terça-feira, 10 de maio de 2022

Capital: Rentabilidade é uma ilusão?

Venho escrevendo muitos posts para mim mesmo nos ultimos meses, e esse achei que valia a pena postar.


Uma reflexão que fiz hoje foi sobre: produtividade e retorno de investimento.

Se partimos da premissa básica de que: Quanto maior a produtividade, maior a qualidade de vida das pessoas.

Então isso significa que se uma cidade todos os agricultores produzirem peixes e os mesmos não conseguirem exportar esses peixes, então significa que a populaçao daquele local terá que consumir esses peixes. Como há muitos peixes para poucas pessoas, esses peixes irão valer pouco.

A população desse local terá uma alimentação de qualidade por causa da quantidade de peixes a preços baixos.

Se o agricultor que produz esses peixes ficar preocupado com a rentabilidade do seu investimento, então provavelmente ele irá parar de produzir peixes. Talvez ele nem substitua por outra produção, ele somente não irá produzir mais peixes e resolva guardar esse capital ou deixar de utiliza-lo.

Mas se ele não fizer contas de rentabilidade, e só se preocupar com a quantidade de peixes que produz, para pegar mais retorno através da quantidade, então ele irá produzir feliz.

Não entendeu? Suponhamos que ele gaste 100.000 para produzir esses peixes e consiga um retorno no final de 1 ano de 105.000,00. Isso é um retorno de 5% a.a

Se ele se atentar ao retorno de 5% ficará desanimado. Mas se ele se atentar aos 5 mil de lucro que ele teve, então ficará feliz.

Acho que o mesmo exemplo vale para imóveis.



Se você fizer 10 novos apartamentos na sua cidade que equivalem a 1 milhão, e você alugue cada um a 350,00, provavelmente não terá nenhum desocupado. E irá livrar 3.500,00 por mês. 

42.000,00 por ano ou 4,2% a.a.

Se o cara falar que não compensa por causa da rentabilidade, ele deixa de ganhar esses 42.000 ao final de um ano. 

Óbvio que em muitas vezes esse capital tem um custo. Os bancos pagam para ter ele via poupança e cobram via empréstimos. Mas em muitos lugares, esse capital remunera até negativo. Então essa rentabilidade seria sensata. Oque eu quero dizer com esse post é que: Capital nunca é demais.

Mesmo que sua cidade seja altamente desenvolvida e você despeje capital nela via investimentos em imóveis ou peixes, isso significa que você vai tirar algum dinheiro, e as pessoas do seu local irão ter maior qualidade de vida.





17 comentários:

  1. Ganhar um pouco de dinheiro é bem melhor que não ganhar dinheiro nenhum , especialmente se não tiver um investimento mais interessante no momento .

    Essa seria uma estratégia interessante para quem deseja consolidar o patrimonio porque mesmo rendendo pouco , o valor continua o mesmo .

    https://blogderasratel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e não é isso? Óbvio que no normal existem investimentos melhores. Mas quem decide ficar só na sua zona local, também enriquece. Agora se o cara ficar encabeçando com rentabilidade, então ele nunca vai ficar satisfeito.

      Acho que o investimento que paga mais vale tanto para bolsa, como para empreendedores que decidem sair de suas cidades/países para investir em locais que dão mais retorno.

      Por exemplo: O Empreendor de imóveis alemão, que consegue pouco retorno em Berlin, decide pegar seu capital e levar para o Nordeste Brasileiro e construir hotéis de luxo na beira da praia. Ele provavelmente teria mais retornos.

      Excluir
  2. ". Os bancos pagam para ter ele via poupança e cobram via empréstimos."

    - não é bem assim (vide "multiplicador bancário").
    o dinheiro sai de graça para os bancos

    ResponderExcluir
  3. Que texto mais sem pé nem cabeça

    ResponderExcluir
  4. Peão,

    No meu pensamento, temos calcular a rentabilidade para saber o custo de oportunidade entre duas propostas, por exemplo. Inclusive acho que isso deveria ser ensinado nas escolas em matéria de finanças pessoas -investimentos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... mas o que eu entendi dessa história toda do peão, é que não vale a pena ficar girando o patrimônio em busca do investimento mais rentável do momento, se fizer isso nunca terá paz. Abs

      Excluir
    2. Sim, essa foi uma das conclusões. Mas a principal é sobre o capital.

      Muitas vezes, por acharmos que estamos em um local desenvolvido, não cabe mais desenvolvimento. No caso dos imóveis, você pode falar: Ahh já tem moradia demais nesse local.

      Você tem duas opções: Construir mais moradias neste mesmo local ao troco de uma baixa rentabilidade, mas de qualquer forma terá lucro.

      Ou procurar rentabilidade maior em outro local que falte moradias.

      Mas oque eu quis dizer que sempre há espaço para produção e lucratividade com o capital, só não há espaço para altas rentabilidades.

      Excluir
    3. Está certo Peão, eu refletindo sobre essa questão de rentabilidade hoje também, e a nossa bolsa brasileira não tem dado bons retornos, pelo menos olhando o IBOV... enfim, é difícil manter a estratégia por um longo período se a rentabilidade for ruim, vou escrever algo sobre isso no meu blog. Abs

      Excluir
  5. Eu entendi o ponto da sua divagação! Mas no final lendo os comentários, me lembrei de uma canção...

    "Colhendo cogumelos na varanda de cristal
    Avenida paralela toma forma de aspiral
    Colhendo cogumelos pra fazer um chá legal
    Ficar muito louco, curtindo um visual"

    Abraço Peão!

    ResponderExcluir
  6. Sim, ficar medindo a rentabilidade ao invés da riqueza / patrimônio acumulado é como focar em uma árvore ao invés de olhar a floresta.
    Muita gente deixa de ganhar dinheiro por que pensa que um percentual pequeno não vale a pena, e ironicamente prefere não ganhar nada do que ganhar pouco.
    Um exemplo que me vem à mente é o dono de supermercado que prefere perder dinheiro e jogar mercadoria estragada fora do que vender com desconto enquanto ela ainda está
    na validade e ganhar alguma coisa (ou pelo menos não perder tanto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Mago, boa analogia com o dono do Supermercado.

      E assim, eu nem falo tanto do cara ficar parado. Mas as vezes o cara prefere correr mais ricos (Na bolsa por exemplo) por uma rentabilidade maior mas duvidosa, do que investir no imóvel na sua cidade que terá uma rentabilidade baixa, mas pelo menos é mais seguro. Além do fator criação de riqueza na sua comunidade local. Que eu também considero um fator importante. Nem tudo é dinheiro.

      Excluir
    2. Eu não to criticando quem investe em bolsa. Mas hoje acredito que bolsa não é para qualquer um. Não são todos que tem psicológico e estômago para lidar com aquilo ali. No final, para a maioria é como um verdadeiro cassino, mesmo que o projeto seja de longo prazo.

      Excluir