quarta-feira, 24 de maio de 2023

Empreendedorismo e o poder da marca.

Esses dias estava vendo um marketeiro no youtube falando que o Itaú tem uma meta de que as pessoas vejam sua marca pelo menos 6 vezes ao dia em grandes centros. Seja em outdoors, celulares, computador, os próprios estabelecimentos dele.

O objetivo é claro, que aquele logo fique fixado em seu sub-consciente e seu cérebro assemelhe aquela marca com sinônimo de confiança. Quanto mais uma marca é divulgada, mais confiança você tem em comprar naquele negócio. 

Essas bicicletas não são atoa.


Isso é uma coisa que nunca tive muita consciência, embora eu sempre tenha feito um marketing muito bom para nossa empresa, 
nunca pensei que a "marca" em si tivesse toda essa importância.

Inclusive eu lembrei que o Flávio Augusto sempre falou sobre isso nas entre-linhas em seu instagram. Ele diz que um cara sozinho, trabalhando na sua empresa com seu braço ou cérebro, não pode produzir muita coisa. Mas se ele construir uma marca, ele pode contratar funcionários e fazer o negócio gerar mais lucros sem que ele tenha que usar seus braços. 

Um exemplo: Meu primo era dono de uma refrigeração, trabalhava somente ele e seu ajudante, trabalhou anos assim, depois de construir uma marca através de muito marketing, contratou 10 funcionários e ele só fica no escritório. No começo as pessoas iam na empresa dele por causa dele e do seu serviço, depois começaram a ir por causa da marca. Entenderam? 

Antes de construir a marca, sua empresa é você mesmo, sem você ela não gera lucros.


E isso é uma coisa que todo mundo sabe. Mas poucos botam em prática. Todos sabem que determinadas marcas geram mais confiança em compra-las, e nem entendemos o porque.

Talvez seja por causa disso:

Essas marcas chegam a gastar 50.000 dólares por jogo para seus logos serem estampados aí. Eles provavelmente não são burros e não estão desperdiçando dinheiro. 

É por isso as que as empresas gastam milhões todos os anos com marketing, vale a pena, uma empresa sem uma marca não pode rodar sozinha e gerar altos lucros sem ter uma marca expressiva. Dinheiro gasto em marketing nunca é um dinheiro perdido.

É isso, até o próximo insight, se você gostou do post deixe um comentário, isso me motiva a fazer mais esse tipo de post. 

7 comentários:

  1. Eu trabalho sozinho e aprendi a duras penas que sem confiança , nada feito , se as pessoas não confiam elas não contratam por melhor que seja o preço e qualidade do trabalho .

    Grandes empresas podem se dar ao luxo de gastar BILHÕES durante ANOS apenas com marketing .

    Pra quem trabalha sozinho é melhor construir uma relação de confiança com o cliente , porque quando ele te chama é pra fechar um serviço , ao contrário daquele chato que não me conhece e fica me fazendo perder tempo com pedidos de orçamento que não vão dar em nada .

    Resumindo , marketing massivo é bom pra grandes empresas com muita bala na agulha , o lobo solitário vai ganhar grana na base da confiança em sua relação com seu cliente .

    https://blogderasratel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ratel, se eu te falar que sempre tive essa visão que você passou mas mudei recentemente? Eu concordo plenamente com você que trabalhando sozinho o cara precisa criar essa relação com o cliente para prosperar.

      Mas o negócio que existe sim um próximo nível, e esse próximo nível só se alcança com a criação de um marca forte e gestão de funcionários. Sem isso, você ficará a vida toda tendo que usar o braço para produzir.

      Eu como disse, não acreditava muito nisso, achava que escalar perdia qualidade no atendimento, mas mudei minha opinião depois que um amigo que é meu barbeiro, usou as técnicas do Flávio Augusto e começou a escalar o salão dele.

      Eu vi que era sim possível crescer sem precisar "estar na operação" do negócio todo dia. Mas para isso é necessário marca, gestão de pessoas e um bom processo automatizado.

      Excluir
  2. Um dos melhores locais para se anunciar é nas portas de elevadores. Percebi isso outro dia. Você fica ali parado esperando o elevador chegar. Melhor que outdoor na rua onde geralmente vc passa com pressa e não olha nada, rs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post.

    O que ajuda muito é essa ideia de marketing em redes sociais, hoje em dia o algoritmo está cada vez mais customizado para a entrega de seu produto ao público certo.

    Eu pensava isso esses dias enquanto chegava na entrada da cidade e via um outdoor divulgando o próprio outdoor com a mensagem "Quem não é visto não é lembrado! Anuncie aqui!", porém me peguei a pensar: não seria melhor anunciar na internet com a ajuda dos algoritmos? Lá você entrega a publicidade diretamente para seu público alvo, enquanto um outdoor de estrada é generalista.

    O que eu não gosto é de empresas que parecem apenas cultivar a marca e deixam o produto de lado, acho que uma Apple da vida até pode ser dar o luxo de fazer esses comerciais "institucionais", mas quando você é apenas um "varejista" ou "vendedor de commodities" o negócio é mostrar o seu produto e tentar agregar valor direto nele.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante! Isso dá umas boas idéias...

    ResponderExcluir