segunda-feira, 25 de julho de 2022

É quase impossível ficar rico casado, mas...

Fala meus amigos da Finansfera, fire$$ e mustachians rsrs. Resolvi fazer esse post por que eu finalmente casei. Sim, amarrei meu burro no pasto É uma nova fase da minha vida que posterguei por bastante tempo. Afinal, foram 5 anos de namoro, entre várias idas e vindas. 

Para tomar essa decisão, primeiro tive que matar os meus demônios. Segundo, ter condições financeiras. 

Os últimos 3 anos eu não fiz atualizações financeiras aqui no blog, mas foram anos de vaca gorda. Com nosso comércio prosperando em tempos de commodities em alta. Ganhei salários que nunca imaginei na vida, e fiz um belo pé de meia que me permite ter um custo de vida relativamente alto em comparação com os 1.500/mês que já vivi há 4 anos atrás.

Mas uma coisa interessante que venho percebendo nessa nova etapa da minha vida, é o quanto é difícil economizar em um casamento. A verdade que grande parte das mulheres não tem o mesmo olhar financeiro que a gente, elas só querem comprar.

E eu não acho que isso seja ruim. Já ouvi relatos de homens que tem mulheres muquiranas em casa e que não costuma dar muito certo. 

Dois muquiranas em uma casa = qualidade de vida miserável.

Sim, todas as coisas que vou comprar, eu coloco um olhar financeiro, que minha mulher não tem. Mas, em contra-partida, ela tem um olhar não-financeiro, e no final acaba sendo uma boa decisão, que melhora o ambiente ou a qualidade de nossa vida.

Isso só é possível por que tenho condições, alto salário e dinheiro sobrando em aplicações que rendem juros.

O desejo de ser rico e não depender de ninguém.

Eu acho que seria infeliz se tivesse tendo altos gastos e ainda não fosse levemente "rico". Por que o desejo de ser rico e independente sempre esteve em mim. E quando você tem uma família para tratar com um salário médio do brasil, essa é uma tarefa difícil. Quase impossível. Eu percebo isso agora que eu casei, nunca tive essa visão.

Quando se é solteiro, você aperta o cinto, come mal, economiza gasolina, não tem bons móveis, e só acumula grana. Casado, a coisa muda, você não quer negar alguma coisa para sua mulher, você quer prover ela. 

Mas você ganha uma Rainha.

Na verdade, nunca tivesse mentalidade de provedor, sempre fui muito egoísta, mas aprendi e estou aprendendo que essa é uma das melhores armas para ter um casamento feliz. Quando você da oque sua mulher quer, ela te trata com um Rei.

Já disse um amigo meu: "Não tem nada mais que acaba um casamento do que o brefo" 

E concordo plenamente com ele. Sem dinheiro, tudo fica mais difícil.

Por fim, se eu aconselho os jovens a casar? Depende do seu objetivo. Se você quer ficar rico, casamento não é uma boa ferramente para alcançar isso. Pelo menos na minha humilde opinião, sei que tem quem discorde. Sei também que o casamento é um freio para homens sem auto-controle que gastam tudo com puta ou cachaça, não é o meu caso.

O Caso do Mr.money Mustache

Do outro lado, eu vejo caras como o Mr.money Mustache que era casado com uma muquirana também, e a vida deles não parecia ser tão feliz assim. Não pareciam ser o casal do ano. Tanto é que se divorciaram. A vida não é só produzir, também temos que consumir as benesses dessa civilização moderna.

Não é querendo falar mau do cara, por que cada um vive da forma que quer, mas oque adianta acumular aquele tanto de dinheiro, e não conseguir gastar nem metade dos dividendos mensais? Simplesmente não consegue, a cabeça acostumou a economizar em tudo. 

Mas oque eu aconselho de verdade é que se você encontrou uma boa mulher e decidiu casar, não fique de muita muquiranice, fique rico para prover o melhor para ela, você terá uma rainha dentro de casa. Se ainda não ficou rico, pense duas vezes antes de casar se seu objetivo é ficar rico financeiramente.


15 comentários:

  1. Fala Playboy! Cara, sou casado a 5 anos. Me casei com uma mulher que se parece comigo, não somos muquiranas mas também não saímos gastando tudo. Damos valor ao nosso dinheiro suado!
    A minha esposa trabalha e isso é ótimo pois ajuda em casa, aqui ela não é rainha e eu também não sou rei, somos um casal normal que tenta viver, poupar e investir pro futuro.
    Quando casei a minha esposa queria financiar um apartamento, mostrei pra ela que não valia a pena e ela concordou. As mulheres realmente agem mais pela emoção do que pela razão.
    Aqui em casa é tranquilo. Chega um hora cara que você não aguenta mais economizar, é preciso viver um pouco. Equilíbrio é tudo. Passamos um pouco dessa fase inicial.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa esta postagem , boas dicas para serem meditadas por solteiros como eu .

    Gostaria muito de ler mais depoimentos sinceros como este na blogosfera de finanças .

    https://blogderasratel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. São poucas as mulheres, aliás são poucas as pessoas que merecem esse esforço.
    "Você terá uma rainha" Se a mulher em questão não for uma "rainha" antes do casamento não será depois de casada que se tornará uma.
    Questão do casamento é uns 80, 90% humana, só 10 ou 20% é financeira. O fundamental é encontrar alguém com quem você acredite que possa construir uma vida a dois.
    E depois de casado saiba administrar essa relação de forma saudável.
    Do contrário seu casamento vai ser uma merda sem ou mesmo com dinheiro.

    ResponderExcluir
  4. https://clubedospoupadores.com/educacao-financeira/meu-casamento.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, relato tenebroso heim? Acredito que seja mais ou menos isso mesmo, embora não concorde totalmente com as dicas do blogueiro. Embora sejam dicas muito sensatas, financeiramente falando.

      Eu digo que não concordo porque nem tudo é dinheiro também. Isso eu aprendi. Se você começar a idolatrar muito o dinheiro, vai morrer cheio de dinheiro sem familia, sem nada.

      Os casais que já vi que separam dinheiro, QUASE NUNCA DÃO CERTO! Isso porque não é um casal, e cria um ambiente de separação dentro do relacionamento, é cada um pra um canto, isso pra mim não é relacionamento, melhor nem casar.

      Oque eu vi de errado nesse caso relatado, foi a total passividade do camarada com a mulher dilapidando seu patrimônio, ele disse que não sabia de nada. Como pode isso? A mulher perder tudo e ainda se endividar em 1 milhão.

      Só o fato dele precisar da autorização dela para trabalhar, já mostra o quão molenga ele é.

      Por fim, como eu disse, nem tudo é financeiro. Abrir a mão para sua esposa, pelo menos no meu caso, está me trazendo frutos não-financeiros.

      "Qualquer um pode ter uma casa, mas só uma mulher transforma ele em um lar" Ícaro de Carvalho.

      Excluir
    2. O próprio Buffet falou em uma entrevista que achava que a sua mulher gastaria tudo que ele ganhasse. Por que mulher realmente é assim, elas gastam. Se o cara não ter o pulso para segurar nunca terá nada.

      Mas quando você tem condições de dar uma vida melhor pra ela, compensa.

      Excluir
  5. Eu não sei se eu dei muita sorte ou não, na verdade a minha esposa tem preguiça de estudar, e por isso ela não tem perspectiva de ganhar um alto salário se for trabalhar fora... no final, combinamos que ela vai cuidar da casa, e eu pago as contas, legítimo sistema antigo.

    Se ela fosse trabalhar fora e contratássemos faxineira, provavelmente seria trocar 6 por meia dúzia. Então no final ela assumiu este serviço. Até agora tem funcionado muito bem, estamos 14 anos juntos e felizes. As vezes eu fico triste pensando que ela poderia colaborar mais se fosse trabalhar fora, e ao mesmo tempo aposto que as vezes ela fica triste porque eu não ajudo muito em casa, e no final nós nos entendemos muito bem.

    Agora estamos na fase de ter filhos, em breve nascerá o primeiro, e acho que o fato dela poder ficar em casa e cuidar das crianças vai ser bom financeiramente também, pagar creche ou babá com certeza seria um peso extra no orçamento e não seria tão bom pra criança quanto ter a mãe.

    Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  6. dinheiro e relacionamentos se completam

    abs!

    ResponderExcluir
  7. Uau, que mudança peão. Parabéns!!!

    Boa Sorte nessa nova fase!

    ResponderExcluir
  8. Faltou considerar um cenário, que é o casamento com uma mulher que trabalhe e ganhe algo semelhante a você.

    Ao menos na minha experiência é a situação mais comum, e ao meu ver é o ideal. Uma companheira que, ao invés de sugar o seu dinheiro, coloca na mesa o mesmo que você, e juntos, alçam voos ainda maiores.

    Um dia eu posso pagar minha língua, mas se a mulher não tiver alguma ocupação na vida eu nem cogito namorar, tenho pânico. Viva os novos tempos :)

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Tenho 27, sou solteiro, minha casa ta alugada pra um casal lá da igreja.

    Não tá fácil achar mulher pra casar, tem que ser bonita e legal. Não basta só ser bonita ou só ser legal. E mais nova.

    Tem umas que vão pra igreja, mas não se mantém, ai tu casa, elas pedem separação kk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'Não tá fácil achar mulher pra casar,'
      bom, então tu nem bonito é ou tem algum defeito q vc não percebe
      talvez vc precise de uma segunda opinião
      ----------------------------------------------------------------
      https://garotadeinvestimento.blogspot.com/2021/08/fechamento-agosto2021-resgate.html?showComment=1632238555307#c2330757772615646374

      Excluir
  10. Se a mulher for bonita você será feliz por 3 anos.
    Se a mulher cozinhar bem você será feliz por 30 anos.
    Se a mulher for inteligente você será feliz por 3 gerações.

    Segundo a vó do Lendário Escultor do Luar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse inteligente é muito vago. Inteligente em que? Por que no geral as mulheres ditas "inteligentes" são as tais modernetes que querem seguir carreira de empreendedora e não formar familia.

      Para mim casamento só serve para um propósito (Forma familia) essa é quase que uma necessidade básico do ser humano. Se a mulher não servir para esse propósito não tem como a ver felicidade e duração de uma relação.

      Excluir