sábado, 14 de janeiro de 2023

Ódio eterno a imóveis.



Há uns 4 meses atrás eu comprei um terreno bem localizado, por um preço justo e que necessitava de uma limpeza. O fato de ele ser vazio, deixava as pessoas a vontade para jogar lixo nele, esse lixo acumulou e virou um monte de terra que na minha pouca percepção diria que necessitava de umas 2/3 caçambas e estaria feito o serviço.

Contratei a Maquina e caçamba, e quando assustei foram 11 caçambas e 3 horas de pá carregadeira, dando 2.500$ a menos no meu bolso. Só para limpar o terreno.

Eu realmente fiquei frustrado, porque na minha falta de experiência achei que gastaria algo em torno de 400/500$. 

Nisso eu agora compreendo porque sitiantes e donos de imóveis vivem "brefados" sem dinheiro, imóvel realmente necessita de muita grana para dar manutenção, manter limpo, etc. E é um dinheiro  que vai muito rápido e você não consegue ter tanta percepção de valor assim.

Por exemplo: Se eu gasto 2.500$ em uma passagem de avião para mim e minha esposa, eu consigo ver a percepção de valor, o mesmo se eu comprar essa quantidade em roupas.

Agora na limpeza de um terreno?

Enfim, essa experiência me provou aquilo que sempre "soube" de certa forma através de caras como o Mr.Money Mustache ou o Frugal simples que sempre alertaram sobre a frustração de se ter grana imobilizada e do gasto para manter esses imóveis.

Com essa experiência fiquei mais tentado ainda em ir pelo caminho de possuir ativos liquídos como renda fixa ou ações e receber dinheiro passivo. Eu sei que ser liquido é perigoso por causa da inflação, mas não consegui ver vantagem em possuir imóvel.

Chamam nossa geração de "geração liquída" a geração que não possui família, não possui casa, não tem carro, mas tem acessos aos mais variados bens e serviços por baixos preços.  Eu realmente me identifico com isso.

A partir de hoje declaro: Ódio eterno a imóveis.

Você não quer os dividendos, você quer as coisas que os dividendos compram.


20 comentários:

  1. Análise perfeita. Imóvel para mim é apenas para morar, aí vale o investimento. Fora isso, você tem que ser construtor, comprar para especular é um jogo perigoso e que necessita de um tato apurado para esta área dos negócios.

    ResponderExcluir
  2. Isso é de cada um, mas acho importantíssimo ter pelo menos um imóvel próprio para morar.
    Se Deus quiser, um dia terei meu terreninho na zona rural, e lá criarei galinhas, uma vaquinha, e plantarei árvores... um dia quero sair da cidade.
    2.500 reais para resolver um problema é até barato. Agora cuida de ocupar esse terreno para evitar que esse pessoal folgado volte a jogar lixo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Mago, também acho importante ter um imóvel próprio, mas com essa experiência eu fiquei com zero vontade de construir. Compraria um imóvel pronto.

      Sobre esse sonho da propriedade rural, eu também acho que viver no mato é uma vida mais digna do que na cidade, mas confesso que as vezes penso que também existe muita punhetação.

      Quando vou no sitio dos meus parentes fico incomodado com a falta de civilização, confesso.

      Excluir
  3. Imóvel como investimento é bom pra quem trabalha na área, ou tem alguma relação com isso.
    Acho importante ter uma casa própria, no futuro espero poder ter uma.

    Abraço

    IU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Com essa experiência que eu tive percebi que não tenho gosto nenhum por mexer com imóveis, a única coisa que quero é a casa pronta para morar. Hoje eu compraria pronto. Quero vender esse meu terreno.

      Excluir
    2. Com um pouco de "sorte" esse governo novo vai "dar" casas pros pobres de novo, e o preço dos terrenos vai disparar mais uma vez, quem sabe você recupera o investimento rapidinho. Abraços

      Excluir
  4. Não dou 3 meses pro peão desdizer tudo que disse aqui e declarar que ama imoveis pois são os melhores ativos para enriquecimento rápido e seguro, nunca viu rico sem imóveis bla bla bla bla bla
    kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para para. Eu posso mudar de opinião em muita coisa, mas nesse caso eu acredito que não. Sempre me alertaram sobre construção, que era buxa, que era caro, você faz orçamento x e gasta y, mas nunca acreditei.

      Eu estava determinado a construir nesse terreno, mas depois dessa experiência eu vi que o buraco é bem mais embaixo. Pretendo ter um imóvel no futuro, mas comprarei pronto.

      Excluir
  5. Eu até me identifico com o peão nesse caso kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Imóveis só quem tem sabe do prego, ou talvez não... mas vejo amigos que tem alguns apartamentos pra alugar, vivem gastando dinheiro em reparos, volta e meia algum inquilino sai no meio da noite e deixa um monte de contas atrasadas, se bobear ainda levam lâmpadas, chuveiros, ar condicionado kkk, IPTU todo ano, é contas e problemas sem fim... não tenho certeza se conseguem ter algum lucro real. Particularmente prefiro sofrer com os FIIs do que investir diretamente em imóveis, acho que nossa geração é mais preguiçosa e prefere terceirizar o serviço kkkk Abraços

    ResponderExcluir
  7. Quando se tem o imóvel de herança acredito que seja mais fácil de investir, agora começar do zero e sem experiência na área é complicado mesmo.. abraços

    ResponderExcluir
  8. Peão,

    Acho que todos precisamos de um imóvel próprio para moradia, agora quando falamos de imóvel para investimento é preciso ter perfil.

    Eu não me sinto confortável em ficar tendo dor de cabeça com inquilino ou manutenção de imóvel, prefiro investir em ações e deixar a diretoria da empresa de virar com o negócio.

    O terreno como simples ativo de investimento é muito arriscado, já que não gera receita mensal e possui despesas significativas de manutenção. Acredito que só vale a pena para quem planeja construir encima dele (outra dor de cabeça).

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  9. Cara, é uma questão a se pensar ... tenho dois imóveis, o apartamento onde moro e um terreno que literalmente é no fim da cidade. Motivos pelos quais comprei, é grande (comparado com as metragens padrão da cidade), tem uma bela vista e foi barato. Comprei para deixar parado lá mesmo, 10, 15 anos que seja pq meu sonho é morar em casa com quintal.
    Gasto na faixa de R$ 700,00 por ano com imposto e limpeza, e realmente, tem hora que desanima. Já tenho uma pasta cheia de notificações da prefeitura por motivos muitas vezes esdrúxulos, como ter que alargar a calçada em 20cm sendo que no meu terreno não passa nenhum pedestre. Notificação pq o mato estava alto, sendo que tinha acabado de roçar. Ao questionar a fiscal descobri que vereadores fazem pressão nos fiscais para que eles devolvam essa pressão para proprietários de terrenos, para evitar terreno parado, ou vende ou constrói, pq terreno parado desvaloriza o bairro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, acredito que os vereadores estão querendo comprar seu imóvel hehehehe

      Excluir
  10. Sempre fui relutante em comprar terreno se não fosse pra construir ou gerar renda de alguma forma... Acho valido fazer um quartinho pra alugar, pode arrumar alguém pra fazer horta no seu terreno e te dar uma grana ou mesmo já por o terreno pra alugar, meu amigo tinha um terreno alugou por 500,00 fez uma contrato com um cara que botou uma borracharia lá fez um barracão de 20k lá quando acabou os 40 meses pulou pra mil e agora tem o reajuste mensal pelo IGPM ele não tinha dinheiro pra construir e ainda tinha que manter o terreno limpo e com o IPTU paga se livrou de tudo isso agora tem um barracão alugado.Eu quero construir umas kit net mas quero fazer isso com os rendimentos dos fiis uma hora dá certo abraço.

    ResponderExcluir
  11. Esse Peão Playboy é F0d@.

    Excelente post, em poucas palavras.

    Realmente, terreno é algo que tem um potencial GIGANTE de dar dor de cabeça.

    Minha mãe tem 3 casinhas de aluguel, coisa barata. Mas é cada dor de cabeça...

    Inquilino atrasa, não paga água nem luz, depreda o imóvel...

    Sinceramente, acredito que se ela colocar na ponta do lápis, desiste de alugar e vende. Pra mim, fica no 0x0.

    A uns 10 anos comprei um terreno. Está lá, parado, dando despesas com limpeza e IPTU.

    O vizinho da frente pediu para fazer uma horta lá, e manter o terreno limpo. Permiti. Pelo menos a parte de limpeza fica resolvida.

    Sempre gostei do seu ponto de vista, vou maratonar os posts que faltam.

    Em breve farei uma publicação nova. Aguardo sua visita.

    ResponderExcluir