sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Devo investir em ações? Quero opiniões.



Rapaziada, vou ser bem breve nesse post. Queria tirar uma dúvida com vocês e tomar logo um decisão.

Venho pensando seriamente em investir em ações. 

Tenho um certo patrimônio se acumulando em conta corrente e não estou tendo em que investir!

Conversei com meu pai essa semana e ele disse que talvez não compensaria investir em Bolsa, porque que eu poderia precisar do dinheiro a qualquer momento.

Ele disse isso, porque falei que o Bastter sempre aconselha a não tirar o capital da Bolsa para não ter que pagar corretagem e taxas.

Obviamente não pretendo investir todo capital na Bolsa, provavelmente uns 45%.

Mas pode acontecer de eu ter que investir em alguma coisa vida real a qualquer momento e precisar desse dinheiro

Inclusive estou pensando seriamente em comprar o programa do Bastter.

Visto que para mim a filosofia de investimentos dele parece ser bem sólida.

Olhem oque o Bastter diz sobre investimentos a curto prazo de 1 a 2 anos. 


Então minhaS DÚVIDAS são:


1 - Devo investir em ações?


2 - Devo comprar o Bastter System por 290Bolsonaros?


Agradeço aos amigos investidores que poderem dar seu feedback.

Inclusive podem ficar a vontade em dar sugestões de onde começar.

32 comentários:

  1. Peão
    Não sei qual a rentabilidade média do Bastter System, mas li um artigo que diz que no longo prazo é muito difícil bater os índices. O o próprio Bastter prega que devemos investir no piloto automático. Então, depois da uma olhadinha como funciona os ETFs e seus custos. Tem um artigo do aposenteaos40 muito completo.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bastter é stock picking... eTFs ele é total contra. Além disso o comum no BR é bater indices e não o contrario kkk, ibov = lixo

      Excluir
    2. Anon, ETF no BR não é só ibov. Existem índices de Small caps, dividendos e até mesmo o IVVB11 que replica o S&P500 pra quem não deseja investir por corretora de fora.

      Montando uma estratégia diversificada com 2 ou 3 ETFs, incluindo um que replique o ibov, é possível superá-lo.

      Stock picking não é a única forma de bater índice, inclusive a renda fixa é outra classe de ativos que deve estar presente na carteira como diversificação, no meu ponto de vista.

      Penso que os ETFs são uma boa forma do iniciante entrar na bolsa, sem correr tanto risco. Cada investidor tem um perfil diferente, e cabe a cada um estudar e ver em quais ativos se sente mais confortável em investir.

      Eu venho adotando essa estratégia de diversificação em ETFs aqui no BR há alguns meses, e até o momento estou superando o ibovespa. Quem garante que teria um resultado melhor fazendo stock picking? ETFs te oferecem diversificação a um custo baixo e risco menor.

      Abs!

      Excluir
  2. Se o interesse for investir no longo prazo (+8 anos) acho que vale a pena, mas basicamente acho que dois caminhos: ou via ETF's de Ibovespa ou S&P500 ou via ações com bons dividendos e com perspectiva estável no longo prazo.

    Não acho que deva comprar Bastter System.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
  3. Essa decisão é só sua, Peão Playboy. Como o próprio Bastter diz, ninguém é obrigado a investir em ações, e muita gente já ficou rica só com poupança + imóveis (as formas clássicas de investir, desde que o mundo é mundo). Como o próprio Bastter recomenda, você tem que entrar em ações aos poucos, estudando cada empresa com calma e vendo se te agrada e se te dá tranquilidade de ser sócio (isso é o que ele prega, a mentalidade de sócio, coisa que você não será com ETFs).
    Como sempre, a diversificação é o que salva. Não é seguro deixar 100% na Renda fixa / poupança / conta corrente, porque tem vários riscos aí : falência do banco, confisco estatal, roubo, hiperinflação, etc.
    Se você está pensando em investir "na vida real" (entendo que seja para abrir um negócio próprio ou comprar um imóvel/terreno) então sugiro separar a grana necessária na poupança ou tesouro, conforme a data que você espera que irá usar o dinheiro, e se sobrar algum dinheiro "sem uso", aí você diversifica, mas sempre estudando antes de entrar em cada empresa ou FII, sem comprar por impulso. Uma reserva de emergência na poupança também sempre é bom ter, porque ninguém sabe o dia de amanhã.
    Boa sorte na sua decisão! Abraço!
    Acho que 290 reais por ano é um preço bom para ser assinante do site.

    ResponderExcluir
  4. Fala Peão, investimento na bolsa é investimento sem prazo! Se vai precisar da grana pros negocios não complica, poem na poupança(Ah mas vou perder dinheiro mimimi bla bla, faz as contas q não vai dar nem 10 conto por mes)

    ResponderExcluir
  5. Tb sou assinante do bastter, acho q 290 anual pelo BS mais o acesso aos dados das empresas facilitados é bacana.

    ResponderExcluir
  6. Se vai resgatar o dinheiro em curto prazo, parece mais razoável deixar na renda fixa/tesouro direto. Se for comprar ação, tem o risco do preço oscilar para baixo no curto prazo e ficar no prejuízo.
    Quanto ao curso, eu não pagaria. Tem tanta informação de graça hoje em dia. Melhor pegar e guardar essa grana.

    ResponderExcluir
  7. A primeira coisa que você precisa focar é em amadurecer Peão. A cada novo livro que você lê você vem a internet dizer que agora vai ser assim ou assado, fazer isso ou aquilo...
    Mudar de ideia faz parte da vida, buscar novos conhecimento também, mas essa instabilidade de opiniões também não é muito boa, denota insegurança e maturidade, talvez você não perceba, mas os outros percebem. Tanto que outros já comentaram isso no seu blog.

    Se você ler um livro contando a história de uma prostituta que ficou rica, o que você vai fazer Peão? Nem arrisco dizer...

    Quanto as ações leia sobre o tema, comece a na medida do possível acompanhar o desempenho de algumas empresas na bolsa, tente entender os fundamentos básicos.
    Bolsa tem fundamentos, mas também muita especulação, pode ganhar, mas também pode perder bastante.
    Não se investe em RV por impulso ou modismo.
    Estude, acompanhe, pergunte sobre ações que você acha boas e a partir daí tome sua decisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, particularmente não concordo com a opinião de algum de vocês aqui do blog.

      Na visão de vocês, é ruim a pessoa mudar de opinião. Sendo que a mudança de opinião é exatamente um sinal de MATURIDADE e SABEDORIA.

      A gente está em constante movimento, sempre aprendendo coisas novas, evoluindo. Não somos o mesmo de 1 ano atrás.

      Não sei de onde vocês tiram essas idéias que a pessoa não pode mudar de opinião.

      E a leitura de livros é exatamente para isso. Para que possamos ter novas visões que não tinhamos na ignorância.

      Excluir
    2. "Mudar de ideia faz parte da vida, buscar novos conhecimento também, mas essa instabilidade de opiniões também não é muito boa, denota insegurança e maturidade, talvez você não perceba, mas os outros percebem. Tanto que outros já comentaram isso no seu blog."

      Acho que fui claro no meu comentário. Não disse que não se pode mudar de opinião.
      Mas a pessoa tem que buscar ter um pouco mais de firmeza em suas idéias, senão ninguém vai levar a sério.

      Você vai passar pela vida assim a cada mês mudando de comportamento, perspectivas etc?

      Mas no fim é você quem sabe. Ou não.

      Excluir
    3. Que nada Anon, deixa de falar besteira.

      Excluir
    4. Então demonstre sua sabedoria com argumentos. Opinião é opinião, se não aceitam pontos de vista diferentes não permitam comentários.

      Excluir
    5. concordo com anon
      tem q haver alguma permanencia pra se poder avaliar os efeitos da decisao tomada
      por outro lado, como ele e jovem , pode experimentar mudancas radicais sem grandes problemas

      Excluir
  8. Fala Peão! Se você quiser ir aos poucos para ver como que é, beleza! Eu fui meio na louca e agora estou muito receoso. O que vc tem que ponderar é que bolsa hoje em dia é mais especulação do que nunca, vc tem que escolher empresa MUITO boa, porque até as ruins estão valorizadas, daí até o crash foderal é dois palito. Agora vc é que sabe se vale a pena assinar o bastter. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, minha intenção em comprar o Bastter System é exatamente por isso. Também tenho receio de querer ir meio na louca seguindo ação de outras pessoas sem ao menos ter conhecimento a fundo do assunto.

      Excluir
  9. Olá Peão,

    Na minha opinião você deveria expor um determinado percentual da sua carteira em renda variável. Entretanto, você deve conhecer o seu perfil para que você possa ficar tranquilo.
    Comece com 10% do seu capital e vá aumentando a exposição de forma gradativa caso você possa achar necessário.
    Eu sinceramente acho a comunidade do Bastter muito bitolada no que o Ele fala, pois não aceita muito o contraditório. O foco lá é educação financeira de forma que você possa tomar a sua decisão.
    Se você não deseja estudar as empresas a fundo ou não tem tempo, sugiro você investir através de fundos de investimentos (fundo de ações- FIA ou fundo multimercados-FIM)
    Mas qual fundo de investimento é o mais adequado ao seu perfil? Vá no site da Vitreo, abra uma conta e escolha uma das opções que estará bem servido.

    Se eu estivesse começando e alguém me desse essa dica eu teria poupafo muito tempo e dor de cabeça

    Boa sorte e foque no longo prazo (5 anos no mínimo) ao investir rm ações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei seu comentário bem sensato Aportador. Acompanho suas postagens e sua caminhada e é admirável.

      Eu acredito que o conselho dos 10% sejá muito válido, creio que será isso que irei adotar.

      Aportarei 10% do meu capital parado agora e 10% dos aportes futuros.

      Pelo que vi, para mim, acredito que compense comprar o Bastter System. Visto que o Bastter alerta para várias armadilha incoscientes que nós podemos acabar cometendo.

      Excluir
  10. Peão, comece com ETFs e vá estudando aos poucos empresas sólidas para um futuro stop picking. Preferencialmente, comece com o ETf IVVB11 que replica o S&P500 dos EUA, pois como disseram aí, o índice IBOV é um lixo, embora no stop piking vc ainda consiga peneirar boas empresas para uma carteira de dividendos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então cara, minha intenção era mesmo investir em empresas sólidas.

      Excluir
  11. 1- não deve comprar nada que tenha gratuito na internet.
    2- Antes de querer entrar na bolsa, estude muito, muito mesmo, parte teórica, prática, casos de sucesso e fracasso, etc.., estou nesse mercado a 6 anos, e o que eu mais agradeço foram os ensinamentos, cultura geral, tive várias perdas e ganhos, mas o aprendizado que ficou é insuperável.
    Desde que começou a epidemia estou agora trabalhando com lançamento de opções coberto, por enquanto tem dado certo.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi. "Comprar nada que tenha gratuito na internet?" Hhaha.

      Enfim, quero ir pelo básico, sem complicação. Quero somente deixar uma parte do meu dinheiro diversificado em boas empresas.

      Excluir
  12. Eu investiria num mercadinho e aportaria em ações, espero fazer isso em breve...

    ResponderExcluir
  13. O estilo do Pobretão parecia ser bom...
    Acho que vale a leitura do blog dele.

    ResponderExcluir
  14. Ah ah ah ah
    Ah ah ah ah
    Prefiro ser essa metamorfose ambulante
    Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
    Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
    Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
    Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes
    Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
    Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

    ResponderExcluir
  15. Fala, Playboy. Blz?

    Estou começando na blogosfera e estou fazendo meu blog.

    Se puder ajudar a divulgar no seu blogroll, segue meu link:

    https://omendigocarioca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Tudo bem, Peão? O que aconteceu com o post das ações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mago, resolvi apagar. Mudei algumas posições. Acho que aquele post foi feito meio na Euforia.

      Excluir
  17. Eu demorei para entrar em renda variável, entrei e me dei bem, há várias subscrições em FIIs que vale a pena, enfim, tenho FIIs e ações, 1 ano e meio atrás não tinha nada disso...vale a pena sim

    ResponderExcluir