quinta-feira, 22 de abril de 2021

Bitcoin é a nova Tulipa.

 "Tulipas holandesas: a primeira bolha financeira

A primeira bolha financeira da humanidade estourou na cidade de Amsterdã, na Holanda. O ativo responsável pela bolha não podia ser mais exótico: as famosas tulipas holandesas, que até os dias de hoje são um dos principais símbolos do país.

A procura pelas tulipas era cada vez maior na Holanda do século XVII, fazendo com que os especuladores comprassem bulbos da planta e revendessem a preços exorbitantes. Em um único mês os preços das tulipas chegavam a aumentar mais de 20 vezes – muitas pessoas, inclusive, trocavam todos seus bens por um único bulbo da planta"


Fazia um tempo que eu queria dar meu pitaco sobre o BITCOIN e hoje acabou dando vontade de escrever sobre isso.

Eu estava evitando esse tópico porque muitas pessoas poderiam falar que eu tenho inveja de quem está ganhando dinheiro com isso.

A verdade é que além do argumento que irei apresentar embaixo, eu sou muito cético com "dinheiro fácil".

Eu particularmente acredito que o Bitcoin é a nova Tulipa do século XXI. Ponto.

Muitos "especialistas" dizem que não, que a coisa é escassa e protegida pela tecnologia blockchain. OK. Que seja.

O maior problema do Bitcoin para mim é que ele não consegue gerar valor nenhum. Essa porra não produz nada.  

Diferente de Terra, ações de empresas ou criação de animais.

Terra te da condições de plantar alimentos ou possuir um lar.

Animais te dão o filhote.

Ações de empresas te dão dividendos.

Bitcoin dá oque?

Se vocês parararem para pensar, é até pior que as tulipas. Porque pelo menos as tulipas dá para se pegar mudas e plantar outras.


Mas ai vocês podem me dizer que não, que o Bitcoin é o "NOVO OURO"

NÃO! Essa porra foi criada por seres humanos. Se acontecesse qualquer coisa com o sistema de internet, essa merda já era e você iria passar fome se tivesse todo seu dinheiro nisso.

Enquanto o ouro, é praticamente impossível de se eliminar do dia para a noite.  

Enfim, essa é a opinião de um leigo caipira.

A unica coisa que eu sei é que eu nunca irei ficar rico com bitcoin.

E se tivesse que fazer uma aposta alta para 5/10 anos que iremos rir do preço que ele chegou nos dias de hoje, eu faria sem medo.

11 comentários:

  1. Peão, boa noite!

    Compartilho do seu sentimento sobre ganhar dinheiro de forma fácil. Sempre tenho um pé atrás e fico desconfiado.

    Porém entretanto todavia, estou muito ansioso pra chegada do fundo HASH11!

    Como não sei exatamente qual é o valor justo do bitcoin (e duvido que alguém saiba com certeza), vou aportar um pouco todo mês nesse fundo até que forme uma porção razoável do patrimônio (atualmente penso em 2-3%). Se for a zero vou sobreviver, mas se explodir torna-se relevante.

    Vejo com bons olhos essas moedas digitais. Como não sei se a moeda que vai vingar será o bitcoin, vou optar por comprar o índice. Em breve acredito que alguma big tech deve surgir com uma moeda rsrs


    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Bom post, Peão. Como é bom ver uma opinião contrária à do main stream. Ajuda a pensar melhor sobre uma ideia.
    O que mais me deixa com o pé para trás em relação ao bitcoin e as outras criptos é a ausência de qualquer coisa física lastreando. Como você disse, terras produzem alimentos, e a terra em si só é um bem, ela existe. Empresas dão dividendos e têm toda a infraestrutura dela, que também é um bem - prédios, fábricas, know-how, etc. Agora, o bitcoin tem o quê? Entusiastas da tecnologia podem dizer 1000 coisas que o bitcoin tem, mas para mim é tudo meramente abstrato, não me parece que tem coisas reais ali (exceto a tecnologia, mas creio que ela seja totalmente separável da moeda)

    Você lembrou bem da bolha das tulipas, que chegaram a custar o preço de uma casa em Amsterdã. Para mim os NFT são a nova tulipa. Apesar do que escrevi acima, não sei se esse é o caso das criptos. O que me parece mais certo dizer agora é que as criptos provavelmente não são antifrágeis, e uma coisa que está travando seu uso é a dificuldade para pessoas comuns usarem no dia a dia, por conta das varias medidas de segurança.
    Por outro lado, eu acredito no conceito de dinheiro independente de bancos e governos. Acho que isso é algo que as pessoas irão buscar cada vez mais daqui para a frente. Poe causa disso é que eu vou pôr um pouco de fé no bitcoin, mas com bem pouco dinheiro por mês. Se tudo se revelar uma bolha estilo a das tulipas, perderei pouco. No fim é uma aposta. Quase tudo no mundi das finanças é uma aposta e a única coisa que podemos fazer é tentar colocar as probabilidades a nosso favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, pelo que vi a India já meio que proibiu o Bitcoin lá né? Quero ver quando os Governos sentirem no bolso que a galera ta tirando dinheiro que era para colocar em titulos do governo ou investimentos no país e está sendo colocado em Bitcoin. Aí eu acho que a festa acaba.

      Mas aparentemente para isso acontecer ela teria que dobrar o valor atual.

      Excluir
    2. Sim, isso é uma grande fragilidade das criptos: se o governo se sentir lesado, ele proíbe na canetada. Afinal, em transações que só envolvam criptos é mais fácil sonegar impostos.

      Se os banqueiros se sentirem lesados, farão lobby para criminalizar também.
      Isso tudo é complicado. O mundo real é cheio de sacanagem com as pessoas comuns. Não é tão facil assim escapar disso.

      Excluir
    3. Exatamente @Mago Economista.

      Banqueiros começam a ter menos lucros, conversam com os amigos políticos, criam algum motivo bizarro, e criminalizam as criptos.

      Tipo emprestar dinheiro = Banco cobrando 12% Ao mês, LEGAL.

      Pessoa comum emprestando a 5% ao mês = CRIME.

      É tipo na época medieval, onde a Igreja dizia que "se você nasceu filho de um plebeu, é pq DEUS quer você como plebeu. E lutar contra isso é ir contra a Deus.

      Excluir
  3. Debate muito bom entre Bitcoin x Ouro foi este aqui no dia 21/04/2021. Gostei bastante!!!! Dois bilionários defendendo cada um seu lado.

    https://www.youtube.com/watch?v=coHC_9ApBdg

    ResponderExcluir
  4. Fala Peão, esse papo é sempre controverso, mas se me permite dá um pitaco aqui se o problema do btc é criar valor pensa um pouco em o que é dinheiro e se ele cria valor. Por exemplo, qnd vc compra dolar ou Yene, ele cria valor? Se sim, pq? E se vc compra btc, é a mesma coisa?

    É uma bela discussão e vou tentar levar ela pra mesa do boteco!

    abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão que dinheiro não pode ser considerado RESERVA DE VALOR. Dinheiro é somente meio de troca, e deve ter em quantidade o minimo possivel.

      OURO e outros itens escassos sempre foram usados como reserva de valor porque é algo criado por DEUS e não podem ser fabricado mais.

      Bitcoin foi o ser humano que criou... enfim

      Excluir
  5. ¿Está buscando un prestamista de préstamos positivo para solucionar su problema financiero? Entonces le gustaría que pedro ofreciera un préstamo, pedro me ofreciera un préstamo a una tasa de 3 roi y todo el proceso se desarrolló sin problemas como esperaba, puede enviarle un correo electrónico si necesita algún tipo de préstamos pedroloanss@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. A China acabou de proibir o uso de criptomoedas no país, há rumores que o presidente americano planeja fazer o mesmo. Alguém ainda acha viável investir em criptomoedas? Eu, não!

    ResponderExcluir