terça-feira, 6 de outubro de 2020

Reflexões de 1 mês investido na Bolsa.

Fala meus amigos, depois de 1 mês de ter investido em Bolsa, queria fazer este post para compartilhar com vocês algumas lições que ficaram dessa minha entrada no mercado financeiro.

Primeiramente eu queria dizer que para mim eu cometi um erro enorme em ter entrado no mercado financeiro.

Principalmente porque entrei com o objetivo de "Ganhar dinheiro fácil no curto prazo"

E sabe como é né? Parece que o Universo não perdoa quem tenta ganhar dinheiro sem esforço, sem estudo!

Pois bem, comprei minhas ações EXATAMENTE no dia que elas chegaram no PICO pós pandemia.

Principalmente Ações da Azul e CVC que são minhas maiores posições.

Caras.. Incrivel! Depois que comprei, só vi sangue no meu Homebroker! 

Devo ter desvalorizado uns 15% do meu patrimônio alocado lá.

Até tirei um pouco, vendi ações de Embraer e Smiles por falta de estudos emcima das mesmas. Comprei na emoção por serem "Aéreas" 

Como fiquei olhando o HomeBroker no Mês de Setembro.


Mas enfim , objetivo do tópico não é se lamentar, o erro foi cometido, e agora é esperar esse sangue 
virar alegria novamente, não irei vender na baixa, determinei um tempo até vender essas ações e espero pelo menos não perder dinheiro.

ALGUMAS REFLEXÕES

Com essa minha aventura, vieram algumas lições que eu não tinha aprendido ainda, via muito as pessoas falando sobre Bolsa e suas nuances, mas é só você passando pela situação com dinheiro real para você realmente saber oque é.

Hoje não condeno as pessoas que vendem na Baixa, é realmente muito desesperador ver seu dinheiro fruto do SUÓR DO SEU TRABALHO sendo derretido por noticias, politicos, doenças e etc.

Quem sobreviveu ao "Fim do mundo Covid" é realmente um GUERREIRO! 

Parabéns para estes camaradas.

Fico mais feliz ainda em ver os caras que aportaram X e tem Y na carteira, quase o dobro do capital aportado durantes os anos.

No mais, acredito que a exposição no mercado financeiro não seja para todos. 

O DIFICIL NÃO É CONSEGUIR RENTABILIDADE DURANTE OS ANOS, E SIM AGUENTAR OS PERIODOS DE BAIXA E PÂNICO!

Acho válido investir em Ações, desde que aquele dinheiro  que está lá não afete o emocional do cara. Que para mim hoje, é cerca de 10 a 20% do meu patrimõnio. Mais que isso, posso fácilmente me desesperar e vender na baixa.

Como o Bastter diz " Eu conheço pessoas que só investiram em Imóveis e poupança Ricas. Mas não conheço nenhum rico que enriqueceu com ações.


FOI BOM TE CONHECER BOLSA

Adeus vizinhança!


Mas no final da história, quando chegar o determinado periodo que estabeleci para minhas ações, 
provavelmente irei vende-las e não voltar mais para a Bolsa.

Porque irei fazer isso? Porque tenho oportunidades na vida real de investir meu dinheiro. 

Minha intenção nunca foi ficar alocado pelo resto da vida em Bolsa, eu sabia que uma hora eu teria que tirar para investir na vida Real.

Tinha objetivo de alocar durante 1 a 2 anos para valorizar.. Mas pobre menino, mau sabia que qualquer ação pode ficar estagnada durante esse periodo médio.

Como eu disse, tenho oportunidades de investir na vida real!

Apartir do momento que o dinheiro comece a sobrar como está acontecendo, oportunidades irão surgir.

Acredito que o caminho natural para mim seja.

Investimento na Empresa > Empréstimos Pessoais> Criação de Gado> Compra de Terra.

Tenho forte pressentimento que esse será o destino de minhas poupanças durante a vida.

Não são áreas fáceis de se trabalhar.

Com certeza seria muito mais fácil focar em meu trabalho e ter dinheiro valorizando em Bolsa.

Mas como eu disse, é muito bom quando está valorizando. Mas quando vocÊ vê seu patrimônio derretendo por causa de cagadas de outras pessoas.. Ahh Pa puta que pariu.. Sem condições! 

É Foda ter que depender de falas e atitudes de senhores como este para não perder dinheiro em ações.


Além de tudo, quero que meu dinheiro fortaleça o meio onde eu vivo, minha comunidade. 
Quero investir aqui e não em empresas que eu nunca nem vi de perto.

Na verdade, eu sempre tive um PERFIL de investidor e sempre procurei passar isso aqui no blog e investir em Ações não fazia parte do meu PERFIL! Quando eu quis sair fora do trilho, me fodi.

No mais, Parabéns ao Guerreiros do Mercado Financeiro! 

Deus abençoe todos vocês! 

32 comentários:

  1. Peão que pena que tenha tido uma experiência traumatizante.

    Mas confesso e até mencionei se não me engano no seu post de entrada na bolsa, que você estava entrando com muita ousadia, pegou empresas que são hoje apenas alvo de especulação, o ideal é entrar em setores e empresas mais sólidos e conservadores.

    Mas acho que você fez o certo em tentar a bolsa, se viu que não rolou, não tem o menor problema, segue para outro tipo de investimento o importante é que tentou. Tem muita coisa que dá dinheiro fora da bolsa, o problema é que virou modinha no Brasil falar em bolsa e investimentos no mercado financeiro, e o pessoal deixou de lado outros investimentos.

    Eu concordo quando menciona que pessoas ficam ricas investindo em outras coisas, eu conheço gente que ficou rico abrindo comércio, outros que investiram na compra, venda e aluguel de imóveis, gado, plantação de mandioca e etc. O que é válido e sem chance de erro é CONHECER o ramo que você está investindo, e nunca ir pelos outros e sim pelo que faz sentido pra você.

    Desejo bons aportes e bons resultados!

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
  2. Cara, você entrou totalmente com o midset de especulação. Viajou demais.
    Bolsa é lugar pra você construir um patrimônio no longo prazo e conseguir renda.

    Juros compostos é a 8 maravilha do mundo já diria Albert Einstein.

    Pegou só empresa bucha!

    Investe nos setores perenes cara BEST (Bancos, Eletricas, Seguradoras e Transmissoras de energia).

    Assina uma casa de análise e começa a comprar os ativos que os caras indicam e que estão baratos através da análise de valuation deles.

    Não tem erro meu amigo, com o tempo x aporte você fica rico se não se deixar levar pela especulação e investimento rápido!

    Espero que estude mais a bolsa, assista as aulas no instagram do Vicente Guimarães, Dica de Hoje, Fabio Holder....mas sei lá, se você tava aprender com o Bastter e não aprendeu nada...talvez o problema esteja em você que não soube captar a mensagem do cara. E olha que o Bastter dá esporro e joga na cara!

    Espero que não saia da bolsa, eu já investi em tudo e só nela encontrei o impulso e a força que eu precisava, claro...aliado a muito psicológico! Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente cometi um erro mano, confesso isso...

      Mas o principal motivo de eu não querer me manter na Bolsa não é o rendimento, as boas empresas e etc.

      O problema é quando chega o pânico.

      Mas mesmo se eu investisse cerca de 10% do meu patrimônio e tivesse imune a pânico, digamos assim.

      Acredito que esses 10% podem fazer falta nos meus investimentos na vida Real. Então há qualquer momento eu precisaria tirar, isso que é o foda.

      Excluir
    2. Eu discordo do ano. Pra mim, não precisa ficar gastando dinheiro com analista de mercado. Melhor ler o investidor inteligente e buscar as diversas informações que existem na internet, aprendendo a filtrar o que se adequa a sua realidade.

      Excluir
    3. verdade, a maioria dos analistas só erram
      se analista fosse bom, tava rico

      Excluir
  3. tem que ter mais paciencia ne? tu deveria criar uma aba no teu blog sobre a questao dos investimentos em animais hein? Muito interessante e vejo pouco sobre isso.. forte abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investimento em Gado é totalmente inviável se você não mora na região Centro-Norte onde se encontra pastagens com preços interessantes para se alugar. Do contrário, só consegue-se investir em gado, possuindo uma propriedade.

      Excluir
  4. Peão,
    Temos que fazer gestão de risco no nosso portfólio. Na bolsa existem empresas com menor risco de quebra e de oscilações. Geralmente, o pessoal aloca uma porcentagem maior nessas. A medida que a pessoa vai conhecendo o mercado, vai criando o seu perfil, que pode permanecer conservador ou mudar para arrojado, neste caso pegando empresas mais arriscadas, porém com possibilidades de retornos maiores.
    Uma pena que o mercado te marcou.
    Mas queremos saber dos relatos dos seus outros investimentos!
    abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Caminhando e Poupando..

      Hoje, nesse momento que escrevo esse post, o mercado está tranquilo, em paz. Não da nem vontade de tirar dinheiro da corretora. O Foda que como disse, o problema é quando vem o Pânico.

      Mas Realmente, esse negócio de boas empresas não oscilarem muito é interessante.. Já tinha ouvido falar de fundos também.

      Sobre meus outros investimentos, com certeza irei relatar aqui.

      Excluir
  5. Olá, Peão.

    Você não estava investindo. Você estava especulando. Como o anônimo comentou. Você só comprou empresas ruins. Deveria olhar o balanços das empresas primeiro. Bolsa não é para aportar. Muitos fazem e a maioria leva ferro.
    Há pessoas que ficaram rico investindo na bolsa. São poucas aqui no Brasil, pois poucos investem. A maioria só especula e sai todo depenado

    Eu continuo investindo em ações. Algumas deram errados, mas no geral estou indo bem.

    Cowboy Investidor

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Fala cara, eu te entendo perfeitamente, veja as postagens de fechamento do meu bog, fiquei quase 2 anos com quase nada em ações e fiis, entrei esse ano com a queda dos ativos em Março, deu super certo. além disso tenho entrado em Fiis nas subscrições onde o preço é baixo. Diferentemente de vários, eu acredito que o preço importa !

    ResponderExcluir
  7. Olá peão!

    É bom que esteja compartilhando isso, muita gente só olha os casos de sucesso na bolsa, mas não percebem que para cada 10 que ganham dinheiro, tem uns 90 que perdem, principalmente com o seu perfil, que é comprar ações sem um estudo prévio das mesmas, buscando dinheiro rápido.

    Mas, eu não acho que você deveria tomar essa decisão de abandonar a bolsa para sempre, nos negócios sempre todos ganham, um ganha dinheiro, e o outro ganha experiência. Minha sugestão é que estude mais a fundo as empresas que investiu, e tente entender que as companhias aéreas são um do setor mais tem empresas que falem e por isso mesmo investidores de longo prazo não gostam, mas para especular acho que tudo bem.

    O caso da CVC é diferente, obra do acaso, empresa fazia tudo certo mas veio a pandemia e acabou com o negócio dela, um pouco antes também já tinha acontecido algum outro problema mas não lembro mais o que foi, sei que vários clientes processaram ela.

    Enfim, continue compartilhando e estudando. O conhecimento é uma das poucas coisas que se multiplica ao dividir.

    Eu mesmo quando comecei a investir já tinha um grande conhecimento de bolsa de valores, e mesmo assim, cada pouco aprendo algo novo, basta olhar minhas últimas postagens no blog para ver meus dilemas.

    Também, eu acho que investir em gado é um ótimo negócio no Brasil!

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu entrei errado na bolsa mesmo. Mas foi bom para "sentir" o mercado e ver como realmente funciona as coisas.

      O maior problema para mim de investir na Bolsa, é precisar do dinheiro para investir na vida Real.

      Excluir
  8. É aquele negócio, se fosse fácil ganhar dinheiro comprando e vendendo ação, todo mundo estaria rico. Não existe almoço grátis.
    Pra mim, o problema foi investir no setor aéreo: a atividade econômica até pode ser perene, mas as empresas não são, vide Varig e outras empresas que existiram e faliram.
    Minha preferência é jogar dinheiro em banco e em empresa de energia. Esse dinheiro eu coloco e nem fico olhando cotação, não quero vender em um horizonte de pelo menos 10 anos. Quando eu compro, dou preferência para o melhor preço/lucro, entre outros critérios. A expectativa é quem em uns 10/15 anos eu receba em dividendos o equivalente a quanto eu paguei nos ativos. Se vai dar certo, não sei, mas há a possibilidade. Se der tudo errado, empresas falirem, república bananeira do bostil socializar tudo, aí faz parte do risco da minha escolha. De qualquer forma, só uma parte dos aportes vai para o mercado financeiro, num percentual que eu me sinto tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo com sua estratégia. Só que como eu disse. Eu acho que o problema não foi eu ter escolhido aéreas, até porque eu também tenho Bancos, Frigorifico e varejo também. Mas o problema não é o mÊs de setembro.

      O Problema que quando o negócio ta caindo, e você vê a merda talhando no noticiário. A vontade é de vomitar e tirar tudo de lá. Mas igual eu falei, com somente 10% a 20% do meu patrimônio lá, acredito que também me sinta tranquilo.

      Excluir
    2. Mas é claro, que para uma carteira de longo prazo, jamais teria aéreas.

      Excluir
  9. calma galera... daqui a pouco o Filho do Chefe volta pra bolsa no proximo post...

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho meu cartão ATM já programado e em branco para retirar o máximo de $ 10.000 para um saque ilimitado Estou muito feliz com isso porque eu recebi o meu na semana passada e o usei para obter $ 35.000. Fisher está distribuindo o cartão apenas para ajudar as pessoas a enviar e-mail Em: int.hackers002@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Peão,

    A bolsa é assim mesmo, bate um desespero na primeira queda, depois você acostuma hehehe.

    Mas assim, quando a ação cai, mas continua com seus fundamentos e/ou você ainda acredita que ela vai subir no futuro como você tinha previsto, é hora de aportar mais e diminuir seu preço médio, pra quando ela voltar ao patamar da primeira compra já estar dando lucros e quando atingir a sua meta inicial, ter ainda mais lucros.

    Tem que ter sangue frio, ela vai subir e descer todos os dias, por notícias, políticos, doenças e pela sardinhada seguindo recomendações de casas de análise.

    No começo você tem que colocar um dinheiro que não te faça falta, como se estivesse apostando, que fica mais fácil lidar com o desespero, com o tempo você acostuma com as flutuações.

    Entendo você querer investir só na vida real, porque o retorno é mais visível e você tem o conhecimento e as oportunidades para tal, mas não desista da bolsa já, dê uma chance, pelo menos use para diversificar um pouco seus investimentos.

    Você pode colher bons frutos com grandes empresas pagadoras de dividendos, juros sobre capital próprio, FIIs e alguns fundos. Estude mais sobre a bolsa e busque ativos que pareçam mais com seu perfil.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante Anon. Como eu falei no Post, talvez eu se mantenha na Bolsa com a 10 a 20% do capital. Mas o problema é se eu precisar dele na vida real e ter que sacar, posso levar fumo. No mais, acredito que você tenha razão, nenhuma crise é para sempre.

      Excluir
  12. Pra mim você começou certo, já começou aprendendo uma das principais lições na pele, 90% da bolsa é psicologia humana, aprenda isso e vc vai se dar bem! =)

    ResponderExcluir
  13. Peão, realmente você foi impaciente, teria sido melhor estudar com mais calma os fundamentos das empresas antes de entrar.
    No mais, você está certo: invista em coisas que você possui know-how (terras, gado, etc.). Ninguém é obrigado a ter ações. É como a frase do Bastter que você citou: tem muita gente que ficou rica com imóveis + poupança. Ter ações não é pré-requisito.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Cara, sinto muito por você, mas valeu a experiência. Te desejo boa sorte nos negócios.

    ResponderExcluir
  15. É aprendizado de qualquer forma. Espero um dia poder investir na bolsa também. Pq vc não tira uma quantia só para aprendizado? Por exemplo. Pega mil reais e fica o ano todo só com ele, ai vc vai avaliando quantos porcento ganhou em cada ação e no final do ano quantos % de lucro obteve, assim saberá da sua habilidade.

    ResponderExcluir
  16. Peão, o psicológico é que dita se você poderá ter benefícios com a bolsa ou não, via de regra. Eu sou pobre e tenho um baixo poder de aporte, ainda assim ver que o que eu aportei está com 30, 40% de queda não me afeta, pois sei que as oscilações do curto prazo desaparecem por completo em um recorte no longo prazo (30 anos). Claro, não dá pra pensar nem em longo prazo se você tiver a terrível sorte de pegar apenas empresas "ruins". Mas com algum conservadorismo, pegando empresas sólidas e ETFs, o longo prazo tem enormes chances de te trazer bons frutos através da bolsa.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Cara já tive maré ruim também, quando comecei a investir em 2009, nesta época perdi uns 80% do que tinha investido, depois disso sai da bolsa e só retornei no inicio de 2019, depois de ter estudado um pouco mais e ter aprendido que ações é para longo prazo e ter boas empresas na carteira, eu sei que tenho algumas empresas duvidosas, porem são com pequenos valores para ter altos ganhos. Torço ai por você, apenas não desista. Levante a cabeça e siga em frente.

    ResponderExcluir
  18. Olá PP,tudo bom?

    Cara, eu sou novato na bolsa, na verdade sou um filho do, como você descreveu, "Fim do Mundo COVID".

    Comecei a investir exatamente durante a o segundo Circuit breaker, e em termos de lucro com a valorização das ações, estou praticamente 0x0.

    Mas os dividendos tem aumentando mês a mês. E este é meu foco.

    Não invisto em aéreas, é um ramo de margens muito apertadas.

    Nem varejo sou muito fã, pelo mesmo motivo.

    O valor que eu aporto por mês não é apenas uma pequena parte do meu faturamento, mas não tenho problemas em ver o patrimônio oscilar.

    Como minha família teve grandes problemas com inquilinos, um FII que pode cair renda, MAS não vai me pedir para colocar dinheiro novo para manutenção por causa de algum inquilino FDP, já me deixa feliz.

    Não existe certo ou errado. Existe o investimento em que você mais se identifica.

    Parabéns por conseguir gerar tanta renda que dê para comprar até terras.

    Abraços do A.H.

    ResponderExcluir


  19. Cool way to have financial freedom!!! Are you tired of living a poor life, here is the opportunity you have been waiting for. Get the new ATM BLANK CARD that can hack any ATM MACHINE and withdraw money from any account. You do not require anybody’s account number before you can use it. Although you and I knows that its illegal,there is no risk using it. It has SPECIAL FEATURES, that makes the machine unable to detect this very card,and its transaction can’t be traced .You can use it anywhere in the world. With this card,you can withdraw nothing less than $4,500 a day. So to get the card,reach the hackers via email address : besthackersworld58@gmail.com or whatsapp him on +1(323)-723-2568

    ResponderExcluir