sexta-feira, 19 de março de 2021

QUEM SAIU DEBAIXO, NÃO QUER FICAR POBRE DENOVO.

Fazendeiros da minha região.

Uma reflexão que fiz recentemente foi porque muitos ricos vivem como pobres e tem dificuldades em gastar o dinheiro?

Vejamos o exemplo do meu pai. Ele vive bem, compra as coisas que quer, mas ainda faz contas em diversos aspectos.

Esses dias, a esposa dele deixou de comprar limôes porque ele estava a R$10 o Kg. Ali eu vi um absurdo para um casal que tem patrimônio grande e anda de hilux.

Aí fiquei me perguntando, porque isso acontece?

Porque tantos outros como o meu pai, que tem milhões de reais em patrimônio vivem uma vida miserável, vive pedindo desconto e são muquiranas em tudo?

Aí eu cheguei a uma conclusão: QUEM VEIO DEBAIXO TEM MEDO DE FICAR POBRE DENOVO.

Isso mesmo.

Pessoas que nasceram ricas ou que tem profissões estáveis como médicos, juizes e serviços do alto escalão público, sabem que estão com a vida garantida e por isso não tem dó de gastar a grana deles, e por isso muitas vezes vivem melhor.

Comem bem, viajam, se vestem bem, carros bons, casas boas, não ficam olhando preço. Eles vivem como legitimos RICOS.

Rotina de um verdadeiro rico.

Quem teve que sair debaixo, trabalhando e economizando cada centavo que podia, sabe dar valor ao dinheiro e no fim, acabam tendo medo de ficarem pobres denovo.

Terem que se submeter a patrôes e fazer trabalhos que não querem como no inicio da jornada.

Querendo ou não, mesmo esses caras não tendo qualidade de vida, mas eles são livres, porque trabalham para eles mesmos e fazem oque querem.

FILOSOFIA BASTTER


Sempre concordei com o Bastter sobre a visão que ele tem sobre dinheiro.

Sobre o dinheiro servir para gastar, que quanto mais aumentamos patrimônio, devemos também aumentar nossa qualidade de vida. Se isso não for feito, pode  acontecer oque acontece com a maioria que acaba pegando amor ao dinheiro e se viciando em poupar.

Mas hoje, eu realmente entendo a forma de viver a vida desses ricos que sairam debaixo. Não da para julgar muito eles. Embora se os mesmos buscassem conhecimento poderiam viver melhor sem esse medo que os assombram pela vida inteira.

E sim, a maioria deles vai viver a vida inteira como pobre, sempre economizando e morrer rico em patrimônio. Até o último suspiro terão esse medo de ficarem pobres denovo.

10 comentários:

  1. E no fim deixarão todo aquele patrimônio para os filhos, e se chegar, aos netos, irão gastar tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso se no meio do caminho não se enrolarem com alguma biscate bunduda aproveitadora.

      Excluir
  2. O que sempre falo:

    Conheço muitos ricos que vivem como pobres, não aparentam a grana e o patrimônio que possuem.

    Conheço muitos pobres que vivem como ricos, ostentando do alto dos seus R$ 1.500,00 de salário.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  3. Acho que você quis dizer: "QUEM VEIO DE BAIXO TEM MEDO DE FICAR POBRE DE NOVO."

    ResponderExcluir
  4. Equilíbrio é a chave. Estão ambos errados, tanto os juízes que esbanjam quanto os fazendeiros muquiranas. Concordo que é necessário se dar um aumento no padrão de vida conforme se vai crescendo o patrimônio e a renda. O negócio é nunca gastar mais do que se ganha e aportar todo mês alguma coisa. Tendo aportado e estando livre de dívidas, o resto da grana de cada mês é para gastar mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Assino embaixo do comentário do Mago. Precisamos ter equilíbrio com tudo na vida, e com as finanças não seria diferente.

    Porém, eu pessoalmente penso da seguinte forma: não é porquê eu um dia venha a ficar "rico" que eu vou jogar dinheiro fora. Se o kg do limão custa R$4, porquê eu pagaria R$10? A não ser que existe algum custo de oportunidade envolvido, ou alguma outra razão que jusifique, eu também não compraria pagando um preço muito maior do que o razoável (tanto para 1kg de limão quanto para qualquer outra coisa).

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Muito boa essa análise. Eu me pego nesse dilema e sou ciente dessa situação, muitas vezes nego coisas "baratas" porque me ancoro em valores anteriores mas quando for ver isso não abate em nada meu patrimônio total. Espero eu que quanto mais próximo do patrimônio que eu busco menos eu farei isso, espero!

    Mas tb não julgo essas pessoas, como seu pai por exemplo, a falta de instrução e o medo são paralisantes, o ideal é realmente o equilíbrio, na minha visão gastar só pq pode tb é errado, da mesma forma que economizar mizeros 0,000000000001% do patrimônio.

    Abçs

    ResponderExcluir
  7. sim, sim... exclente! mas assim... eh bom ir curtindo o processo de enriquecimento em vez de ficar sendo frugal sempre

    ResponderExcluir
  8. Caro Peão: eu recomendo a leitura do livro O Milionário Mora ao Lado de Thomas J. Stanley. É um clássico de finanças pessoais. Ele mostra que os milionários não são quem a gente pensa e também não vivem do jeito que a gente pensa. Abraço e parabéns pelo trabalho no blog!

    ResponderExcluir