terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

A Volta dos que não foram (MERCADO DE AÇÕES)



Fiz um tópico a pouco tempo atrás relatando minha experiência no mercado. Onde eu entrei com uma mentalidade especulativa e tomei no rabo para aprender que dinheiro não cai do céu. 

Disse que sairia do mercado, mas acabei não saindo! 

Consegui adquirir muito conhecimento prático e teórico nestes últimos 4 meses.

Mas sou humilde para reconhecer que NÃO SEI DE NADA ainda, preciso aprender muito mais.

A ESTRATÉGIA

Em um princípio a minha estratégia é ter cerca de 7 a 10 empresas que eu tenha conhecimento e confiança e aportar forever. Hoje tenho somente 4 dessas empresas! 

Eu já vi que não adianta querer aportar em empresa que você não conhece porque quando ela cair, você irá querer vender! 

Além que internalizei bem a mentalidade de "OQUE ENRIQUECE É O TRABALHO" Bolsa foi feita somente para remunerar o dinheiro que você aporta do trabalho.

Quando se entende isso, a vida fica mais leve e o caminho do enriquecimento sólido está aberto.


"OS EMPREENDEDORES MAIS RICOS E BEM SUCEDIDOS NÃO INVESTEM EM BOLSA E SIM REINVESTEM OS LUCRO NAS SUAS PRÓPRIAS EMPRESAS"

Ouvi isso uma vez, e digo que é verdade. A Maioria dos empreendedores ricos que conheço reinvestiram nas suas próprias empresas e isso lhes gerou retornos melhores que o mercado de ações.

Só que hoje eu consigo enxergar o mercado não como uma forma de ganhar mais, e sim como uma forma de diversificar o patrimônio e não colocar todos os ovos na mesma cesta.

Muitos até dizem que investir em Bolsa é investir no SONHO de outras pessoas.

Tem sentido e até concordo. Investir em empresas sólidas de longo prazo não promete retornos estratosféricos, mas é provado que no longo prazo de 5-10 anos as ações se valorizam acima de outros investimentos financeiros.

RETORNO...



Por fim, achar alocação para o dinheiro na vida real está cada vez ficando mais dificil e arriscado. Os retornos em todas as áreas estão diminuindo dia após dia.

Já tive a ilusão que quando tivesse muito patrimônio seria fácil alocar dinheiro em outras áreas como Empréstimos e Rolo de motos/Carros.

Mas eu descobri que isso da uma dor de cabeça danada além de te tirar o FOCO PRINCIPAL NO SEU TRABALHO! 

Por isso que eu disse ali que fiquei mais humilde nestes aspectos. Descobri que os mais velhos sempre tem razão e devo ouvir mais e querer ensinar menos.

Fora isso, as áreas que vejo retornando acima da média hoje são as áreas da Agricultura e Pecuária, por causa do Boom das comoddities.

Mas são investimentos que necessitam que você pegue no batente além que não é fácil se alocar com pouco dinheiro e sem conhecimento.

No mais é isso, deixo esse curto video de 1 minuto do Warren Buffett onde explana bem minha mentalidade com ações.





14 comentários:

  1. É isso aí, alguns demoram a entender essa visão de investimento em ações pro longo prazo mas quando o click mental vem ele vem forte rsrs

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Peao,
    Os empreendedores reinvestem no próprio negócio, também, pq eles sabem gerar mais dinheiro. E acreditam que gerariam mais reinvestindo nos negócios deles do que nos dos outros.

    ResponderExcluir
  3. '"OS EMPREENDEDORES MAIS RICOS E BEM SUCEDIDOS NÃO INVESTEM EM BOLSA E SIM REINVESTEM OS LUCRO NAS SUAS PRÓPRIAS EMPRESAS"

    eles tb já estão ricos, a maioria não mora no Brasil, não tem blog na internet
    não tem sentido o exemplo desses caras para 90% dos investidores, que são pequenos investidores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas eu me refiria também aos empresários locais.

      Boa parte dos bem sucedidos, reinvestiram nos seus negócios.

      Embora aqui na minha cidade, muitos deles investiram na Pecuária.

      Excluir
  4. Peão, o empreendedor é empreendedor. Até tem gente que considera que investir em bolsa, diversificar patrimônio e etc, que é o que a maioria esmagadora faz aqui na finansfera, seja empreender, mas acho que deu pra entender o que eu quis dizer. Existe uma diferença enorme no perfil desse empreendedor que reinveste na própria empresa e eu, por exemplo, que não me considero nem um pouco com um perfil empreendedor e por isso prefiro "investir no sonho dos outros", o que a longo prazo (longo prazo pra mim é acima de 15 anos) eu acredito muito que terei bons resultados com isso.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Isso aí, Peão. O que enriquece é o trabalho. Muitos entram na bolsa com a ilusão do dinheiro fácil e se lascam. Bolsa é pra proteger e diversificar o patrimônio, e para crescer junto com as empresas das quais somos sócios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Mago. Tem outra coisa também que mata o investidor em Bolsa. Entrar diariamente no Home Broker e ver que o patrimônio não sabe hahaha... Sendo que o bagulho é para 3-5-10 anos... Mas é dificil internalizar isso.

      Excluir
  6. Peão, gostei do post, principalmente do destaque na mentalidade de que é o trabalho que alimenta o investimento em ações. Alguns acabam perdendo o foco na vida profissional, o que impacta a capacidade de gerar renda e, por consequência, os aportes.
    O vídeo no final foi bem interessante também. É sempre bom relembrar algumas dicas do mestre Buffett.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu amigo. Realmente, sem falsa soberba, mas eu também gostei desse post. Curto e direto! Não sei porque poucas pessoas participaram com comentários.

      Excluir
  7. O investimento no mercado financeiro é mais "democrático" do que muitos outros tipos de investimento.

    No mercado financeiro com R$ 1 mil você já consegue comprar bastante coisa interessante e na maioria dos outros setores para você começar é preciso de muita grana.

    Sobre o investimento em montar um negócio, pecuária e agricultura eu acredito que eles entregam mais retorno, mas ao mesmo eu vejo muito mais risco envolvido. Imagine que você compre um sítio, primeiro que é preciso de muita grana para comprar, aí você resolve criar gado, se você tiver um ano de seca, você estará completamente ferrado, como que você vai alimentar o gado? Ok, pode comprar rações na cidade ou mesmo negociar com outros sitiantes que por ventura tenham alimentos para gado na propriedade (o que é raro nas secas), mas a chance de você assistir seu lucro indo pelo ralo é muito grande. Eu não digo que não vale a pena, mas acho que é preciso ter apetite para risco tanto quanto (ou mais que) um investidor do mercado financeiro.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse exemplo que você citou é muito raro de acontecer. Até mesmo no Nordeste as chuvas se regularizaram já tem uns anos. Mas o forte da Pecuaria e agricultura é o CENTRO-NORTE.

      Se os ambientalistas não atrapalharem inteficando fiscalização. O NORTE terá um grande boom nos próximos anos.

      Muita terra improdutiva ainda.

      Mas enfim, no geral investir em Terra e gado é garantia de lucro e crescimento de patrimônio. Além de segurança. Terra é uma aposentadoria.

      Sobre o mercado financeiro, o grande problema é internalizar essa mentalidade que essa merda só vai da retorno daqui 3-5 anos.

      Cara, é muito tempo!! eu estou no mercado a só 4 meses, e já rodei meu patrimõnio um monte de vezes!

      Sem contar, que qualquer influenciador que diz que estamos em bolha, já da um certo frio na barriga.

      Mesmo que eu tenha somente 38% em ações...

      Então você percebe como a coisa não é simples.

      O Dificil é esse, ter paciência e disciplina de esperar 5-10 anos.

      Excluir
  8. Faltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no começo, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente sucesso, você pode contatá-lo através do email: carlose78910@gmail.com
    Via Whatsapp: (+12166263236)
    Aconselho que não hesite. Ele e ótimo.

    ResponderExcluir