sábado, 27 de março de 2021

ACUMULAR PATRIMÔNIO?

 


Lembro que quando conheci a blogosfera, o mundo das financas, o livro do pai pobre e pai rico, eu tinha essa mentalidade de acumular patrimônio acima de tudo. Criticava ainda quem não fazia isso. 

Lembro até de um causo, de eu aconselhando um amigo a não comprar uma casinha própria com quintal para ele e sua família, porque ele deveria acumular. Hoje vejo que eu fui idiota em dar esse conselho a ele. 

Óbvio que ele não seguiu, e comprou a casa. Ele está feliz, a mulher também e a vida é isso.

Isso que é riqueza.


Por isso que hoje eu mudei minha opinião total sobre acumulação de patrimônio. 

Eu acho que o cara tem sim que construir uma casa para ele. Não por causa do aluguel, e sim para ter o prazer de chamar um lar de seu. Fazer do seu jeito. 

Não digo comprar esses apartamentos em grandes metrópoles, e sim casas com quintal e espaço. 

Hoje eu enxergo que construir uma casa, além do benefício de não pagar aluguel e ter um lar confortável. Você também protege seu dinheiro de qualquer tipo de besteira que o Governo fizer com a moeda nacional.

Eu mesmo tenho um capital bom acumulado hoje. Imagina se essa nossa moeda vira bosta igual o peso argentino ou o venezuelano? Pronto! Meu dinheiro vira merda. Enquanto uma casa não. 

Se meu amigo tivesse seguido meu conselho, hoje ele precisaria do dobro do dinheiro para comprar a casa de tanto que o dinheiro perdeu valor.

E vocês acham que isso não é uma tendência? no mundo inteiro? quem estudou um pouco de economia aí sabe oque vem acontecendo com o dinheiro mundial, desde que ele deixou de ter lastro em ouro.

Hoje vejo esses guris financeiros indicando proteção no exterior, bitcoin e etc. 

Porque eles não fazem oque sempre nossos pais e avós fizeram e deu certo? Construir casa e comprar terra? Porra e tão mais simples. 

"hUR DUR se você acumular 10 real por mês você vai ter 1milhão aos 70 anos"

Enfim, acho que passei uma pequena reflexão aí para vocês. 

Muitas pessoas dessa era da internet, dos fóruns financeiros, estão acordando agora assim como eu para essa verdade milenar  nesses tempos de incerteza. 

Esses gurus teóricos ficam aí fazendo contas que é melhor acumular e tal. Mas nada, eu disse nada, irá dar mais segurança para seu capital que uma casa/terreno/terra.

"Ain, você tem que bitconizar sua carteira, ele é seguro. Tulipas antigamente também eram. Nada jamais irá igualar Ouro e terras em valor no tempo."


17 comentários:

  1. Eu não ia comentar nada, mas seus posts e comentários instigam a que nos manifestemos.
    É incrível como você é instável e imaturo. Inclusive deletou seu último post.
    A cada momento é um novo livro, novo vídeo, novo documentário, um novo guru que você se inspira a pensar ou fazer algo ou simplesmente dar pitacos rasos sobre vários assuntos.

    Investimentos são escolhas, RF teve seu bom momento e esse passou, RV não é algo tão simples quanto possa parecer num primeiro momento, embora possa também ser uma boa opção de investimentos e é para muitas pessoas.
    Investimentos em imóveis sempre foram uma opção de investimentos, nas gerações passadas era o principal investimento para muitas pessoas.
    Os riscos oferecidos pelas desvalorização ou políticas econômicas existem, mas a pessoa vê esses movimentos acontecendo e se quiser muda suas estratégias posicionamentos e não coloca dinheiro onde julga que irá perder, simples assim.

    É imporatnte ressaltar: IMÓVEIS NÂO SÂO INVESTIMENTOS COM SUCESSO GARANTIDO, tem inúmeros casos de pessoas que precisam vender um imóvel, seja apartamento, casa, terreno, sítio ou fazenda e demoram muito a achar compradores, muitas vezes tem que vender bem mais barato que o preço pedido num primeiro momento para conseguir vender.
    Muitos proprietários esperam meses para vender seus imóveis, ou seja liquidez baixa. E se a pessoa estiver precisando do dinheiro a curto prazo?
    Nesses casos outras aplicações tem suas vantagens.
    No caso de alugar ainda há o risco de dor de cabeça com inquilinos que não cuidam do imóvel e atrasam aluguel.

    Concordo sobre a importância de se ter um imóvel para morar, mas obviamente conquistar isso depende do bolsa de cada um, para boa parte dos brasileiros a casa própria ainda é um sonho distante, conquistável por meio de financiamentos, que por sua vez exigem certa disciplina e renda compatível.
    Entre comprar um imóvel para morar e investir em outras coisas, optando por aluguel ou retardar a saída da casa dos pais é uma escolha, uma aposta, que pode dar certo ou não, é importante que as pessoas saibam o que estão fazendo e se souberem e assumirem os riscos tudo ok.
    Pra mim esse tipo de escolha faz sentido até uns 35, 40 anos a partir daí pesa não ter uma casa pra morar, mas essa é minha avaliação.

    Porque as pessoas não investem mais em terras ou outros imóveis como a gerações atrás?
    Você já viu o preço dos imóveis hoje? Já viu o preço das terras em locais agricultáveis?
    Não é investimento pra qualquer um e ao contrário do que pode parecer em seu post muita gente ainda investe nisso, é uma pequena parcela da população que opta por RV ou criptomoedas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra finalizar a compra de terras envolve outras coisas.
      Quem quer comprar terras para fins produtivos deve estar atento à diversas características do local como: Topografia, existência de água, se há estradas ou rodovias próximas e se essas vias são asfaltadas ou não, se há mata nativa que não pode ser derrubada, se a documentação está OK, se a estrutura está boa (cercas, barracões, currais, casa etc), a necessidade de se fazer uma análise da terra e se necessário fazer as correções necessárias com calcário e outros elementos etc.
      Não é "apenas" comprar terra.

      Excluir
    2. Concordo com você Anônimo. Esse cara não sabe nem o que fala.. Toda hora mudando de ideia. Fala um monte de coisa e sempre muda de opinião toda hora. Só dele falar que o BTC é uma bolha mostra o tanto que sabe sobre o sistema blockchain.

      Excluir
    3. disse tudo Anônimo28 de março de 2021 06:53

      Excluir
    4. Não vou me ofender com o seu comentário, porque acredito que você não teve a intensão de me ofender.

      Mas tirando sua explicação TEÓRICA sobre a coisa toda. Voce não conseguiu absorver o mais importante do post, releia ele denovo e talvez você irá compreender.

      Mas a parte que você disse que eu pulo de uma teoria para outro, de um guru para outro, dou pitacos rasos sobre vários temas foi importante para eu fazer uma reflexão sobre oque eu estou realmente fazendo aqui nesse blog.

      Sem contar que isso prova também que nesses últimos meses, principalmente de investimento em Bolsa, onde estive muito envolvido com notícias/Twitter. Assuntos totalmente fora da minha realidade, fizeram eu fazer posts totalmente teóricos e supérfluos.

      Isso só me dá certeza que faço certinho em me afastar mais ainda do mundo virtual.

      Excluir
    5. No meu comentário eu citei sobre imóveis para investimento e para moradia.
      Pode ler meu primeiro comentário que verá que eu citei que acho importante ter casa própria, principalmente a partir dos 35, 40 anos.
      Mas disse que até essa fase acho válido aumentar o patrimônio financeiro no maior valor possível e que a maioria dos brasileiros não terá condições de comprar imóvel até a idade que eu citei.

      Portanto eu entendi sim o objetivo do post. Mas ressaltei que cada um faz suas escolhas desde que arque com as consequências.

      Excluir
  2. Diversificação é a chave, terras, imoveis, exterior, bolsa, RF, quem ta diversificado sempre ta pegando um pedacinho da onda e protegido.

    ResponderExcluir
  3. Este é um testemunho que direi a todos para ouvir. Estou casada há 4 anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve um feitiço para tirar meu amante de mim e meu marido me deixou e os filhos e temos sofrido por 2 anos até que eu quis dizer um posto onde este homem Dr.Wealthy ajudou alguém e eu decidi dar a ele uma chance para me ajudar a trazer meu amor Marido para casa e acredite em mim eu acabei de enviar minha foto para ele e a do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro entrou na casa e eis que era meu marido e ele veio até mim e as crianças e é por isso que estou feliz em fazer com que todos vocês em questões semelhantes se encontrem com este homem e tenham seu amante de volta a você email: wealthylovespell@gmail.com ou você também pode contatá-lo ou whatsapp nele neste +2348105150446

    ResponderExcluir
  4. Uma crítica a esse mercado imobiliário são as porcarias que são anunciadas a peso de ouro. Para começar, apartamento é uma coisa que não me agrada: fica confinado em um lugar que não tem quintal, não tem espaço para tomar um sol, cultivar seu jardim, pagando condomínio que muitas vezes nem usufrui, tendo que aturar vizinho chato e reclamação de síndico. E esses apartamentos são vendidos a um preço caro, comprometendo o comprador por um bom tempo. Quanto às casas, as antigas que tinham terrenos grandes, vejo muito investidor que compra e faz um condomínio com 3 a até uma dezena de sobrados pequenos. Outra porcaria, não difere muito de apartamento, não tem um quintal decente, tem que aturar vizinho chato e não são anunciados baratos. Cada vez estão menores e mais apertadas essas casas. Aí vem corretor falar que é a nova tendência, que é minimalismo. A melhor coisa é ter uma casa espaçosa e com um belo quintal. Fora esses investidores que constroem jaulas e os compradores desses imóveis porcarias quase insalubres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Não me entra na cabeça esses apartamentos amontados. Isso não é lar.

      Excluir
  5. Não existe investimento perfeito. Mas concordo com o que você disse: considero que terrenos e imóveis representam mais riqueza do que ações de empresas, dinheiro, etc. Afinal, você não vive nas ações e nem come dinheiro. Com terras e imóveis você ao menos tem comida e abrigo. O fato dos imóveis estarem no geral com preços astronômicos é só um indicativo de que o dinheiro não está valendo nada e está rapidamente perdendo o pouco valor que ainda tem. Mas como eu disse antes, não existe investimento perfeito: enquanto que dinheiro e ações hoje em dia estão sujeitos a um fácil confisco por parte do governo, uma vez que são hoje em sua vasta maioria digitais, terras e imóveis são, pelo menos no terceiro mundo e nos demais países em que o povo foi privado de seu direito legítimo de se defender e portar armas, sujeitos a invasões por bandidos, m$t, etc.

    Diversificação é fundamental...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você compreendeu. Mas você sabe que o post não foi na questão da diversificação. E sim da importância de se proteger tendo pelo menos um abrigo.

      Excluir
    2. Sim, entendi isso também. Ter um imóvel para morar é fundamental, e conforme já escrevi algumas vezes, considero que faz parte da dignidade humana. Infelizmente na literatura financeira ("especialistas") são tantos autores que desencorajam e até dizem que ter imóvel é só perder dinheiro... parece até conspiração, não é?

      Excluir
  6. Falou mal do bitcom perdeu a razão. De resto concordo bastante com o anon 28 de março de 2021 06:53, mas, por outro lado, também acho a gana por acumular desnecessária. Geração de valor (engraçado falar isso quando meu investimento é basicamente em criptomoedas especulativas hahaha), empreendedorismo, são as melhoras saídas e as que mais deixam pessoas ricas de verdade.

    Abs!
    https://investindojovem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Fala Playboy, concordo um pouquinho com vc, ter a segurança da casa própria deve ser muito bom, mas discordo de outros pontos, pois rpa uma pessoa ter uma casa própria no mínimo tem que acumular um patrimônio. Não banalize a palavra acumular como obrigação de ter milhares de reais ou milhões, uma pessoa pode acumular patrimônio justamente pra ter sua casa própria e não tá nada de errado nisso.

    Investimento são opções pessoais, acho que cada um tem que fazer a sua decisão baseada unicamente nas opiniões próprias.

    Abçs

    ResponderExcluir
  8. Você não faz ideia de como Bitcoin funciona e da sua importância.
    É deprimente e sinceramente dá até pena.

    ResponderExcluir