segunda-feira, 16 de março de 2020

Ordem e Caos, minha opinião sobre a situação atual

Esses tempos atrás eu fiz um limpa em meu Twitter, deixei de seguir todas as novinhas gostosas que me faziam bater uma de vez em quando e comecei a seguir diversos economistas pelo Brasil a fora. 



Um exemplo de novinha...

Confesso que foi um bom negócio,porque você acaba meio " convivendo" com essas pessoas via rede social e aprendendo muita coisa.

O único problema que eu percebi é que mesmo eu não tendo nenhum tipo de investimento que se afete com a situação de pânico atual, lendo tantas noticias ruins, acabo ficando com medo também.





É aquela história de pessoas que assistem muito esses jornais de noticias ruins que passa no horário do almoço, chega uma hora que a pessoa fica com medo de sair de casa.


Fica assistindo isso aqui todos os dias, e verá como o mundo é perigoso e cruél.


Mas enfim, está noite estava refletindo sobre todo esse cenário atual e me lembrei da Blogosfera e do grandioso psicológo Jordan Peterson.

Como é bom viver na ordem e como é ruim viver no caos. Esse mês acredito que foi oque menos teve atualizações de patrimônio mensais,e estava lembrando o como era bom ver todo mundo postando suas atualizações e felizes por estarem evoluindo.

Nesses tempos sombrio de CAOS não da para ter muito planejamento, algumas metas já não fazem mais sentido e a preocupação agora é não falir e ter oque comer.

Então é nesses momentos que lembravamos como eramos felizes e não sabiamos, por isso a importância da GRATIDÃO todos os dias em nossas vidas quando as coisas estão caminhando normalmente, ou seja, estamos vivendo na ordem.

Confesso que não sei exatamente oque esperar dessa crise atual, mas me parece fato que se não resolverem isso logo com uma vacina ou remédio milagroso, veremos uma grande crise e recessão pela frente.

Porque se chegar a acontecer oque está acontecendo na Itália no mundo inteiro, estamos literalmente fodidos.

Aqui na minha cidade, as coisas continuam rodando normalmente, como é uma cidade rural e as pessoas que trabalham tem pouco acesso a informação ou estão ocupadas demais em outras coisas para se preocuparem com isso, elas nem sabem oque é CoronaVirus. É marca de cerveja ? alguém vai falar.




Mas com os setores parando nos próximos dias tanto aqui, como no mundo inteiro, logo logo,essas mesmas pessoas começarão a sentir no bolso os efeitos desse virus. Porque se ninguém consome, não tem sentido de produzir, eaí que o bixo começa a pegar.


Demissões em massa, será esse o próximo passo?

O Mais interessante de tudo, que até o momento tem 200 casos registrados no Brasil e nenhuma morte e já esta tudo parando. Entendo que seja por precaução e apoio totalmente. Mas querendo ou não as noticias, os telejornais,assustam a gente mais que a doença em sí.

Se nesse momento não tivesse internet e essa chuva de informações que temos hoje, provavelmente 99% da população estaria vivendo normalmente, assim como aconteceu com outros Virus que já vieram antes desse, mas não tinhamos tanto acesso a informação.


Seu ZÉ preocupado com o novo COVID-19









5 comentários:

  1. Caríssismo Peão,

    O melhor exemplo que posso dar, e que poderia (digo poderia porque o mundo hoje está bem diferente) ser comparável é a Gripe Espanhola, no final da 1ª Guerra. O vírus era menos contagioso, mas, aparentemente, mais letal. Segundo o Wikipedia, contaminou 1/2 bilhão de pessoas pelo mundo, e matou algo entre 17 a 50 milhões de pessoas (há uma contagem que chega a 100 milhões de mortos, 5% da população mundial à época). Teve 3 ondas de disseminação, no período de 1918/1920.
    Na época, como sequer havia um entendimento grande sobre como/porque o vírus atacava, talvez não tenham sido adotadas as medidas que hoje vemos no jornal. De outra banda, embora a informação já circulasse (não tão rápido como hoje, mas já circulava), as pessoas não tinham tanta mobilidade global, o que ajudava a frear a expansão do vírus.
    Aqui no RJ, pelo menos, a preocupação é bastante grande, não com a doença em si, mas com a sobrecarga no sistema de saúde, combinada com a existência de muitos ambientes extremamente propícios à disseminação do nCov-2019. (coisa que era lugar comum em 1918/1920, mas que, hoje, na maior parte das conurbações, já é, relativamente, coisa do passado).
    Se a história ensina alguma coisa, é a de que os que conseguem sobreviver a estas catástrofes normalmente observam uma certa bonança econômica depois, até mesmo porque teremos (depois de tanta morte/tristeza) menos gente dividindo os recursos econômicos (meio frio, reconheço, mas é a realidade matemática). Basta pensar no New Deal (após o crash de 1919, que inclusive coincidiu com a gripe espanholha) e no Plano Marshall (em 45, após a 2ª Guerra). Em ambos os casos, a crise inicial gerou longos períodos de bonança econômica.
    Só podemos torcer para que a ordem logo se restabeleça.
    Forte amplexo e boa sorte aí!!! (que a COVID-19 simplesmente não dê a cara na estância!)
    Procurador Pão Duro (procuradorpaoduro.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, o grande "crash" na bolsa ocorreu em 1929, mais de 10 anos após a gripe espanhola.
      E o que se seguiu foram os anos da grande depressao da decada de 1930, a pior recessão do século XX.

      Excluir
  2. Respostas
    1. MARKETING já matou mais de 180 mil. Esse tipo de comentário é que me entristece.
      As pessoas parecem que fazem questão de ser do contra.
      Digo que o pior tipo de pessoa é a negacionista.
      Engraçado que a pessoa usa celular, anda de avião, anda de carro, usa computador, mas quando a ciência diz: vem um vírus terrível por aí, essa mesma pessoa desdenha da ciência.

      Excluir
  3. Esses vírus que vieram antes e as pessoas não tinham tanto acesso à informação era o que ajudava a manter a expectativa da população baixa... Que consigamos passar por isso com fé em Deus!


    Forte Abraço!!

    ResponderExcluir