e deve sim buscar expandir seus horizontes. Se compensa imigrar eu não sei, mas pense em pelo menos passar uns meses de férias lá, veja com esse seu amigo se é possível ele o levar junto e arrumar uns bicos pra você.

    Tenho um amigo morando nos EUA, só que ele tem dupla nacionalidade então é outra vida. Ele vive me chamando pra passar um tempo lá e eu cada vez enrolo mais. Eu já deveria ter ido há muito tempo, a cada dia que passa as responsabilidades vão pesando e complicando mais.

    Quanto ao posto, não acho que vc deva almejar a gerência apenas, pense que no futuro vc pode herdar o posto como um todo (não desejando a morte do seu pai, mas esse é o curso normal das coisas)

    Pense nisso! Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia amigo vi seu post apenas agora, vamos lá!
    diferente de você eu não tenho tantos vínculos no Brasil, oque isso significa? ,poís bem significa que não tenho algo que me prenda aqui, como você tem o seu pai e tudo mais a questão da empresa também, vou tentar explicar o motivo que fez eu tentar meu visto daqui 1 mês e se Deus quiser conseguir dar esse próximo passo na minha vida, a minha cidade é uma cidade pequena, eu já trabalhei em grandes empresas, mas nunca tive grandes cargos e comissões aqui no brasil , o máximo que já ganhei foi entorno de 2,500 a 3,300 na CLT, no entanto , já o ramo de agiotagem me proporcionou uma renda estimada entorno de 7k a 10k, porém a preocupação que eu tinha era enorme..., então chegando nesse nivel de aporte eu percebi que, no brasil um rapaz jovem como nós para passar dos 10k ou tem de ter vindo de um berço esplendido ou ser um investidor por muitos anos ou algo do tipo, na realidade cada um tem suas habilidades, o meu caso foi sempre correr riscos e arriscar mais, sempre quis mais e graças a deus isso me da liberdade, muitos vem aqui e comenta que não vale a pena ou que vale a pena e é 100% garantido e na verdade não acredito que seja assi.
    você tem de encontrar um motivo para ir, o meu e não só enriquecimento mas a evolução pessoal como um todo, na minha cidade também já não vejo mais possibilidades de crescimento, você falou a questão do dólar também , não acredito que o dólar vai bater 3,00 até o fim do ano que vem. no máximo 3,20, mesmo que bata, você indo para a America agora daqui 1 ano talvez você já tenha desenvolvido uma profissão, tenho muitos amigos que foram e nunca voltaram ai entra a pergunta ... se é tão ruim por que ninguém volta? , tem muitos problemas na America tem sim mas lá é para os fortes já imaginou o nível de competitividade ? , uma coisa eu sei! , as pessoas mais velhas sempre tem mais conhecimento, como esse cara que te deu esse concelho, tem muitos que me deram para que eu fosse também para a America e tantos outros que disseram para não ir , as pessoas dificilmente te apoiam a deixar elas (FAMILIA e AMIGOS) elas se preocupam em te perder e parar de fazer parte da sua vida é um efeito pisicologico., agora para esses que dizem não vai e tals, precisa ver se talvez não sejam pessoas acomodadas ou pessoas que já estão com a vida feita ou simplesmente na zona de conforto em que eu acredito que 70% deles estejam.
    É fácil falar para o próximo não arriscar quando você é uma pessoa que já está estabilizada, de uma coisa eu sei quem vai para a America é para ganhar dinheiro ou evoluir como pessoa e só os fortes sobrevivem, porém daqui 10 anos você pode olhar para trás e se perguntar se tomou a decisão certa, poís ir para a America muda totalmente a direção do seu destino, e o universo de possibilidade só depende de você e das suas habilidades pessoais.
    Na verdade quem já teve sucesso aqui provavelmente tem grandes possibilidades de ter sucesso lá e quem é fracassado acomodado da mesma forma você escolhe os seus horizontes e mundo de possibilidades.

    ResponderExcluir
  15. Eu iria pela experiência de vida, mesmo que seu objetivo não seja ficar por lá. Seu QI vai aumentar 300%.

    Ficaria pelo menos seis meses.

    Você devia construir uma carcaça poderosa, pra tudo na vida ajuda, não só construção civil. Aproveita as chances cara. Qualquer coisa você volta pra asa do seu pai.
    Abraço!

    ResponderExcluir