quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Ganhar mais ou economizar no cafézinho ?

Ídolo

Fala rapaziada, hoje venho com um post rápido aqui no blog sobre um assunto que eu tenho visto com certa normalidade ultimamente.

Estou vendo várias pessoas, principalmente "Coachs" repetindo que o NEGÓCIO para ficar rico, não é economizar e sim GANHAR MAIS DINHEIRO.

Na verdade, o engraçado que até o meu PAI que é meu grande mentor, disse isso para mim esses dias para trás, quando eu estava em dúvida em comprar um carro caro ou não. Ele falou algo do tipo.

" Peão, para com esse negócio de querer economizar, vive sua vida, não se preocupe em economizar e SIM ganhar mais dinheiro com o trabalho

Confesso que essa frase me gerou algumas reflexões, e como eu já tinha visto ela sendo repetida por outras pessoas inteligentes, fiquei em dúvida, se ela é real ou não.


Eu acredito, que essa frase tem um pouco de verdade,mas não é verdade absoluta e talvez nem seja a maneira que a maioria das pessoas chega ao sucesso financeiro.

Porque olha o meu pai, ele quando não era rico, era conhecido na familia como o famoso " Mão de vaca" não ajudava ninguém e guardava boas quantidades de dinheiro. Inclusive, o primeiro empreendimento que ele comprou, foi graças a economias que ele tinha juntado na época, será que meu pai estaria onde está se estivesse com a carteira vazia? será que a oportunidade de comprar aquele empreendimento teria surgido? Enfim..  eu acredito muito na seguinte frase

" As oportunidades não aparecem para quem está com a carteira vazia" - O Homem mais rico da Babilônia.

Então assim, analisando muitos casos de empresários de sucesso, se vê muito esse tipo de abordagem, na verdade, isso sempre foi unanimidade entre os livros de finanças, agora que estou vendo uma abordagem diferente.

Então eu acredito que SIM, que seja importante desde o primeiro salário economizar certa quantia, e para isso, talvez seja necessário mesmo "cortar o cafézinho". Até porque, quando a pessoa ela ouve que não precisa economizar enquanto se ganha pouco, ela entra na zona de conforto e não faz nenhum esforço para sair dela, ela pensa " Não compensa economizar tão pouco dinheiro" e para mim, essa abordagem está errada! 

Porque por mais que seja pouco dinheiro, oportunidades aparecem quando você tem alguns trocados na carteira, seja um negócio aqui ou ali, isso é um fato, acontece com quase todo mundo. Já dizia um sábio.


" Negócios bons nunca acabam, oque acaba é o dinheiro" 

"Economizar no café não irá te deixar rico" O Problema que a maioria das pessoas entende isso como " Continue com seus gastos normais, só economize depois que estiver ganhando bem" 





É isso pessoal, qual a opinião de vocês sobre o assunto ?

23 comentários:

  1. Os dois são bons, mas se vc só tiver um, sua velocidade a riqueza vai na velocidade 1.0. Mas se conseguir os dois, sua velocidade é duplicada rumo a riqueza. Economizar deve ser um estilo de vida, mesmo ganhando um salário mínimo; ganhar mais é uma oportunidade períodica.
    Eu, particularmente, como ñ gosto de esperar, penso constantemente em conseguir os dois. Economizar é smp possível, ganhar mais, ñ.
    Economizar 10 real por mês, é economizar 1200 em 10 anos.
    Economizar $ Dinheiro é economizar tempo. Tempo é o ben mais valioso q temos.
    Assistam o filme "o preço do amanhã", em q a moeda de troca é o tempo de vida.
    Julius é um exemplo de um dos alicerces da riqueza: ECONOMIZAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Intelectual, a questão que ganhar mais é uma coisa muito óbvia, mas eu não vejo como uma pessoa pode ganhar mais sem ter capital para fazer os investimentos necessários.

      Excluir
  2. Concordo contigo,peão Playboy. Também percebo esta moda entre os coachs. Acho que o hábito de economizar deve ser exercitado desde sempre, não importa se ganhamos pouco ou muito. De grão em grão a galinha enche o papo, é o que dizem. Dependendo de quanto se ganha, cortar o cafezinho pode fazer muita diferença no final. À medida que a renda aumenta é que devemos deixar de controlar muito o cafezinho, mas passaremos a ter que controlar outros tipos de gasto, como saídas a restaurantes, cinema, etc. E depois disso, os gastos a serem controlados serão outros.
    Claro que não é saudável ficar que nem um bitolado, tudo tem que ter equilíbrio, mas o importante é ter o hábito de poupar.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Mago, a questão que quando alguém ouve o cara falando que o Cafézinho não faz diferença. O cara logo entende que não precisa economizar se ganha pouco! Aí o fdp não chega a lugar algum.

      Excluir
  3. Parabéns pelo Post Peão Playba.
    Você pode fazer as 2 coisas. A minha sempre me chamou de mão de vaca, mas eu poupava com coisas que pra mim eram supérfluas, tipo: trocar de carro, viajar todo mês .... Coisas que os outros fazem pra poder mostrar ao outro que esta bem, eu nunca fui mão de vaca ,sempre gastei no que eu gostava, antes era comida... Saia pra vários restaurantes e lugares pra comer. Mas sempre economizava pra fazer meus investimentos.

    Acredito que quando tem baixa renda, é interessante você poupar pra poder fazer um investimento em você. Um curso técnico, uma faculdade ou algum curso profissionalizante pra ter uma nova profissão ou fazer uns bicos...

    Um abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa questão de fazer um investimento em "você" é bem complexa, eu particularmente não iria por esse caminho. São poucos os cursos técnicos/ faculdades que te possibilitam receber mais por mês. Se fosse para fazer, faria para me tornar mais entusiasta, perspicaz na área de vendas. Mas isso você consegue de graça na internet.

      Excluir
    2. Fala Peão, acredito que um curso técnico de mecanica, eletrica, eletronica ou até um inglês mesmo muda a vida de qualquer pessoa.

      Eu sou exemplo vivo disso !!

      Um abraço.

      Excluir
  4. Fala Peão!

    Post bacana e direto.
    Tudo na vida é equilíbrio, não canso de dizer isso; o excesso sempre é um erro.

    Abs.

    Papai dos Investimentos
    http://papaidosinvestimentos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!!! Melhor focar em ganhar mais do que deixar de viver por causa de coisas simples da vida.

    ResponderExcluir
  6. Fala Peão!

    No meu caso, eu contabilizo até o preço do jornal de r$ 0,50 centavos do dia, dou muito valor ao meu suado dinheiro.

    Nesse pais, só de vc estar trabalhando e tendo seus benefícios assegurados já está de bom tamanho.

    No momento, nem passa pela minha cabeça em pagar uma faculdade, mas um curso técnico eu vejo com outros olhos. Educação eu vejo como um investimento, porém tem tbm seus riscos.

    Na minha opinião, compensa se abdicar de muitas coisas nos primeiros anos caso vc for jovem, depois de uma certa idade fica muito difícil viver igual um zumbi.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo garoto, eu acho que quando o cara está la no degrau debaixo do sucesso, ele tem que fazer de tudo para sair dessa situação e isso vale sacrificar alguns prazeres momentaneos.

      Excluir
  7. Acredito que existe fases da vida que temos cortar tudo mesmo para atingir alguma meta , gosto muito do livro O homem mais rico da babilônia.Dinheiro na mão é poder.
    Poderia citar também pai rico Trabalha e compra ativos e os rendimentos compra os passivos
    MEu plano é chegar nos 100k e usar os rendimentos pra alavancar outros negócios. Ainda assim não deixo de viver faço minhas viagens curto meus eventos tenho um carro .
    Enfim não quero reduzir meu padrão de vida,chegou a hora de aumentar a renda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li recentemente o Homem mais rico da babilônia, achei que era mais do mesmo, mas é um baita livro, muito valioso e esclarecido.

      Enfim, só acho que os Coachs não deveriam incentivar as pessoas A NÃO ECONOMIZ

      Excluir
  8. Fala, Peão. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Deve-se poupar sempre, independentemente de ganhar muito ou pouco.

    Ocorre que ninguém vai ficar rico ganhando 1k/mês. Impossível. Quem tá nessa situação tem que rebolar para ganhar mais.

    Mesmo que essa pessoa aporte 70% do salário, ela não vai ficar rica. E vai ter uma vida MISERÁVEL vivendo com R$ 300 por mês.

    Então é preciso compreender as coisas corretamente.

    Tem que aportar sempre, mesmo que ganha pouco? SIM.

    Quem ganha pouco tem que dar um jeito de aumentar sua receita? CLARO.

    Perceba que não são excludentes, as duas coisas caminham juntas. Não faz sentido colocar as duas coisas como antagônicas.

    O que alguns criticam como "mindset de miséria" é focar EXCLUSIVAMENTE em economizar dinheiro de pinga, sem fazer nenhum esforço para ganhar mais.

    Investidor Concursado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Mobral aportava na média de 1200 por mês, se não me engano. Frugalzão.

      Excluir
    2. Certíssimo, amigo. Economizar nos gastos do dia a dia é importante, mas tem um limite: chega uma hora que você não tem mais o que economizar, já está vivendo no menor custo possível, só quem é totalmente sustentado pelos pais consegue ter custo de vida zero, mas não é o caso de 99,99999% das pessoas. Chega uma hora que só o que resta é aumentar a receita. Devemos buscar sempre os dois.

      Excluir
  9. Legal a reflexão que o post trás.

    Pra mim, essa decisão vai muito do perfil e da ambição de cada pessoa.

    Pessoalmente eu evito comprar bebida no almoço, comprar café/lanches caros, mas permito alguns prazeres eventuais.

    Acredito que sou mais feliz assim, vendo meu patrimônio crescer todo mês, do que gastando sempre prol do "viver bem e sem pão-durice".

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que devemos seguir às duas coisas (poupar + e ganhar +).

    Eu sou daqueles que gosta de controlar cada centavo gasto, tudo vai para a planilha de gastos que eu faço a conciliação com a minha conta bancária, por isso preciso preencher todos os gastos. Minha preferência é gastar naquilo que é essencial, tenho meus pequenos hobbies, mas sempre que vou fazer algo que vai gastar dinheiro prefiro refletir um pouco se vale a pena e se realmente preciso, ainda mais quando se trata de algo que vai se tornar um custo fixo ou ter impacto por vários meses nos meus gastos.

    Acho que é plausível a ideia de ganhar mais, porém precisamos sempre refletir essa questão, existe uma questão de que quando ganhamos mais acabamos gastando mais, claro, não é necessariamente aplicado a 100% das pessoas, porém é sempre mais difícil manter o padrão de vida baixo quando temos aumentos salariais.

    O importante é ter uma vida financeira saudável e consciente.

    Sobre o que esses tais "coachs" dizem, eu só tenho pena.

    ResponderExcluir
  11. Ter controle é essencial, não significa que você não pode gastar... ao invés de ter um carro 0km de 120 mil pode-se comprar um carro mais simples, ao invés de gastar 300 reais em uma balada, porque não ir em algo mais popular? lembre-se que temos que viver também, não é só guardar dinheiro... mas óbvio que ostentar e gastar tudo por aí não vai dar em nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É questão de gosto. Tem gente q adora carro e prefere uma BMW, tem gente q não liga pra carro e compra um Celta q te leva pra tudo que é canto, mas sobra dinheiro pra viajar. Escolhas e escolhas

      Excluir
  12. Acredito que deve haver um equilíbrio entre o que se ganha e o nivel financeiro de vida que se quer levar. Não devemos viver soendo as unhas pra economizar até o ultimo centavo nos privando de absolutamente tudo, mas também não devemos querer uma vida luxuosa demais, pois temos a tendencia de nos acostumarmos com nosso nível de gastos e querer cada vez coisas mais caras e exclusivas, e isso vai nos forçar a viver correndo atrás de grana pra bancar estes gostos cada vez mais altos, enquanto não economizamos nada... Como disse no começo, temos que encontrar um equilíbrio, onde procuramos ganhar bem e viver de maneira simples mas sem se privar de absolutamente tudo.

    ResponderExcluir
  13. Fala, Peão! Concordo com o post, economizar é tão importante quanto procurar aumentar a renda. Eu por exemplo, continuo aportando firme e caso bata uma zika terrível e eu continuo com o mesmo salário pro resto da vida, a minha frugalidade terá me levado a um patamar mais confortável lá na frente.

    No entanto ganhar bem é importante sim, e aumentar a renda deve ser um objetivo constante em nossa agenda (junto com crescer intelectualmente e com boa saúde). Valeu, abraço a todos.

    ResponderExcluir